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SEO para Voz: Tudo o que você precisa saber sobre onde estamos e para onde estamos indo

A revolução da pesquisa por voz está aqui, e é enorme.

Prevê-se que 50% de todas as sessões de pesquisa nos mecanismos de buscas como o Google serão ativadas por voz até 2026. Mais interessante, de acordo com o Gartner, 30% de todas as buscas estarão sem tela até 2026. Mas, como isso funciona?

Resposta curta: através de assistentes como Alexa da Amazon, Siri da Apple, Cortana da Microsoft, Bixby e Google Assistant.

E graças à proliferação da Inteligência Artificial e outras novas tecnologias, o uso de assistentes se tornará quase onipresente em 2026 e além. Portanto, independentemente de como você olhe, o futuro da pesquisa e do SEO, em particular, é a voz.

É exatamente por isso que reunimos este guia prático – para ajudá-lo a entender o que está acontecendo no mundo do SEO para pesquisa por áudio e saber como isso pode afetar sua marca no futuro.

Vamos começar com o ABC da pesquisa por voz.

O que é a Pesquisa por Voz?

É uma tecnologia de áudio que permite que os usuários obtenham respostas às suas perguntas usando um comando de voz em vez de digitar as palavras-chave em um mecanismo de pesquisa. Graças ao uso cada vez mais difundido de alto-falantes inteligentes, tablets e smartphones, a pesquisa por voz se tornou comum.

A tecnologia de áudio por trás da pesquisa por voz é alimentada pela tecnologia de reconhecimento de fala que ajuda a entender a entrada de voz do usuário com um alto nível de precisão usando aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural.

A partir daí, o assistente de voz envia a consulta para um mecanismo de pesquisa que a processa e retorna a resposta mais próxima possível de qualquer consulta específica.

Embora a pesquisa por voz possa ser um conceito novo e surpreendente, as tecnologias de reconhecimento de voz, como discagem por fala e fala para texto, existem há muitos anos.

Além disso, programas como Google Assistant, Siri, Microsoft Cortana e Amazon Alexa utilizam recursos de pesquisa por voz.

Embora dispositivos específicos possam ser otimizados para pesquisa por voz, marcas, plataformas e sites também podem ser otimizados para isso.

O que é SEO?

SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, que envolve a prática, táticas ou técnicas que as pessoas empregam para melhorar os rankings de pesquisa de seus sites e páginas.

O principal objetivo do SEO é aumentar a qualidade e a quantidade do tráfego de pesquisa orgânica para o seu site e suas páginas constituintes. Quanto mais usuários visitarem seu site a partir dos resultados de pesquisa, maior a probabilidade de você gerar mais leads, aumentar as vendas e aumentar a visibilidade da sua marca.

Por outro lado, você também quer mais tráfego de qualidade porque nem todos os visitantes do site são criados iguais. Afinal, você quer atrair visitantes para o seu site que estão realmente procurando o que você oferece.

Simplificando, se você deseja ser encontrado organicamente on-line por meio de pesquisa, precisa ficar no topo do SEO. Para uma discussão introdutória sobre SEO, você também pode ler nosso artigo: SEO para WordPress.

Como o SEO e a pesquisa por voz estão relacionados?

Em sua essência, a pesquisa por voz está intimamente ligada ao SEO. SEO é a ciência de ordenar os resultados da pesquisa com base na relevância de um artigo específico para uma consulta de pesquisa. A pesquisa por voz usa o mesmo princípio para encontrar a resposta mais relevante.

Mas aqui está o problema. Quando um usuário pesquisa online, ele pode ou não clicar no primeiro resultado da pesquisa. Em outras palavras, mesmo que seu artigo seja o décimo resultado de pesquisa no Google, para um termo específico, você ainda pode obter algum tráfego . Com a pesquisa por voz, as coisas são diferentes – apenas um resultado é lido para o usuário. Nos resultados da pesquisa por voz, o vencedor leva tudo.

Como resultado, os gerentes de SEO devem prestar atenção específica à pesquisa por voz. Se a popularidade da pesquisa por voz continuar a aumentar, mais e mais empresas nunca chegarão à frente de seus clientes ideais.

Aqui está uma lista de seis fatores que os gerentes de SEO podem e devem aplicar em seus esforços de marketing se quiserem que seu conteúdo apareça nos resultados de pesquisa por voz.

(1) Palavras-chave de cauda longa

Se você deseja classificar os resultados de pesquisa por voz, a primeira coisa que você precisa considerar é as palavras-chave de cauda longa que os clientes podem estar pesquisando. Afinal, as pessoas pesquisam de maneira muito diferente usando a voz do que digitam em um mecanismo de pesquisa em um navegador.

