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Vendas e-commerce: como o marketing digital pode ajudar a crescer

Estudar estratégias de marketing é importante para toda empresa, inclusive para um e-commerce independentemente do tempo de atuação no mercado. Para crescer, é preciso se adaptar. 

Quem lida com vendas precisa aprender a sempre se reinventar, não importa há quanto tempo esteja no mercado. Afinal, as pessoas mudam, assim como o jeito que elas pensam e sentem vontade de fazer compras. A palavra chave para qualquer empresa é adaptação.

Com o e-commerce não é diferente. É preciso estar atento a como melhorar, por isso, estudar estratégias de marketing é algo indispensável para quem busca mais resultados para o seu negócio. Para isso, confira algumas dicas que podem te ajudar a ter um rumo e guiar a sua empresa para o sucesso. Estude, aplique e colha os resultados!

Benchmarking 

Para alcançar resultados realmente efetivos, estudar o mercado e saber as áreas em que a sua empresa deve investir é crucial para alcançar o sucesso e o benchmarking é um ótimo começo.

Caso você não conheça o termo, ele é usado para se referir, basicamente, ao estudo dos seus concorrentes, afinal, podemos sempre aprender uns com os outros. Com o benchmarking, a análise da concorrência é feita para entender os pontos fortes que estão funcionando e que podem ser aplicados também em seu negócio, caso faça sentido.

É importante reforçar que nem tudo que é percebido na concorrência deve ser automaticamente replicado na sua empresa. Analise o seu público e pense em como determinada ação pode afetá-los a longo prazo: será que esse efeito vai ser positivo?

Para quem acha que o benchmarking deve ser usado apenas por empresas que estão começando no ramo, reforçamos que não é bem assim! O estudo pode ser feito tanto para iniciantes quanto para negócios que estão há mais tempo no mercado, afinal, é uma estratégia de crescimento que é sempre bem vinda para quem lida com venda.

Para quem integra o setor de e-commerce, o benchmarking acaba sendo uma das lições prioritárias.

Inbound Marketing para e-commerce

Quando é feito um estudo sobre como proceder com o seu negócio, chega a hora de colocar as ideias em prática e o inbound marketing tem crescido cada vez mais como uma estratégia interessante e funcional.

Em poucas palavras, o inbound marketing consiste em atrair clientes para a sua empresa sem precisar contatá-los diretamente. Então como eles chegam até sua marca? Através de conteúdo!

Seja um blog, vídeo no YouTube ou pelas próprias redes sociais digitais, como o Instagram, principalmente, é possível prestar serviços para o público e atrair mais atenção para si. Não é preciso lidar necessariamente com a ideia de venda, mas com produção de conteúdo para criar esse primeiro contato entre empresa e potencial cliente.

Quando ela percebe que o seu negócio oferece a solução para um problema, seja com um produto ou serviço, chega o momento  de torná-la, efetivamente, uma cliente. E-commerce, como você pode perceber, começa a partir do relacionamento com o outro e só então entra o processo de venda.

Com o inbound marketing, a ordem é devidamente respeitada.

Buyer Persona

Você entende quem é o seu público? Muitas vezes os empresários acabam se perdendo e ganhando um retorno baixo por não adaptar suas estratégias às pessoas que realmente comprariam o produto ou serviço oferecido.

Por isso, a solução mais prática é investir em buyer personas. A estratégia é básica e fundamental para qualquer negócio; ela consiste em montar personagens fictícios, mas baseados em um perfil real que é analisado com base em traços dos seus clientes.

Para cada personagem – ou persona – é dado um nome, idade e características psicológicas, como interesses, desejos e necessidades. Assim, o empresário consegue ter uma ideia geral de seu público-alvo.

Marketing Digital para B2B

Uma dúvida muito comum sobre este tópico é sobre o significado de B2B. A abreviação é usada para resumir a expressão em inglês Business to Business, ou seja, trata-se da comunicação entre duas empresas, sem lidar diretamente com uma pessoa física.

O mais comum é que as empresas de venda estejam acostumadas a lidar com o consumidor final e ao tentar replicar as estratégias em um público completamente diferente – que é o caso das empresas – acaba encontrando dificuldades.

Para começar, o marketing digital B2B deve pensar em onde o seu público está localizado. Apesar de as redes sociais estarem em alta, é preciso expandir um pouco o pensamento e encontrar medidas mais práticas, como o e-mail e o LinkedIn, espaços com maior chance de encontrar o seu público alvo.

Além disso, é importante considerar que o seu cliente, na maioria das vezes, não estará interessado em adquirir o seu produto ou serviço e a sua missão, utilizando do marketing digital, é despertar o interesse mostrando que o seu negócio oferece algo indispensável e deve ser adquirido.

Marketing digital B2B envolve estratégia, mas não impede que a criatividade seja usada para criar um destaque em relação aos seus outros concorrentes.

Outbound Marketing para e-commerce

Deu para perceber que o termo “outbound” parece bastante com “inbound”, o processo que nós conversamos anteriormente? E isso não é apenas coincidência! 

De forma prática, o outbound marketing é uma estratégia que se opõe diretamente ao inbound marketing, mas isso não significa que apenas uma das duas deva ser utilizada, afinal, elas combinam com perfis diferentes.

Enquanto o inbound atua de forma passiva, fazendo com que os clientes cheguem até a empresa, o outbound marketing é ativo, detectando o perfil das pessoas que podem usufruir do negócio. Uma vez que o perfil ideal é encontrado, a empresa utiliza estratégias práticas para chegar até o indivíduo de maneira sutil, sem utilizar métodos de persuasão que pressionem.

Pode parecer um conceito distante, mas o outbound marketing está presente em seu dia a dia com mais frequência do que imagina. Por exemplo, as ligações de telemarketing que chegam até você, assim como os flyers que são distribuídos durante o seu percurso, se encaixam na categoria do outbound marketing, ou seja, uma ação mais direta com o possível cliente.

Unindo todos os preceitos, é possível ter uma ideia do que seu negócio precisa para crescer. Estude os métodos e escolha qual estratégia de e-commerce mais combina com as suas necessidades e objetivos.