O marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias cujo principal objetivo é aumentar o engajamento do público-alvo de uma marca e aumentar sua rede de clientes. Isso é feito por meio da criação de conteúdos relevantes que contenham informações valiosas para o público da empresa.
Os conteúdos podem ser artigos, vídeos, podcasts, imagens publicadas em sites ou blogs, entre outros, desde que contribuam e agreguem valor às pessoas que os utilizam.
Dessa forma, o marketing de conteúdo usa produção contínua com metas e estratégias específicas para proteger os mecanismos de pesquisa. A qualidade da produção permite criar uma imagem positiva da empresa e um público cada vez mais fiel.
Tudo isso leva ao aumento das oportunidades de negócios, ou seja. mais leads e mais vendas para a marca.
Os consumidores estão mais exigentes e acabam preferindo empresas que forneçam conteúdo relevante relacionado ao produto que procuram, pois criam maior identificação com o público.
Investir em marketing de conteúdo torna as marcas conhecidas, principalmente se as estratégias forem bem executadas, proporcionando uma boa experiência para o público-alvo.
Para o sucesso total, porém, é preciso que a produção de conteúdo leve em consideração a jornada que o lead percorre até a compra. Assim, é possível aumentar o tráfego orgânico do site e otimizar as taxas de conversão. Afinal, o conteúdo seria direcionado para o momento em que existe um potencial cliente, o que é fundamental para obter melhores resultados.
Por que o marketing de conteúdo é tão importante?
Com conteúdo de qualidade, empresas de quase todos os segmentos e dimensões podem estreitar o relacionamento com seu público.
As estratégias são críticas para o sucesso dos negócios hoje porque a forma como as pessoas consomem informações, produtos e serviços mudou desde o surgimento da Internet e das redes sociais.
Enquanto as empresas costumavam investir em publicidade intrusiva, hoje o público decide qual conteúdo deseja e quando, onde e como acessá-lo.
Hoje, a maioria das pessoas tem smartphones em mãos e tem a capacidade de pesquisar e usar informações ilimitadas. Por isso, é bastante comum as pessoas procurarem um bom negócio em, por exemplo, piso tátil antes de fazer uma compra.
Eles procuram opiniões de outros usuários, postagens informativas em blogs para criar confiança nas empresas e até mesmo sites concorrentes até ficarem satisfeitos com a experiência que a marca oferece.
O ponto principal é que as empresas devem investir em esforços de marketing de conteúdo com qualidade e eficiência para garantir a satisfação do visitante, seja no site da empresa, blog ou mídia social.
Onde termina a conversão de leads no marketing de conteúdo?
Além de investir na produção de sites, blogs e redes sociais, vale a pena distribuir o marketing de conteúdo de forma atrativa e interessante. Tudo para atrair e conduzir o visitante, o que aumenta a conversão da marca.
Essa taxa de conversão está diretamente relacionada ao número de visitas ao site e ações realizadas, incluindo assinaturas de newsletters, downloads de materiais completos, solicitações de orçamento e outras ações.
Além de visitar a página da empresa, o visitante também realiza outras ações, demonstra interesse em interagir com a marca ou conhecer mais sobre o universo em que ela atua.
No entanto, se um site ou blog recebe muito tráfego, mas a taxa de conversão permanece baixa, pode significar que a estratégia não é atraente o suficiente para o público-alvo.
Em outras palavras, o conteúdo deve ser instigante o suficiente para fazer o visitante querer continuar a viagem, se aproximar da empresa, seja consumindo informações mais relevantes ou realizando uma compra.
Como criar uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida?
Para que todo esforço dê frutos, é importante partir de um plano de marketing digital detalhado, que deve ser elaborado e executado por profissionais qualificados e experientes.
Com sua experiência técnica e pessoal, eles ajudam a adequar as métricas aos objetivos de cada empresa, auxiliando na criação de personas, métricas analíticas e atividades centrais de marketing.
No entanto, algumas dicas são importantes ao construir uma estratégia de marketing de conteúdo voltada para a conversão de leads e crescimento de negócios. São eles:
- Crie conteúdos adequados para cada etapa do funil de vendas;
- Use bordões e chavões;
- Enfatize o valor sobre os processos;
- Segmentação de conteúdos por canais;
- Invista em ferramentas de otimização de conversão;
- Verifique os resultados continuamente.
