Fazer com que seu site apareça no topo das pesquisas do cé algo que ajuda a alcançar mais pessoas e dar mais visibilidade para o seu negócio.
Duas boas formas de posicionar melhor seu site no Google é por meio de anúncios pagos ou técnicas de SEO (forma orgânica – não paga).
Ambas são excelentes estratégias do Marketing Digital, mas a grande diferença é poder economizar com uma e mesmo assim obter excelentes resultados. Saiba mais lendo este post de hoje!
Seu site no topo do Google com o uso de SEO
O tão falado SEO (Search Engine Optimization), em português “Otimização para motores de busca”, é uma técnica muito eficiente para ajudar no ranqueamento do seu site no Google, ou seja, colocando-o em destaque nos resultados de pesquisas.
É uma ferramenta orgânica, não paga, que traz ótimos resultados a longo prazo, se feita de forma correta.
Para realizar uma boa estratégia de SEO, além de entender do assunto, é preciso utilizar as palavras-chaves que estão sendo mais pesquisadas no momento e que possuem relação com o seu serviço ou produto.
As palavras-chaves devem ser colocadas em diversos lugares estratégicos do seu site e dos seus conteúdos, de forma natural e na quantidade ideal.
Dessa forma, quando o usuário da web pesquisar algo no Google relacionado ao que sua empresa oferece, ele irá se deparar com o seu site nos primeiros resultados da busca, tendo mais chances de acessá-lo.
Além de utilizar bem o SEO, é preciso produzir conteúdos de qualidade para o seu site. Se possível, tenha um blog em seu site para criar textos sobre os seus produtos ou serviços, dando mais informações e dicas da área para o seu público.
Conteúdos semanais em seu blog, por exemplo, ajuda o seu site a estar sempre em movimento e bem ranqueado, principalmente fazendo sempre o uso de SEO, com as palavras-chaves corretas.
Use o Google Analytics a favor do seu site
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita e muito vasta em informações e dados importantes para te ajudar a melhorar as estratégias do seu site. Ele funciona como um monitoramento de Marketing Digital.
Essa ferramenta permite você conhecer melhor o público que está acessando seu site, obtendo informações como comportamento, localidade, idade, quantidade de acessos e muitos outros.
Com o Google Analytics é possível obter relatórios muito importantes para gerenciar as ações do seu site e seus conteúdos, além de auxiliar na otimização das páginas, testes A/B e demais estratégias.
Apesar de ser de graça, essa ferramenta fornece muitos dados que podem ajudar sua empresa, inclusive é fácil de ser utilizada, faz a integração com outras ferramentas, oferece diversas funcionalidades e grande capacidade de processamento de dados.
No geral, com o Google Analytics você consegue:
- Fazer personalização: criar e acessar relatórios ou alertas específicos;
- Monitoramento em tempo real: dados coletados em tempo real;
- Informações sobre o público-alvo: dados sobre tráfego e navegação (visualizações, taxa de rejeição etc);
- Aquisição: dados sobre a aquisição do usuário (Google Ads, tráfego orgânico, redes sociais…);
- Comportamento do usuário: relatórios de comportamento (tempo de permanência, desempenho de conteúdos, velocidade das páginas…);
- Conversões: relatórios de metas definidas pelo usuário, conversões em e-commerce e funis multicanal.
São diversas as vantagens de utilizar o Google Analytics principalmente para gerenciar melhor o seu site e criar conteúdos mais assertivos.
Utilize também o Google Search Console nas estratégias do seu site
Uma outra ferramenta gratuita e eficiente é o Google Search Console, antigo Webmaster Tools.
Essa ferramenta funciona para ajudar na entrega de relatórios sobre o tráfego do seu site, como ele está se saindo na web e como você pode melhorar seu desempenho no Google.
É uma excelente forma de entender como destacar suas páginas do site nas pesquisas do Google e identificando erros e caminhos para corrigir problemas de uma performance ruim na web.
Profissionais que entendem bem de SEO, utilizam com frequência o Google Search Console, até para melhorarem a questão dos conteúdos e palavras-chaves.
Dentro do Google Search Console você encontra:
- Aparência de pesquisa (Search Appearance): como o Google lê cada parte das páginas (títulos, descrições, imagens etc);
- Tráfego de pesquisa (Search Traffic): o que os usuários da internet estão procurando no Google, e o que os levam a clicarem (ou não) no seu site;
- Índice do Google (Google Index): como está o desempenho do Google em indexar as páginas do seu site e identificar as palavras-chave que mais aparecem;
- Problemas de segurança: notificações de problemas de segurança detectados no site;
- Outros recursos adicionais: ferramentas de testes, assistentes para negócios etc.
Vale a pena posicionar seu site no Google com anúncios pagos?
A outra forma de posicionar melhor seu site no Google é por meio de anúncios pagos. Contudo, neste caso você precisará desembolsar um bom valor para ter retorno rápido e eficaz, além de contar com uma estratégia eficiente.
Um exemplo disso é o Google Ads, ferramenta do Google que você pode utilizar para realizar anúncios pagos.
O Google Ads possui um alcance bastante amplo, permitindo diferentes tipos de segmentações e configurações.
Com essa ferramenta é possível criar campanhas de anúncios na internet e direcionar os usuários da web para o seu site ou outro tipo de página, como as landing pages.
Esses anúncios ajudam, inclusive, a deixar o seu site nos primeiros resultados de busca do Google. Também é possível criar outros anúncios para aparecerem com frequência para quem busca na web algo relacionado ao seu serviço ou produto.
No geral, você investindo em ferramentas gratuitas ou pagas, é muito importante contar com a ajuda de profissionais de Marketing Digital experientes no assunto, para que seu site e seu negócio tenha mais sucesso.
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