A melhor TV dependerá do propósito e dos gostos de cada consumidor
Escolher uma TV se tornou difícil para quem não tem contato direto com tecnologia. Sabe o porquê disso ter acontecido? É simples! O surgimento de novas tecnologias, como LED, OLED, LCD, QLED. Quem trocou de TV recentemente percebeu nitidamente que a qualidade de uma tecnologia para a outra muda drasticamente, trazendo opções que atendem pessoas que não ligam para qualidade de imagem até aquelas que são exigentes e buscam a qualidade de cinema em suas TVs.
Se antes a gente escolhia a TV mais bonita da loja sem entender muito bem o que tinha por trás daquela tela, hoje as opções são tantas que fica difícil saber qual modelo escolher. E não é só pelo tamanho da tela, mas pelas tecnologias mencionadas anteriormente. Então, quem quer comprar uma tv na black friday precisa se familiarizar com essas novidades quanto antes.
Apesar de parecer complicado, ao analisar, será possível ver que é mais simples do que parece. Cada uma delas define um tipo de painel que interfere na qualidade da imagem, no consumo de energia e até no preço. Os detalhes estão a seguir.
LCD
Quando o assunto são tecnologias de TV, é preciso começar com o LCD (Liquid Crystal Display). Embora já tenha perdido um pouco de espaço para opções mais novas, as TVs de LCD ainda estão no mercado, como uma opção de entrada. O ponto forte delas é o custo.
Elas são mais baratas que os outros modelos, a alternativa certa para quem não pode gastar muito. Mas, claro, o preço mais acessível também reflete na qualidade. O contraste, por exemplo, não é tão bom. Isso quer dizer que as áreas escuras da tela podem não ser tão escuras como deveriam, e as cores podem parecer um pouco “lavadas” em comparação com outras tecnologias.
LED
Após entender o LCD, é possível partir para a tecnologia que está acima, no caso, o LED. Em vez de usar o sistema tradicional do LCD, as TVs de LED utilizam pequenos diodos emissores de luz para melhorar o brilho e o consumo de energia, além de permitir que as TVs sejam ainda mais finas.
As TVs de LED são a escolha mais comum hoje em dia. Elas equilibram bem qualidade de imagem e preço, entregando uma boa experiência para a maioria das pessoas.
OLED
Quem está disposto a pagar um pouco mais por qualidade, as TVs OLED são a escolha certa. Diferente das duas tecnologias apresentadas acima, esta traz um nível a mais de qualidade. Cada pixel aqui é capaz de se iluminar individualmente. Isso significa que, quando uma parte da imagem precisa ser preta, os pixels simplesmente se apagam, gerando um preto puro.
Isso pode parecer uma coisa simples, mas, na prática, faz uma tremenda diferença na qualidade da imagem, especialmente para quem adora assistir filmes em ambientes escuros.
QLED
Por fim, chegou o momento de falar sobre a última tecnologia usada pela Samsung. Quem já deu uma olhada nas prateleiras de lojas físicas, provavelmente se deparou com elas. Embora o nome seja parecido com OLED, elas funcionam de forma diferente. Essas TVs utilizam uma camada de pontos quânticos que melhora a qualidade da luz de fundo LED. Isso resulta em cores mais vivas e brilho ainda maior.
Comparadas com as TVs de LED e LCD, as QLED oferecem uma experiência visual mais rica, principalmente em ambientes bem iluminados, nos quais a tela precisa de mais brilho. No entanto, mesmo com toda essa melhoria, as TVs QLED ainda não chegam perto de entregar a qualidade que as OLED oferecem.
Como escolher?
Agora que já ficou explícito as diferenças em cada tecnologia, chegou o momento de falar sobre a pergunta que fica: qual delas o consumidor deve escolher? Bom, isso depende muito do que ele busca em uma TV e, claro, do seu orçamento.
A opção mais acessível para assistir à programação do dia a dia, séries e filmes de forma casual é uma TV de LCD ou LED. Agora, quem busca algo um pouco mais avançado, as QLED são uma ótima opção, entregando cores mais vivas e brilho excelente, especialmente para quem assiste em ambientes claros.
Por outro lado, se o que você realmente quer é a melhor qualidade de imagem possível, com cores profundas e contraste perfeito, as TVs OLED são a escolha certa! Mas não dá para ignorar o preço, não é? Se você tem um orçamento limitado, vale a pena ficar de olho em promoções, como a Black Friday.