Soft skills e Hard skills: o que são e como usá-las

Soft skills e Hard skills: o que são e como usá-las

Soft skills e hard skills são conceitos importantes para enfrentar os desafios de desenvolver pessoas. 

 

Na prática, esses termos ajudam a diferenciar competências, indicando com clareza quais são as necessidades de qualificação dos colaboradores e quais suas potencialidades

 

Ao fazer uma avaliação mais precisa, é possível adotar medidas de educação aderentes à realidade. Logo, o índice de acerto pode aumentar e retrabalhos nos processos de formação podem reduzir. 

 

Para saber a diferença entre hard skills e soft skills e usá-los na prática, continue a leitura. 

Ao longo do texto, esclarecemos as principais dúvidas e mostraremos como usar as definições. Vamos lá! 

O que são soft skills e hard skills? 

A palavra inglesa skills significa habilidades, destrezas e competências, pode variar com o contexto.

 

No campo da gestão de pessoas, essa última tradução é a que melhor se adequa aos dois termos, afinal, quando falamos de skills, buscamos não apenas habilidade ou destreza, mas conhecimento, atitudes, etc.

 

Imagine, por exemplo, um colaborador que fala muito bem, é claro, objetivo e convence pessoas com facilidade. 

 

Se no momento da negociação, ele não tiver atitude para abordar o cliente, a habilidade de comunicação de nada adiantou, né? Faltou uma skill comportamental importante, a atitude.

 

Quando falamos de skills buscamos competências. Elas são compostas pelos quatro elementos:

 

  • ter conhecimento sobre o tema; 
  • ter a habilidade para executar; 
  • escolher o momento e as condições certas para fazer; 
  • e agir. 

 

As hard skills são as competências técnicas. Por exemplo, quando um colaborador entrega um relatório, sabe falar um idioma, tem conhecimento sobre a área de atuação, etc — essas são hard skills.

 

Enquanto que, as soft skills são habilidades mais comportamentais, como comunicação, inteligência emocional e adaptabilidade. Por isso que essas competências, as soft skills, são chamadas de comportamentais ou interpessoais. 

Qual a importância das hard skills e soft skills? 

A definição de soft skills e hard skills ajuda com diversos processos de gestão de pessoas, a partir dela, diferenciamos as competências exigidas pelos cargos, projetos e atividades da empresa com mais precisão.

 

Além disso, fica mais fácil avaliar candidatos, treiná-los e potencializar habilidades naturais deles. 

Como desenvolver soft skills e hard skills? 

O processo de desenvolvimento de competências começa na identificação dos pontos de melhorias necessárias para atingir um objetivo. 

 

Assim, existe um processo para construir as soft skills e hard skills de que necessitamos, ele é: 

Mapeie as necessidades 

Inicialmente, precisamos entender as competências técnicas e comportamentais necessárias. 

 

Esse diagnóstico pode ser obtido por diferentes perspectivas, por um líder, colegas de trabalho e pessoas próximas.

Avalie o desempenho dos colaboradores 

As soft skills e hard skills necessárias devem ser analisadas com base nas skills existentes nos colaboradores, nas equipes ou na organização. 

 

Se para um cargo de vendas é necessário a skill de comunicação, é importante que os trabalhadores dessa área tenham ou desenvolvam essa habilidade.

Planeje a qualificação dos colaboradores 

Caso haja uma distância entre as competências necessárias e as que os colaboradores tem, é preciso investir em qualificação e treinamentos.

 

Podemos buscar qualificações específicas para cada tipo de competência, obtendo o máximo de rendimento do investimento da empresa. 

 

Por isso, as soft skills e hard skills serão úteis para especificar os pontos de melhoria e direcionar a qualificação dos profissionais. 

 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo, se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários!

Esse artigo foi escrito pelo Mais Empresas.