Atualmente, a impressão 3d é um tipo de impressão muito procurada, pois, por meio dela é possível imprimir objetos, peças e até brinquedos. Um dos serviços mais interessantes que surgiu na década.
A ferramenta de impressão 3D veio como um dos serviços interessantes para substituir um processo que, antigamente, era fundamental para desenvolver protótipos. Nessa situação, eles eram feitos à mão para que, depois, fosse gerado um molde e, a partir dele, era possível realizar a produção em série.
A empresa de impressão 3d vêm como uma alternativa, pois, ao imprimir os modelos físicos, o protótipo é gerado em uma quantidade de tempo menor, com mais perfeição e sem precisar realizar um trabalho manual, pois tudo é feito por meio do computador.
O plástico do tipo ABS (o acrilonitrila butadieno estireno) e o PLA (ácido poliático) são as bases da impressão por fusão e acumulação.
Ao serem submetidos a temperaturas altas dentro da impressora, eles derretem e, em seguida, sofrem a transformação para filetes que constroem, fileira a fileira, camada por camada, o objeto que foi planejado e desenhado pelo software de maneira virtual.
Há também a existência de impressoras que operam por meio da fusão a laser, ou seja, ao invés de utilizar o material plástico, é usado um pó metal. Esse material é atingido por um laser de alta potência que possibilita que o material adquira a forma desenhada pelo computador.
De acordo com os pesquisadores, a ideia é de que no futuro essa tecnologia possa ter a capacidade de fazer a impressão de órgãos ou outras partes do corpo para que sejam usadas em procedimentos como transplantes.
O efeito tridimensional, ou efeito 3d, é aquele causado quando se olha para determinada imagem e se tem a impressão de que ela está saltando da superfície em que se encontra, seja ela uma tela ou um papel.
É como se fosse além da altura e a largura, fosse enxergada também a profundidade, fazendo com que o objeto representado pareça que está mais perto ou mais longe dos nossos olhos.
No casos do cinema, por exemplo, os óculos 3D em conjunto com o grafismo tridimensional fazem com que o nosso cérebro consiga fundir as imagens diferentes processadas por cada um dos olhos e, assim, faça a criação do aspecto de volume diante da nossa visão.
Formas de divulgação para o seu negócio
A fachada de loja, escritórios ou qualquer outro estabelecimento comercial é a primeira impressão que um cliente tem ao chegar ao local.
Por isso, é importante que ela seja esteticamente bonita e que atraia a atenção de quem passa pela rua.
A fachada proporciona credibilidade e identidade para seu negócio e, na maioria das vezes, é determinante para a entrada ou não do cliente no estabelecimento.
É possível perceber que as marcas mais famosas investem em serviços interessantes como banner, materiais diferenciados e tecnológicos.
É importante escolher uma empresa de confiança para fazer a produção da fachada, pois ela influencia diretamente no resultado que o seu negócio vai ter.
O projeto precisa ter uma mão de obra especializada para executá-lo, além de materiais de qualidade. Alguns exemplos de fachadas são:
- Fachada em aço corten;
- Fachada em acrílico;
- Fachada em metal cortado a laser;
- Fachada com letras caixa de diversos materiais;
- Fachada em acm.
Outro item que pode auxiliar na comunicação visual do estabelecimento é o totem.
Um totem é uma espécie outdoor que possui como principal objetivo evidenciar determinada marca ou a empresa. Os totens são muito usados nas fachadas dos estabelecimentos comerciais e podem ser feitos dos mesmos materiais citados acima, para a confecção de fachada.
Além disso, eles podem ser luminosos ou não. Normalmente, o seu formato é verticalizado e eles possuem detalhes que chamam a atenção de quem passa pela rua durante o dia ou a noite.
Dessa forma, é muito importante incluir na estratégia de marketing a forma de divulgar o seu estabelecimento, como uma faixa em lona, por exemplo.
Como usar 3D
Pensando em arquitetura e decoração, o revestimento 3d é um material que está em evidência, pois muito além do efeito, ele proporciona o relevo aos ambientes em que ele é instalado.
Muitas vezes, esse tipo de revestimento substitui o papel de parede.
No caso dos banheiros, por exemplo, o revestimento tridimensional é colocado em uma das paredes, sendo, na maioria das vezes, a parede de fundo do espelho.
Esse tipo de material faz com o ambiente ganhe um acabamento mais detalhado sem ser prejudicado por uma perda de espaço.