1. Crie Conteúdo Adequado para Cada Etapa do Funil de Vendas
Nem todo cliente em potencial está pronto para comprar quando acessa um site em busca de informações como mezanino de ferro.
O ideal é que empresas especializadas nesse mercado forneçam imagens relevantes e informações valiosas para nutrir o lead até o momento em que ele esteja mais propenso a comprar.
Para isso, é importante criar conteúdos que cumpram todas as etapas do funil de vendas.
Topo do funil
Esta é a fase de atração onde uma empresa deve criar conteúdo para aumentar o conhecimento do público criando uma curiosidade ou necessidade que pode ser satisfeita com um produto de marca.
Nesta fase, por exemplo, uma empresa especializada em tapete personalizado pode investir em textos básicos e mais completos, desde que atraentes e convidativos.
Meio de Funil
Nesta fase, os visitantes já possuem alguma confiança e identificação com a marca, pois ela já pode ser considerada um lead. Portanto, o conteúdo deveria ser mais extenso e com informações abrangentes sobre temas relacionados a Ionizador de piscina, por exemplo no caso de uma construtora.
Fundo de Funil
No fundo do funil, o gestor já está gerenciando um tema relacionado à marca ou produto, pois já explorou diversas opções de atendimento e está escolhendo entre as opções.
Nesta fase do funil de vendas, é importante fornecer leads, métricas e até mesmo ferramentas como calculadoras de orçamento ou histórias de sucesso.
Se o conteúdo for projetado tendo em mente a jornada do cliente em potencial, é mais provável que influencie efetivamente o comportamento de compra com taxas de conversão mais altas.
2. Use títulos e palavras impactantes
É importante que o conteúdo comunique os benefícios do produto e o problema que ele resolve a potenciais clientes de forma atraente e influencie bem o comportamento de compra dos consumidores.
As expressões podem ser usadas para alertar as pessoas. Um exemplo seria a criação de um artigo para o blog ou site de uma empresa de gesso com o título “Entenda de uma vez por todas a diferença entre filtro para piscina”, onde a estrutura do texto passa a ideia de urgência ao leitor.
Uma expressão marcante deve ser combinada com uma entrega eficaz de conteúdo valioso.
3. Enfatizando o valor sobre o processo
Ao publicar conteúdo, é mais útil focar no valor que ele traz para o leitor do que no processo que ele mistifica. Em vez de produzir o título “Entenda como são feitos os pisos de concreto armado”, poderia ser “Aprenda a aumentar a durabilidade dos piso laminado durafloor”.
A diferença é que o segundo título descreve o valor do produto ou serviço, o que envolve melhor o leitor ao resolver o problema que ele precisa resolver. A primeira chamada destaca o processo no qual ela é usada.
4. Segmentação de conteúdos por canais
Atualmente existem diversos canais de comunicação através dos quais as marcas podem distribuir conteúdos informativos e diferenciados em função dos hábitos do público-alvo.
Portanto, o público interessado em sistemas de aquecedor de água solar pode ser segmentado em diferentes grupos para estudar melhor como eles interagem, por exemplo, com marketing de conteúdo. Assim, é possível oferecer um conteúdo mais adequado, de maior impacto e que agregue valor à empresa.
5. Investir em ferramentas de otimização de conversão
As estratégias CRO (Conversion Optimization) podem ajudar a melhorar os resultados do negócio, por isso são tão importantes já na fase de planejamento. Os profissionais do setor costumam saber o que é mais importante e devem analisar o que melhor se adequa às necessidades da empresa.
6. Monitorar continuamente os resultados
Com o auxílio de ferramentas, conhecimento técnico e experiência profissional, a equipe de Marketing deve monitorar constantemente os resultados alcançados com, por exemplo, empresa de limpeza. O monitoramento permite que especialistas revisem atividades, ajustem estratégias, avaliem erros e acertos.
Marketing de conteúdo e conversão de leads são conceitos intimamente relacionados e dependem do sucesso das atividades. Com um entendimento mais profundo do tema, fica mais fácil produzir conteúdos adequados à conversão, o que facilita a entrada de novos clientes no funil de vendas da empresa.
É assim que pequenas, médias ou grandes empresas de diversos segmentos podem se destacar no mercado competitivo atual, acessando potenciais clientes e criando mais oportunidades de negócios por meio do marketing de conteúdo.