Os empreendedores sempre buscam uma oportunidade de negócios que pode ser setorizado, se especializando em áreas em que sempre falta mão de obra adequada e emprego de conhecimento técnico apropriado.
Com o crescimento de empreendimentos imobiliários, muitos profissionais se dedicam ao atendimento a condomínios residenciais, facilitando processos burocráticos e dinamizando os serviços exclusivos para esses espaços em franca expansão.
Assim, as parcerias de negócios se cruzam, com empresas prestando diferentes serviços de maneira adequada, facilitando a vida daqueles que querem facilidades em quesitos burocráticos. A praticidade proporcionada, inclusive, pode garantir economia de tempo e dinheiro.
Modelo empresarial na gestão de condomínios
Um condomínio é repleto de regras em uma legislação a ser seguida, conforme o Código Civil determina. Seguindo os parâmetros adotados por empresas, é preciso que tenha uma figura jurídica para que possa se responsabilizar perante as autoridades quando algum problema aparece.
Por isso, qualquer empreendimento residencial precisa contratar uma empresa especializada, para que essa possa prestar o serviço de administração de condomínios com todos os profissionais reunidos em um mesmo escopo.
Dessa forma, todos ficam à disposição dos moradores quanto ao assunto que concerne aos espaço em comum do condomínio em que residem.
Por ser um ente jurídico, reconhecido em cartório e com CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) incluído em órgãos públicos, os condomínios contam em sua composição administrativa com:
- Gestores capacitados;
- Síndicos profissionais;
- Zeladores treinados;
- Assessorias diversas.
A administração de um condomínio está relacionada aos serviços gerais, como o contato com empresas fornecedoras de energia elétrica, abastecimento de água e esgoto, entre outros que podem ser de interesse dos moradores.
A abertura e encerramento de empresas pode ser regularizada por assessorias contábeis, em que escritórios oferecem serviços voltados para o setor de condomínios.
Com tudo isso à disposição, os moradores devem se preocupar apenas em manter a taxa condominial em dia, para que possam ter direito ao voto em reuniões. Outros processos de escolha conjunta também podem ser permitidas apenas com o pagamento regularizado.
Gestão de portaria reforça a segurança dos negócios
A escolha de fornecedores que prestam serviços terceirizados é um exemplo que pode ser atribuído aos moradores que mantêm as contas do condomínio em dia.
Para garantir a segurança patrimonial do empreendimento imobiliário, a contratação da empresa de portaria pode passar por avaliação do conselho de moradores, com apresentação formal em reunião de condomínio.
Vale reforçar a ideia de que a entrada e a saída de pessoas dentro de um condomínio deve ser controlada, para manter a segurança interna dos moradores e do próprio empreendimento imobiliário.
Por isso, é preciso conhecer as empresas que estão preparadas para atender e realizar os serviços de todas as formas. A empresa responsável pela administração pode indicar aquelas que estão disponíveis no mercado, promovendo uma concorrência e estabelecendo uma vencedora após o levantamento de prós e contras de cada uma.
Direcionamento correto para resíduos domésticos
O mesmo tratamento deve ser direcionado a uma empresa de limpeza terceirizada que tenha interesse em prestar um serviço adequado para captação de resíduos sólidos domésticos.
A demanda para a prestação desse tipo de serviço é alta, pois a concentração de moradores em um mesmo local provoca um número elevado de lixo, que precisa de um direcionamento adequado para locais de reciclagem e tratamento dos resíduos domésticos.
A contratação de uma firma terceirizada de limpeza pode indicar os pontos que precisam ser atendidos, preparado por uma equipe especializada, conforme a política nacional de resíduos sólidos, presente na lei 12.305/2010.
Dessa forma, é necessário contar com uma equipe preparada para qualquer situação que se apresenta quando se trata de convivência dentro de um mesmo condomínio. Muitas ações devem ser tomadas em conjunto, prevalecendo o bom senso e o respeito à legislação vigente.
Documentação para negócios habitacionais
Os processos de regulação que competem às construtoras e incorporadoras passam por burocracias constantes. Mesmo o licenciamento ambiental consultoria de empresas especializadas é necessário, pois é preciso renovar a documentação periodicamente.
Caso o condomínio passe por uma fiscalização e esse tipo de trabalho não esteja atualizado, todos os moradores podem ser responsáveis pelo pagamento de multa e o condomínio sofrer sanções até a regularização adequada.
Assim como há muitos condomínios residenciais, existem os espaços exclusivos para centros comerciais e shopping centers, além das áreas industriais, seguindo o plano diretor de ocupação territorial indicado pelo poder público.
Dessa forma, os profissionais que atendem esses clientes devem conhecer a realidade de cada cliente, colocando em prática a legislação vigente, tal qual outros serviços que podem ser direcionados para cada área.
Cabe aos empreendedores conhecer as necessidades que se apresentam em cada situação, e aproveitar as oportunidades oferecendo um serviço facilitador e apropriado.