Em um país com índices de violência alarmantes, investir em segurança para casa ou para o próprio negócio, se tornou prioridade no Brasil. Todos os dias, os jornais noticiam casos de violência, assaltos a residências, comércios e empresas.
Algumas pessoas improvisam na tentativa de proteger sua casa, colocando cacos de vidro em muros, cães treinados que ficam nos quintais para evitar possíveis invasões durante a noite, o uso de Chave Tetra para impedir arrombamentos, entre outros.
Todos os anos, empresas de controle de acesso bem como segurança e tecnologia, apresentam aos seus clientes, novos produtos que prometem manter a distância entre o perigo e o patrimônio e garantir a integridade de pessoas.
O uso da tecnologia para desenvolver novos métodos de proteção ou aprimorá-los confere ao cliente uma maior sensação de controle de sua casa ou negócio. Tipos mais comuns de proteção são:
- Alarmes sonoros;
- Câmeras de segurança;
- Cercas elétricas;
- Concertina.
No entanto, é necessário saber qual perfil de sistema de proteção é o mais adequado a ser utilizado em sua casa ou negócio ou empresa.
Normalmente, empresas maiores, instaladas em terrenos amplos, precisam fazer um investimento maior em uma gama de produtos de segurança, que ofereçam proteção mais extensa e diversificada.
O uso de Crachá para identificação eletrônica, por exemplo, que permitem somente a entrada de funcionários ou pessoas credenciadas, circulando nas dependências de uma empresa, é uma opção.
Uma tecnologia amplamente utilizada por indústrias, fábricas, condomínios empresariais e estacionamentos, é o uso de cancelas para controle de entrada e saída de veículos de suas garagens.
Uma tecnologia que apresentou uma evolução nesse equipamento de segurança é o laço indutivo. Esse é um dos acessórios de segurança mais utilizado para o fechamento automático de cancelas e portões, vem substituindo o uso das fotocélulas.
Dois dos sistemas de segurança mais comuns utilizados em comércios, empresas e residências e que tem um alto poder de inibir ou evitar a ação de bandidos são os alarmes sonoros, por despertarem a atenção de vizinhos, que naturalmente chamariam a polícia em caso de assalto.
E também, a mais utilizada câmera de segurança, principalmente porque, câmeras registram todos os acontecimentos no local e se tornam uma arma poderosa para identificar os invasores.
Vantagens financeiras no uso de tecnologias
Muitas empresas e condomínios, também utilizam sistemas de proteção e segurança visando vantagens econômicas como, evitar a contratação de funcionários para fazer a proteção do local ou mesmo funcionários que trabalhem como porteiro 24h.
Além de seguradoras oferecerem redução nos valores de proteção residencial para locais que possuem sistemas de segurança instalados.
A segurança é muito comum em prédios residenciais, como a portaria virtual campinas, modelo amplamente utilizado e que possui vigilância constante, pois esse tipo de monitoramento, quando contratado, é controlado diretamente pela empresa que fornece o serviço.
Esse tipo de tecnologia economiza o salário de um funcionário, barateando custos com condomínio para os moradores, além de dificultar a invasão ao local pois, porteiros eletrônicos só abrem portas quando um morador libera a passagem através do interfone, logo após a identificação da pessoa.
O que considerar ao adquirir sistemas de proteção
Uma das primeiras coisas a ser levada em consideração, antes de contratar um serviço de segurança externo, é verificar quais dos sistemas de proteção disponíveis está financeiramente acessível para a contratação e manutenção.
Outro ponto importante a ser levado em consideração no momento da escolha, é analisar o espaço em que será implementado o serviço, bem como o tipo de movimentação que o local apresenta. Além disso, é preciso analisar a complexidade do sistema, pois é importante que ele seja simples, para que em caso de urgências possa apenas inserir uma senha e conseguir a assistência necessária.
Um prédio residencial não necessita de máquinas de identificação pessoal, mas segurança eletrônica é o mais indicado, tanto por manter distância quanto por impor dificuldade de acesso como dito anteriormente.
Um item importantíssimo sobre a escolha do sistema é se local é reincidente. Se o ambiente já foi furtado ou sofreu algum tipo de invasão, as chances de uma nova tentativa de assalto são altas, principalmente quando se trata de comércio onde estão expostos itens que possuem valor financeiro atrativo.
Investimento em segurança para patrimônios e pessoas traz maior tranquilidade, reduz eficazmente os risco de investidas contra seus bens, pois o trabalho será realizado por profissionais e seus bens estarão protegidos a qualquer dia e qualquer hora e trará maior sensação de segurança e tranquilidade.