Os bombeiros são cruciais para a vida das pessoas, patrimônio e meio ambiente, principalmente quando se leva em consideração que ao contrário do que muitos imaginam, esses profissionais atendem diferentes tipos de ocorrências, além de lidar com incêndios.
Por esse motivo, existem tipos distintos de bombeiros, incluindo requisitos e formações.
Por exemplo, o bombeiro militar pertence a categoria de funcionário público do Estado e regime militar.
Esse profissional atende emergências nos setores públicos e privados, além de congregar a Defesa Civil e estabelecer normas e sistemas de prevenção.
Além disso, para entrar nessa carreira, é preciso passar pelo processo e aprovação por concurso público e formação em escola militar.
Já no que diz respeito ao bombeiro civil, a profissão é reconhecida por lei (11.901/09) e esse profissional visa efetuar a estruturação dos sistemas preventivos contra incêndio em locais variados, como indústrias, empresas e eventos.
Esses profissionais são responsáveis pela resposta inicial em emergências em seus lugares de atuação. A formação ocorre por meio de escola civil.
Dessa forma, é possível perceber que o curso de bombeiro e o curso bombeiro civil são bem distintos, especialmente se levarmos em consideração que para se tornar bombeiro militar é preciso realizar o concurso.
Já o bombeiro civil comumente inspeciona locais, testa equipamentos de segurança, tem noções de primeiros socorros e técnicas de salvamento, entre outras atribuições que também são de suma importância.
O que é curso de DEA?
O curso de DEA visa atender as pessoas e empresas que apresentam a necessidade de obter a capacitação para o manuseio do DEA, que corresponde ao Desfibrilador Externo Automático.
Trata-se de um curso fundamental, principalmente para as pessoas que atuam no setor de saúde e segurança do trabalho.
Afinal, o desfibrilador pode ser decisivo para salvar a vida de uma pessoa em caso de parada cardíaca.
Naturalmente, a carga horária pode variar, assim como o conteúdo programático, porém, alguns dos assuntos que podem ser abordados ao longo do curso são:
- Detecção da emergência;
- Massagem cardíaca externa;
- Desfibrilação;
- Queimaduras;
- Análise de cenário;
- Traumas;
- Como utilizar o DEA;
- Manutenção do DEA;
- Urgências traumáticas.
Para obter um aprendizado ainda mais completo e eficaz, pode ser viável buscar por instituições que oferecem alguns recursos diferenciados, como assuntos complementares, por exemplo.
Entre os assuntos, pode-se citar: a prevenção de acidentes, certificado de participação, análise do posto de trabalho, entendimento sobre ergonomia, entre outras possibilidades que podem ser exploradas.
Conheça o AVCB
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é um importante documento emitido pelo Corpo de Bombeiros, do qual atesta que no momento da realização da vistoria solicitada, a edificação em questão apresentou os requisitos necessários de segurança contra incêndio.
Por esse motivo, é um documento exigido em diversos casos, tais como:
- Alteração da finalidade de uso;
- Regularização de locais de risco;
- Restauração ou construção;
- Construções temporárias;
- Ampliação.
É indispensável citar que existe um período estabelecido para a renovação de avcb, que pode variar entre 2 a 5 anos de acordo com os riscos identificados na área.
Além disso, para a solicitação do AVCB, é preciso que exista um projeto técnico, que pode ou não ser simples de acordo com o local.
Somente após a aprovação do projeto e implantação dos sistemas e equipamentos de segurança necessários, será possível solicitar a vistoria.
O projeto técnico simplificado abrange locais com área de construção inferior ou igual a 750 m² e com até 3 pavimentos, edificações que dispensam proteção das estruturas contra o calor, entre outros.
Já no caso do projeto técnico, é possível citar locais como áreas com concentração de público acima de 100 pessoas ou com altura acima de 13 metros ou mais que 3 pavimentos, além de locais que precisam de proteção das estruturas contra os efeitos de incêndios.
Além dos locais de aplicação, a documentação necessária para os projetos também são distintas, uma vez que para o projeto técnico são exigidos mais documentos.
Na dúvida sobre o tipo de procedimento a ser estabelecido, é imprescindível recorrer a um profissional.
Conforme pode ser notado ao longo do texto, de fato as atividades dos bombeiros vão muito além do combate a incêndio.
É importante ter conhecimento acerca deste assunto, pois são profissionais fundamentais para os patrimônios, meio ambiente e para a vida das pessoas, sendo que as ações desempenhadas por eles podem ser decisivas para a preservação desses elementos.