Gestão e processos para um supermercado

Empreender em um supermercado é um grande desafio, principalmente porque envolve muitos processos que vão da arrumação de gondolas de supermercado até a gestão dos produtos, das estratégias de marketing e outros aspectos importantes para o funcionamento e crescimento do setor.

Assim, a gestão de um supermercado é um assunto complexo, que vai desde a sua abertura, com o alvará de funcionamento, passando por procedimentos que envolvem redução de custos, aumento de faturamento, assim como toda loja e sua expansão.

Neste artigo falaremos sobre pontos importantes dentro de um supermercado, como a emissão de notas fiscais eletronicas e outros aspectos importantes para o desenvolvimento desse setor, confira!

Entendendo o setor do supermercado

O setor dos supermercados é marcado pela organização. Essa organização é trazida pela administração, por meio de uma gestão eficaz que contemplam processos e operações, sempre atentando-se para a redução de custos e alcance dos objetivos.

O gestor de supermercado também devem estar atentos as novas metodologias e ferramentas que possam favorecer todos os processos gerenciais que envolvem a equipe e o estoque, assim como os serviços operacionais, como as vendas de produtos de supermercado.

Os principais tópicos presentes na gestão de um supermercado são:

  • Compras e negociação;
  • Prevenção de perdas;
  • Mix de produtos;
  • Legislação sanitária.

Além desses aspectos que são fundamentais, existem outras áreas do conhecimento que são importantes para que o mercado tenha um bom fluxo, são elas: pesquisa de mercado, estratégia de marketing, formação de preço, gestão de processos, e-commerce, responsabilidade social, comportamento do consumidor e o uso de sistema comercial nfe.

Pontos importantes dentro de um mercado

Existem muitos aspectos importantes dentro de um supermercado para que ele funcione de forma adequada e com um bom desempenho. Falaremos com mais detalhe nos tópicos abaixo:

1. Equipe

Para que um supermercado funcione é necessário ter uma equipe eficiente e multidisciplinar.

Essa equipe tem que trabalhar em diversos pontos do mercado, como na reposição de estoque, na supervisão do hortifrúti, para atuar nos caixas e realizar a limpeza dos ambientes. Além disso, é necessário que eles trabalhem em turnos, de modo a garantir o funcionamento do mercado em um horário mais estendido.

Também é importante contra com seguranças profissionais para cuidar do perímetro e do estacionamento. Além dessa equipe mais operacional, há também a equipe administrativa que engloba os secretários, auxiliares e o recursos humanos.

Assim, invista em uma equipe qualificada e que esteja disposta a dar o melhor nos processos, assim todo os estabelecimento e serviços são assegurados.

2. Contabilidade

Os mercados lidam com muitas transações todos os dias e para que tudo esteja dentro da lei é importante seguir as normas fiscais.

Para isso, é necessário a contratação de um serviço contábil feito por um contador.

Esse profissional ajuda o mercado a cumprir os prazos de entrega das obrigações fiscais, como impostos, bem como emissão das notas fiscais, sejam eletrônicas ou físicas, pagamento de impostos, emissão de folhas de pagamento, férias e outros pontos importantes e burocráticos relacionados às finanças do estabelecimento.

3. Gestão de compras

As compras de um mercado estão dividida em dois âmbitos: equipamentos, que podem ser ferramentas para refrigeração para supermercados, gondolas e balanças; e as compras relacionadas aos produtos.

Os produtos precisam ser negociados com diversos fornecedores para garantir o estoque e o fluxo de compra por um bom custo-benefício.

4. Estude o fluxo de clientes

Uma boa forma de entender se o negócio do supermercado está indo bem e que o fluxo dos produtos está tendo um bom desempenho é observar o fluxo de clientes.

Assim, é importante verificar os níveis e dados das transações e os produtos que estão com uma saída melhor.

Isso permite que seja identificado o aumento ou a baixa nas vendas, bem como a criação de novas estratégias de marketing.

5. Fidelize os clientes

Um ponto essencial para que o supermercado alcance o sucesso esperado é a prática da fidelização dos clientes.

Fidelizar significa fazer com que o cliente se torne fiel ao seu empreendimento e isso pode ser alcançado de diversas formas.

O primeiro ponto é oferecer um atendimento de qualidade e produtos que atendam a demanda de determinada região.

O segundo fator ocorre por meio de promoções presenciais e nas redes sociais dos mercados. Isso permite um engajamento do público e uma nova forma de interagir com os clientes.

Assim, o fluxo de clientes tende a aumentar consideravelmente, aumentando também os lucros.

Vimos que um supermercado precisa atender diversos pontos que vão desde o investimento em equipamentos como uma balança digital pequena até uma gestão eficiente e que se preocupe com detalhes importantes.

Também identificamos que fidelizar os clientes é essencial para manter o empreendimento funcionando com um bom desempenho.