Definir a transformação digital é muito difícil, isso porque parece muito diferente para cada setor a que se aplica. No entanto, em termos gerais, trata da implementação de tecnologia em todas as áreas de um negócio.
O resultado é uma mudança fundamental na forma como as empresas funcionam, e até mesmo como interagem, tanto em relação aos funcionários como com os clientes.
Basicamente, é uma maneira de pensar em como se usa a tecnologia dentro de uma organização, em conjunto com processos e pessoas que trabalham em equipe para garantir o desempenho dos negócios.
Isso vai além da criação de site corporativo. Afinal, a transformação digital de uma empresa parte da gestão de um líder, em parceria com diferentes gestores.
Sendo assim, requer a cooperação entre os diferentes setores que existem em uma empresa, de modo a somar esforços e combinar, de forma efetiva, os modelos de desenvolvimento rápido de aplicativos digitais, junto a filosofias focadas no desenvolvimento empresarial.
Normalmente, mudanças radicais podem influenciar as expectativas de funcionários e clientes, principalmente em relação a produtos e serviços, ou ao desejo de uma empresa que busca por novos modelos de fluxo de receita.
Por isso mesmo, essas devem ser as principais inspirações para que uma empresa possa implementar uma transformação digital, conforme a modernização de processos e o avanço voraz da própria tecnologia, em diferentes patamares produtivos.
4 tipos de transformação digital possíveis
A transformação digital pode variar muito, tendo pilares e características próprias e se aplicando a aspectos e cenários distintos, mas que tem potencial de modificar ou melhorar serviços, produtos ou tecnologias – por exemplo.
Isso significa que dependendo do segmento em que uma empresa atua e o público, os desafios específicos que devem ser encarados podem demandar transformações e tecnologias distintas.
No entanto, a transformação digital atua de modo a identificar as necessidades específicas, mas que – de certo modo – podem impactar diferentes setores, se adaptando a esses cenários e categorizando uma necessidade maior e em comum.
Além disso, se uma forma constante, quanto mais as mudanças tecnológicas se apresentam, mais as empresas precisam se adaptar para otimizar seus fluxos e se manterem competitivas.
Isso leva a 4 tipos principais de transformação digital que podem ser implementados, sendo aplicados em:
- Cultural e organizacional;
- Domínio;
- Modelo de negócios;
- Processos.
Dessa forma, as corporações passam a focar em uma mudança necessária, buscando resultados que podem expandir os limites, permitindo o aproveitamento máximo que uma transformação digital tem a oferecer.
1. Transformação cultural e organizacional
Uma redefinição das mentalidades, processos, talentos e capacidades de uma organização para o mundo digital é sempre necessária para alcançar a transformação digital de longo prazo, qualquer que seja o setor empregado.
Seja uma empresa bem-sucedida que presta serviço de desentupidora ou um comércio de produtos para celular, entre outras empresas, reconhece que a transformação digital requer um fluxo de trabalho flexível.
Isso inclui a passagem por processos de tomada de decisão descentralizados, com viés de teste e aprendizado, elevando a dependência a diferentes ecossistemas de negócios.
2. Transformação de Domínio
As novas tecnologias redefinem como uma empresa pode se comportar no mercado em que atua, desde que a transformação digital de domínio seja empregada de maneira adequada.
O planejamento deve desfazer as fronteiras do setor em que atua, inclusive em relação às mudanças de identidade visual, e assim criar conjuntos totalmente novos de concorrentes não tradicionais até então.
A transformação de domínio oferece, atualmente, uma das oportunidades mais significativas para o crescimento de uma empresa, desde que tudo esteja devidamente estruturado para tal mudança.
3. Transformação do Modelo de Negócios
As transformações do modelo de negócios visam os blocos de construção fundamentais de como o valor é entregue, dentro de um setor em específico.
Em essência, se uma empresa utiliza a transformação digital para incluir a manutenção remota no portfólio de serviços, ela está mudando o modelo de negócio tradicional e encarando a modernidade de frente.
Mais ainda, se ela passa a agregar canais online para comunicação e vendas junto ao público, o processo também pode ser entendido como uma transformação no modelo de negócios.
Afinal, além de verificar como funciona o Telegram para se comunicar com os clientes e promover vendas, o profissional precisa desenvolver um site, perfil em outras redes e determinar processos e campanhas focados nesse novo modelo de atuação.
4. Transformação de Processos
De dados, análises, APIs (Application Programming Interface), ou interface de programação de aplicativos, e aprendizado de máquina, entre outras tecnologias, muito foco do ambiente corporativo tem sido em novas maneiras de reinventar processos de negócios.
Tudo para reduzir custos, melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, ou reduzir os tempos de ciclo da matéria-prima ao produto final.
Outras empresas implementaram a automação de processos robóticos para simplificar os processos de back-office, ou seja, o trabalho remoto, incluindo setores específicos, como o jurídico, o contábil e o de marketing.
A transformação de processos pode criar um enorme valor em uma empresa, e isso se refletir no futuro.
Orientações finais sobre a transformação digital
Uma empresa pode assumir a transformação digital por diferentes motivos. No entanto, a razão crucial está na sobrevivência econômica básica, o crescimento da concorrência, e o atendimento à demanda, de forma segura e eficaz, ao mercado consumidor.
A pandemia que assolou todo o mundo a partir de 2020, por exemplo, ilustrou a importância de se adaptar, mesmo que de forma rápida e com mudanças dramáticas, nos mais variados setores e produtos.
Inclusive, vale lembrar a interrupção em diversas cadeias de suprimentos, pressões de tempo de lançamento no mercado e mudanças rápidas quanto às expectativas dos clientes.
Sendo assim, investir em transformação digital, em qualquer prática de negócio, ou qualquer produto, permite que a organização se apresente firme no propósito quanto a servir de maneira adequada, e sempre à disposição do mercado consumidor, garantindo uma atuação de qualidade, com adaptações, a longo prazo.