Isso é especialmente verdadeiro após a atualização do Google Hummingbird de 2013 , que essencialmente colocou palavras-chave de cauda curta em segundo plano e abriu as portas para otimização de resultados de pesquisa por voz.

A atualização otimizou os resultados da pesquisa para pesquisa semântica, que tenta fornecer resultados mais precisos por meio de uma melhor compreensão da intenção e do contexto do usuário. Como tal, o Google começou a segmentar palavras-chave de cauda longa – aquelas que são estruturadas na forma de frases e sentenças significativas.

As palavras-chave de cauda longa estão alinhadas com o que os pesquisadores por voz estão procurando. Isso ocorre porque quando você fala com um alto-falante inteligente ou faz uma consulta a um assistente de voz, não está fornecendo palavras-chave, mas fazendo uma pergunta.

Por exemplo, quando você pergunta ao Google Assistant: “Qual é o melhor restaurante perto da minha localização”, ele responde instantaneamente fornecendo uma lista dos principais restaurantes mais próximos. No passado, o mecanismo de pesquisa capturava apenas a palavra-chave “melhor restaurante”.

Em suma, o Google leva em consideração toda a pergunta ou afirmação ao processar a consulta de pesquisa.

No ano passado, o Google lançou outra grande atualização de SEO em torno da funcionalidade “As pessoas também perguntam”. Em termos simples, para qualquer termo de pesquisa em que você possa pensar (Google “curso analista da qualidade”, por exemplo), o Google realmente informa quais perguntas as pessoas estão fazendo por meio de pesquisa por voz.

(2) O conteúdo da pesquisa por voz deve ser focado em perguntas frequentes

Para se alinhar melhor com a pesquisa por voz, seu conteúdo deve ser conversacional. Você deve estruturar as palavras-chave neles na maneira como fala. Mais especificamente, o conteúdo deve ser focado em responder perguntas com ‘quem’, ‘o quê’, ‘por que’, ‘como’ etc.

Digamos que você queira se classificar na pesquisa por voz para consultas específicas relacionadas ao marketing digital para indústria. Primeiro, você faz marketing digital para a indústria do Google. Em segundo lugar, você vê as longas perguntas que as pessoas têm para um termo específico (o Google atualiza essas perguntas com frequência, então fique de olho nelas). No momento da escrita, aqui está o que encontramos:

Como você pode ver, todas essas perguntas são do estilo ‘quem’, ‘o quê’, ‘por que’, ‘como’. Eles se referem a perguntas muito específicas que as pessoas têm. Use essas informações e incorpore-as em seu conteúdo. Tenha subseções em seu artigo que respondam diretamente a essas perguntas. Isso aumentará consideravelmente a probabilidade de você ser escolhido pelos mecanismos de pesquisa por voz.

(3) Antecipar perguntas e fornecer respostas

Pesquisadores de voz estão fazendo perguntas diretas a alto-falantes inteligentes e assistentes. Quanto mais direta a resposta, melhor a classificação do conteúdo. Os gerentes de SEO devem tentar antecipar quais perguntas serão feitas e estar preparados com a resposta certa.

Em vez de se concentrar em palavras-chave específicas (o que você ainda pode fazer no nível do artigo!), você deve prestar mais atenção em como os usuários podem formular perguntas específicas. Quando você antecipar essas perguntas corretamente, estará em melhor posição para fornecer uma resposta concisa. O objetivo aqui é centralizar seu conteúdo em torno dessas questões.

(4) O conteúdo ainda é fundamental

Como outros canais de pesquisa, o conteúdo também é fundamental na pesquisa por voz. No entanto, a entrega do conteúdo é diferente.

Na pesquisa por voz, o conteúdo deve ser mais direto, informal e coloquial. O objetivo deve ser responder às perguntas naturalmente.

Outra maneira fácil de descobrir como otimizar a pesquisa por voz é simplesmente usá-la. Depois de criar uma pergunta específica para a qual deseja classificar, faça essa pergunta via Alexa ou Siri e veja o resultado que retorna.

O objetivo com o conteúdo de SEO por voz deve ser sempre apresentar uma resposta melhor e mais concisa do que a que está sendo mostrada a você como usuário.

(5) A intenção de pesquisa é crucial

Conhecer a intenção da pesquisa por voz é metade da batalha do SEO. Você também precisa conhecer o propósito de seus usuários ideais de usar a pesquisa por voz.

Por exemplo, 20% dos adolescentes usam a voz para pesquisar horários de filmes, em comparação com apenas 9% dos adultos.

(6) Segurança do Site e Velocidades de Carregamento

Com o aumento da popularidade da pesquisa por voz, a velocidade de carregamento do site nunca foi tão importante.

