Estudar estratégias de marketing é importante para toda empresa, inclusive para um e-commerce independentemente do tempo de atuação no mercado. Para crescer, é preciso se adaptar.
Quem lida com vendas precisa aprender a sempre se reinventar, não importa há quanto tempo esteja no mercado. Afinal, as pessoas mudam, assim como o jeito que elas pensam e sentem vontade de fazer compras. A palavra chave para qualquer empresa é adaptação.
Com o e-commerce não é diferente. É preciso estar atento a como melhorar, por isso, estudar estratégias de marketing é algo indispensável para quem busca mais resultados para o seu negócio. Para isso, confira algumas dicas que podem te ajudar a ter um rumo e guiar a sua empresa para o sucesso. Estude, aplique e colha os resultados!
Benchmarking
Para alcançar resultados realmente efetivos, estudar o mercado e saber as áreas em que a sua empresa deve investir é crucial para alcançar o sucesso e o benchmarking é um ótimo começo.
Caso você não conheça o termo, ele é usado para se referir, basicamente, ao estudo dos seus concorrentes, afinal, podemos sempre aprender uns com os outros. Com o benchmarking, a análise da concorrência é feita para entender os pontos fortes que estão funcionando e que podem ser aplicados também em seu negócio, caso faça sentido.
É importante reforçar que nem tudo que é percebido na concorrência deve ser automaticamente replicado na sua empresa. Analise o seu público e pense em como determinada ação pode afetá-los a longo prazo: será que esse efeito vai ser positivo?
Para quem acha que o benchmarking deve ser usado apenas por empresas que estão começando no ramo, reforçamos que não é bem assim! O estudo pode ser feito tanto para iniciantes quanto para negócios que estão há mais tempo no mercado, afinal, é uma estratégia de crescimento que é sempre bem vinda para quem lida com venda.
Para quem integra o setor de e-commerce, o benchmarking acaba sendo uma das lições prioritárias.
Inbound Marketing para e-commerce
Quando é feito um estudo sobre como proceder com o seu negócio, chega a hora de colocar as ideias em prática e o inbound marketing tem crescido cada vez mais como uma estratégia interessante e funcional.
Em poucas palavras, o inbound marketing consiste em atrair clientes para a sua empresa sem precisar contatá-los diretamente. Então como eles chegam até sua marca? Através de conteúdo!
Seja um blog, vídeo no YouTube ou pelas próprias redes sociais digitais, como o Instagram, principalmente, é possível prestar serviços para o público e atrair mais atenção para si. Não é preciso lidar necessariamente com a ideia de venda, mas com produção de conteúdo para criar esse primeiro contato entre empresa e potencial cliente.
Quando ela percebe que o seu negócio oferece a solução para um problema, seja com um produto ou serviço, chega o momento de torná-la, efetivamente, uma cliente. E-commerce, como você pode perceber, começa a partir do relacionamento com o outro e só então entra o processo de venda.
Com o inbound marketing, a ordem é devidamente respeitada.
Buyer Persona
Você entende quem é o seu público? Muitas vezes os empresários acabam se perdendo e ganhando um retorno baixo por não adaptar suas estratégias às pessoas que realmente comprariam o produto ou serviço oferecido.
Por isso, a solução mais prática é investir em buyer personas. A estratégia é básica e fundamental para qualquer negócio; ela consiste em montar personagens fictícios, mas baseados em um perfil real que é analisado com base em traços dos seus clientes.
Para cada personagem – ou persona – é dado um nome, idade e características psicológicas, como interesses, desejos e necessidades. Assim, o empresário consegue ter uma ideia geral de seu público-alvo.
Marketing Digital para B2B
Uma dúvida muito comum sobre este tópico é sobre o significado de B2B. A abreviação é usada para resumir a expressão em inglês Business to Business, ou seja, trata-se da comunicação entre duas empresas, sem lidar diretamente com uma pessoa física.
O mais comum é que as empresas de venda estejam acostumadas a lidar com o consumidor final e ao tentar replicar as estratégias em um público completamente diferente – que é o caso das empresas – acaba encontrando dificuldades.
Para começar, o marketing digital B2B deve pensar em onde o seu público está localizado. Apesar de as redes sociais estarem em alta, é preciso expandir um pouco o pensamento e encontrar medidas mais práticas, como o e-mail e o LinkedIn, espaços com maior chance de encontrar o seu público alvo.
Além disso, é importante considerar que o seu cliente, na maioria das vezes, não estará interessado em adquirir o seu produto ou serviço e a sua missão, utilizando do marketing digital, é despertar o interesse mostrando que o seu negócio oferece algo indispensável e deve ser adquirido.
Marketing digital B2B envolve estratégia, mas não impede que a criatividade seja usada para criar um destaque em relação aos seus outros concorrentes.
Outbound Marketing para e-commerce
Deu para perceber que o termo “outbound” parece bastante com “inbound”, o processo que nós conversamos anteriormente? E isso não é apenas coincidência!
De forma prática, o outbound marketing é uma estratégia que se opõe diretamente ao inbound marketing, mas isso não significa que apenas uma das duas deva ser utilizada, afinal, elas combinam com perfis diferentes.
Enquanto o inbound atua de forma passiva, fazendo com que os clientes cheguem até a empresa, o outbound marketing é ativo, detectando o perfil das pessoas que podem usufruir do negócio. Uma vez que o perfil ideal é encontrado, a empresa utiliza estratégias práticas para chegar até o indivíduo de maneira sutil, sem utilizar métodos de persuasão que pressionem.
Pode parecer um conceito distante, mas o outbound marketing está presente em seu dia a dia com mais frequência do que imagina. Por exemplo, as ligações de telemarketing que chegam até você, assim como os flyers que são distribuídos durante o seu percurso, se encaixam na categoria do outbound marketing, ou seja, uma ação mais direta com o possível cliente.
Unindo todos os preceitos, é possível ter uma ideia do que seu negócio precisa para crescer. Estude os métodos e escolha qual estratégia de e-commerce mais combina com as suas necessidades e objetivos.