Tendências de vendas para 2025

5 tendências de vendas para 2025 para alcançar o sucesso

Para conquistar vantagem competitiva, a sua empresa precisa se manter constantemente atualizada sobre o setor em que atua. As tendências de vendas para 2025 indicam quais melhorias o seu negócio deve implementar para se destacar da concorrência e alcançar um novo patamar.

O motivo é o fato de o setor comercial combinar, cada vez mais, tecnologias, estratégias centradas no cliente e análise de dados. Equilibrar esses fatores é essencial para conhecer o seu público e saber o que fará diferença nos seus resultados.

Ao mesmo tempo, também é possível identificar oportunidades de diferenciação. Ou seja, quando você se atenta às tendências, tem a chance de manter a competitividade do seu negócio, fazer ajustes nas suas técnicas de vendas e identificar o que deu certo e o que requer correção para o alcance de melhores resultados.

Diante desse cenário, quais são as tendências de vendas para 2025? A seguir, apresentamos as respostas, que focam na automação, no omnichannel e na personalização no atendimento ao cliente. Confira!

Quais são as tendências de vendas para 2025?

As tendências de vendas para 2025 incluem:

  1. automação e inteligência artificial nas vendas;
  2. experiência do cliente hiperpersonalizada;
  3. vendas omnichannel;
  4. conteúdo interativo e social selling;
  5. Sustentabilidade e vendas éticas. 

A seguir, confira os detalhes de cada uma delas. 

1. Automação e inteligência artificial nas vendas

Ainda que a automação seja “figurinha carimbada” nas empresas, a prática ganha outro patamar a partir do incremento da inteligência artificial (IA). No setor de vendas, o foco é otimizar ainda mais os processos para liberar os vendedores das tarefas repetitivas. Assim, os profissionais atuam com o que realmente importa: a parte estratégica.

A aplicação da IA vai desde o atendimento ao cliente até o sales prospecting. Na prática, as companhias podem usar essa tecnologia de diferentes formas, como:

  • chatbots para atendimento ao cliente, até mesmo de maneira humanizada e personalizada;
  • análise preditiva de vendas para identificar oportunidades, tendências, padrões e comportamentos;
  • assistente de vendas baseado em IA, que contribuem para a qualificação de leads, reengajamento e automação de atividades repetitivas.

Ao investir na automação no setor de vendas, surgem vários benefícios. Um deles é o uso eficaz dos dados, que melhora a tomada de decisão e aumenta a eficiência das operações.

Além disso, essa tecnologia reduz custos, minimiza erros e falhas, personaliza o atendimento ao cliente e agiliza a construção de soluções. Também possibilita uma abordagem mais precisa e no momento certo, ideal para proporcionar uma experiência mais positiva ao cliente. 

Todos esses fatores reforçam a IA e a automação como tendências de vendas para 2025.

2. Experiência do cliente hiperpersonalizada

A IA tem outra vantagem: a possibilidade de hiperpersonalizar a experiência do cliente. Esse aspecto é tão positivo que 51% das empresas no Brasil querem aumentar o orçamento de inteligência artificial generativa (tecnologia que gera conteúdo). A alta deve ser de até 25% em 2025, segundo relatório da Avanade.

O objetivo da tecnologia é coletar e analisar dados históricos para entender o comportamento e as necessidades do consumidor. A partir dessas informações, consegue-se ajustar a abordagem ao perfil do cliente, o que aumenta as chances de conversão.

Ao mesmo tempo, a IA, junto ao machine learning (ou aprendizado de máquina), consegue prever o comportamento dos consumidores. Dessa forma, é possível traçar jornadas de compra personalizadas e se conectar melhor com o público-alvo.

Todas essas boas práticas se resumem a um relacionamento mais sólido entre marca e clientes, o que contribui para a retenção e fidelização. Afinal, cada um dos potenciais compradores tem uma interação diferenciada e única.

Aqui, vale destacar a chamada personalização em massa, isto é, voltada para um grande número de pessoas. A prática é possível devido à automação e à análise de dados, que permitem segmentar detalhadamente e entregar conteúdo personalizado em ampla escala.

