Uniformes femininos para a sua empresa

Por mais que empresas mais modernas venham desobrigando os funcionários do uso de uniformes femininos profissionais, especialistas em gestão organizacional afirmam que a manutenção desse costume tem benefícios.

Entre os principais pode-se destacar:

  • Manutenção de um ambiente profissional na empresa;

  • Identificação visual dos colaboradores;

  • Sensação de unidade e sinergia;

  • Proteção contra acidentes de trabalho, em alguns casos.

Ainda assim, é preciso ter em mente que todas essas vantagens só vão se concretizar caso as peças usadas pelos funcionários sejam de qualidade, bem como desenhadas da maneira correta.

Do contrário, ele não trará conforto ou praticidade para a equipe, podendo até mesmo afetar seu desempenho.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas para projetar uniformes femininos ideais para as mulheres que atuam em sua empresa.

  1. Analise o perfil do seu negócio

Um uniforme é mais do que uma mera peça de roupa. Ele é, também, um veículo de comunicação a respeito da proposta da empresa.

Por conta disso, o seu desenho deve ser elaborado apenas após uma meticulosa análise de seu perfil e proposta, evitando que ele destoe do ambiente.

Por exemplo: Digamos que você tenha uma agência de publicidade e pretenda criar um uniforme para as recepcionistas.

Caso a empresa seja tida como moderna, uma camisa social para uniforme tradicional pode não ser a melhor opção já que se trata de uma peça formal.

Nesse caso, é possível inovar, criando um colete personalizado ou até mesmo uma espécie de blusa-kimono, que têm um apelo mais contemporâneo.

Já no caso de um estabelecimento mais tradicional, como um consultório médico ou escritório de advocacia, é imprescindível que as vestimentas dos colaboradores sejam mais formais.

Na prática, isso significa que a blusa para uniforme feminino, por exemplo, deve ter um desenho mais elegante, bem como ser feita com tecidos mais nobres.

Vale ressaltar que, no caso de estabelecimentos do setor de saúde há, ainda, uma peça que deve sempre ser usado por parte das pessoas que lidam com os pacientes: os jalecos.

Por mais que eles devam ser majoritariamente brancos, nada impede que a clínica invista em jalecos personalizados, com pequenos detalhes que remetam à identidade visual do negócio.

  1. Inclua sua identidade visual no uniforme

Praticamente todos os estabelecimentos têm uma identidade visual. Trata-se de um conjunto de signos não verbais que servem para identificar a empresa, de modo que um cliente possa facilmente identificar o local onde ela funciona, bem como seus funcionários.

Por conta disso, é imprescindível que ela seja levada em conta no momento de se desenhar os uniformes.

Digamos que a identidade do seu negócio seja toda em branco e tons de azul. Nessa situação, não faz sentido que suas funcionárias usem camiseta para uniforme feminino que seja laranja, já que esse tom não tem nenhuma conexão com a empresa.

  1. Cuidado com cores muito vibrantes

Historicamente, tons mais sóbrios e que remetem à seriedade e ao profissionalismo, como o cinza e o azul, são os mais usados em identidades visuais de empresas e, consequentemente, em uniformes.

No entanto, com o surgimento de startups e de outros estabelecimentos mais modernos e criativos, isso começa a mudar, pois elas tendem a incorporar tons mais vivos a suas logos.

Apesar disso, é preciso ter em mente que essas cores podem ser usadas nos uniformes, mas com parcimônia. Isso pois, caso elas estejam presentes em excesso, a roupa ficará pouco profissional e, até mesmo, desconfortável para quem a utilizar.

Para evitar que isso aconteça, recomenda-se que peças como camisas femininas tenham tons neutros ao fundo, limitando o uso daquelas tonalidades mais chamativas.

  1. Pense no conforto e na praticidade

De nada adianta o uniforme dos seus funcionários ser bonito, profissional e refletir com perfeição a proposta do seu estabelecimento se ele não for prático e confortável. Isso porque a sua equipe não se sentirá à vontade nele.

Desta maneira, é preciso investir em medidas como um desenho versátil, que se adapte a todos os tipos de corpo, tecidos macios e que sejam difíceis de amassar.

  1. Renove os uniformes femininos periodicamente

Apesar de muitas pessoas pensarem que os uniformes corporativos são itens meramente práticos, isso não é verdade: Como dito anteriormente, eles ajudam a reforçar a identidade da empresa.

Assim, é interessante que, periodicamente, ele seja renovado, com pequenas mudanças no desenho. Trata-se de uma medida simples, mas que é de grande ajuda para mostrar que o estabelecimento busca sempre se atualizar.