Animal print, mangas bufantes, renda, cropped, loungewear, bermuda de alfaiataria, cor azeite, cintura alta, candy colors, entre muitas outras opções. Pois é, são tantas as tendências da moda que, às vezes, é difícil acompanhar.
Com tantas possibilidades e a rapidez com que algumas coisas saem de moda, fica a pergunta: vale a pena investir nas tendências? Será que não é tudo passageiro? Calma, vem com a gente nessa reflexão!
O que é tendência da moda?
Tendências da moda são variações de blusas femininas, roupas, tecidos, cores, acessórios, calçados, materiais e até comportamentos que se destacam no mundo fashion em um determinado momento. Pode ser anual, sazonal ou de acordo com as semanas de moda.
Outra forma de tendência é quando alguém de relevância na mídia ou nas redes sociais usa algo que cai no gosto popular. Por exemplo, quando acompanhamos algum corte de cabelo em uma novela, e logo depois ele está como os queridinhos entre as pessoas.
Inclusive, isso pode acontecer com várias frentes, como:
- Roupas;
- Maquiagens;
- Acessórios;
- Sapatos;
- Entre outras características.
Uma coisa é fato: desde muito tempo, a área do entretenimento atua fortemente nas tendências de moda como um todo.
Quem usa as roupas “esquisitas” dos desfiles de moda?
Aquilo que é visto na passarela não é feito para vestir, e sim chamar atenção e marcar a tendência. São peças conceituais. É preciso entender o que está por trás do exagero, perceber as cores, o tecido, a modelagem e a intenção.
Assim, se você diz que não compra roupas tendência porque acha estranho o que vê nos desfiles, está perdendo uma grande oportunidade. Isso porque aquelas peças não são produzidas em grande escala.
Ou seja, quando o modelo chega nas vitrines, está de acordo com os padrões de vestuário. Então, saber se vale a pena depende de alguns aspectos. Seguir todas as tendências de moda pode deixar o seu look sem personalidade. Porém, você pode se apropriar do que gostar.
Continue a leitura e saiba quando vale a pena investir!
Faz parte do seu estilo?
Bom, se faz parte do seu estilo, se você gosta, por que não investir? Mas antes é preciso que você conheça qual é o seu estilo, quais peças mais combinam com você. Isso facilitará e muito o seu dia a dia.
Afinal, você pode descobrir que seu estilo é romântico, clássico, elegante, natural, sensual, criativo ou moderno. Mas você pode se identificar com mais de um também!
É possível que as mulheres clássicas gostem menos de usar roupas que são tendências de moda. Contudo, até elas podem se arriscar nas novidades, optando por deixar as tendências de moda nos detalhes.
É de qualidade?
Se você pretende comprar algo que é trendy e que faz sentido para o seu estilo, escolha algo de qualidade. Assim, você vai poder usar por mais tempo, mesmo quando a agitação em torno da peça diminuir.
Outro ponto que pode fazer você escolher algo que dure bastante é saber que a moda é cíclica. Então uma blusa social que estava em alta na temporada passada, pode não estar nessa e vice-versa.
Isso quer dizer que as tendências de moda vão e voltam. Então, em algum momento, você vai perceber que algo voltou à moda depois de uns anos, e vai usar como uma grande fashionista que está alerta!
Dica extra: procure os brechós!
Como nós dissemos, a moda vai e volta. Se você quer comprar uma roupa, mas prefere não gastar muito, é interessante vasculhar os brechós. Eles estão cheios de roupas bonitas, de qualidade e com preços bem acessíveis.
Assim, você pode encontrar, por exemplo, uma blusa com manga bufante que esteve em alta em outros momentos e voltou com tudo agora! Os brechós serão aliados também quando você quiser vender as roupas que não usa mais.
É uma forma de ganhar dinheiro, abrir espaço no guarda-roupa e fazer a peça circular! Por isso, também é importante não comprar roupa que se desgasta fácil, já que ela não vai ter um bom valor de venda.
Tendências de moda vem e vão. O que prevalece é o seu gosto. Afinal, a moda é você quem dita!