3. Vendas omnichannel

O omnichannel é uma estratégia de integração total dos canais da marca, a fim de facilitar o trânsito dos clientes de um meio para outro. Assim, é possível ver um produto na loja física, tirar uma dúvida nas redes sociais, fazer a compra no site ou aplicativo da empresa e retirar o item em uma das unidades.

Além disso, as vendas omnichannel garantem que o atendimento ocorra de forma fluida e integrada. Ou seja, registram-se todos os pontos de interação para que, em um possível novo contato, a conversa continue, em vez de iniciar do zero.

Essa verdadeira integração de canais online e offline é crucial para fortalecer o posicionamento de mercado da marca e oferecer uma experiência melhor para o cliente. 

Para ter uma ideia, dados da Harvard Business Review, disponíveis na FecomercioSP, destacaram que as empresas que investem nessa estratégia aumentam a retenção de clientes em até 89%.

Os motivos que justificam o dado são a facilidade no processo de compra e a experiência personalizada. Assim, o omnichannel se consolida como uma das principais tendências de vendas para 2025.

Nesse cenário, algumas das principais ferramentas digitais para interações comerciais que focam a omnicanalidade são:

  • WhatsApp;
  • chatbot;
  • e-mail;
  • SMS;
  • redes sociais;
  • sistemas de help desk e service desk.

4. Conteúdo interativo e social selling

O foco da união entre conteúdo interativo e social selling é criar materiais que gerem conexão emocional e engajamento com os consumidores da marca. As empresas utilizam essas narrativas especialmente em redes sociais, o que facilita a construção de um relacionamento de longo prazo com o público.

Da mesma forma, a geração de leads se torna mais eficaz, porque você interage mais com os potenciais clientes. Por conta disso, as redes sociais precisam integrar o funil de vendas. A ideia é gerar conteúdos relevantes em diferentes formatos para nutrir e educar os possíveis compradores.

Nesse sentido, algumas das principais estratégias que podem servir para esse objetivo do social selling são:

  • vídeos ao vivo, inclusive com a possibilidade de impulsionar as vendas por meio do live commerce;
  • enquetes, que incentivam a interação dos consumidores e favorecem a obtenção de feedbacks;
  • quizzes, que estimulam o engajamento.

5. Sustentabilidade e vendas éticas

Os consumidores exigem sustentabilidade e transparência das empresas. Portanto, aquelas que não se adequarem a esse cenário tendem a perder sua vantagem competitiva.

Segundo pesquisa do IBM Institute for Business Value, 62% dos consumidores aceitam pagar mais caro se a iniciativa for sustentável. O dado evidencia que as práticas amigas do meio ambiente são uma obrigação, seja por preocupação da empresa, seja por atendimento às demandas dos consumidores.

Algumas estratégias de vendas inovadoras que focam a sustentabilidade e a ética são as seguintes:

  • práticas transparentes e éticas, com uma comunicação clara com os clientes;
  • fortalecimento de parcerias com fornecedores que compartilhem dos valores de sustentabilidade;
  • adoção de iniciativas que reduzam o impacto ambiental, como uso de luz de LED, incentivo ao uso de transporte público e carona solidária, além da implementação de energias renováveis (como a solar).

Todos esses métodos de vendas inovadores contribuem para o alcance de melhores resultados. Um dos motivos é o fato de sua empresa se preparar para as demandas atuais e futuras.

Outra razão é o uso de ferramentas de vendas digitais, que otimizam os processos e automatizam atividades manuais. Dessa forma, sua equipe foca nas ações estratégicas que realmente agregam valor ao negócio.

É o caso da EAD Plataforma, que oferece um ambiente específico para a criação e hospedagem de cursos corporativos. Com uma solução completa, você treina a sua equipe e garante que todos os colaboradores estejam prontos para a automação no setor de vendas, tanto no que se refere ao atendimento quanto na aplicação das melhores estratégias.

Agora, você sabe quais são as tendências de vendas para 2025 e pode colocar essas recomendações em prática. Então, que tal levar sua empresa para um novo patamar? É só começar e contar com as ferramentas certas.

Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.