Se o seu site demorar para carregar, provavelmente não aparecerá nos resultados da pesquisa por voz (porque levaria muito tempo para o assistente inteligente recuperar uma resposta).

De acordo com a Backlink, 70,4% dos resultados de pesquisa por voz são protegidos por um certificado SSL ou tecnologia de criptografia HTTPS. Certifique-se escolher a melhor hospedagem WordPress para seu site ter melhor velocidade de carregamento.

Conheça os fatos sobre SEO de voz

Até 2026, de acordo com a comScore , as buscas por voz serão responsáveis ​​por aproximadamente metade de todas as buscas.

Se você ignorar o SEO de pesquisa por voz, não estará apenas colocando em risco o futuro da sua marca digital, mas também negligenciando 50% das pessoas que usam a voz para procurar o que você está oferecendo.

Além disso, 30% de todas as sessões de pesquisa serão realizadas sem o uso de uma tela até 2026. Em outras palavras, cerca de um terço de todas as pesquisas serão feitas usando alto-falantes inteligentes sem tela (como alto-falantes inteligentes). As pessoas vão fazer compras, procurar receitas ou pesquisar sua próxima casa usando apenas assistentes de voz.

Além disso, a pesquisa por voz está desempenhando um papel cada vez maior nas compras e no comércio eletrônico. A CTA diz que 25% dos compradores usaram assistentes ativados por voz em suas compras de fim de ano de 2024. 

A outra coisa a considerar é que a pesquisa por voz está se tornando local.

Os especialistas relatam que as pesquisas móveis realizadas por meio de assistentes de voz têm três vezes mais probabilidade de serem locais do que as pesquisas baseadas em texto. Esta é uma grande vantagem para as empresas que estão tentando aumentar seus esforços de SEO local.

Por que as empresas devem se preocupar com a pesquisa por voz?

Os alto-falantes ativados por voz conquistaram o mundo. Eles são usados ​​no quarto, cozinha, sala e banheiros, só para citar alguns lugares. Mas esses dispositivos bacanas vão além da sua casa – a pesquisa por voz também tem um lar aconchegante em nossos smartphones, tablets e outros aparelhos.

Então, por que as empresas devem prestar atenção à pesquisa por voz?

Embora o Google não tenha incorporado oficialmente a pesquisa por voz em seu algoritmo universal, ainda está desempenhando um papel crucial na pesquisa semântica. Afinal, as pesquisas por voz são fundamentalmente diferentes das pesquisas baseadas em texto em termos de resultados e das próprias consultas.

Aqui estão as principais razões pelas quais as empresas precisam focar sua atenção em SEO para pesquisa por voz:

(a) Fique à frente da curva

As empresas terão agora que começar a criar estratégias para apoiar efetivamente a pesquisa por voz se quiserem permanecer à frente de seus concorrentes. Lembre-se de que o valor do mercado de alto-falantes ativados por voz deve chegar a US$ 30 bilhões até 2024.

Se você não entrar no movimento de busca por voz cedo o suficiente, você vai se recuperar enquanto seus rivais colhem os benefícios. Não se esqueça de que a classificação de pesquisa orgânica leva tempo e exige esforços bem antes do tempo.

(b) Fique à frente do Google

Se o passado do Google é algo para se passar, é apenas uma questão de tempo até que o gigante das buscas incorpore o elemento de busca por voz em seu algoritmo oficial. Assim que fizer isso, o Google começará a dar prioridade de classificação a empresas e marcas que incluíram a pesquisa por voz nas estratégias gerais de SEO.

Então, é sua escolha. Você quer ficar por dentro do SEO para pesquisa por voz agora? Ou mexa com o resto assim que o Google fizer a atualização.

(c) Não subestime os usuários de pesquisa por voz

Com cada vez mais clientes confiando na pesquisa por voz, os números que usam apenas a pesquisa baseada em navegador continuarão diminuindo.

Portanto, não se adaptar para incluir clientes que preferem a pesquisa por voz pode levar à perda de um grande número de clientes.

A última coisa que você quer é correr o risco de perder cerca de 20% dos consumidores que já estão usando ativamente a pesquisa por voz para pesquisar, fazer compras e outros enfeites.

(d) Certifique-se de que sua empresa pode ser descoberta

A descoberta de negócios geralmente é o primeiro passo na aquisição de clientes.

Melhor ainda, a pesquisa por voz pode ajudar sua empresa a ser descoberta por aqueles que estão tentando encontrar o lugar mais próximo para fazer compras, beber, relaxar, fazer compras etc. Dado que mais e mais pessoas estão em movimento e evitam usar telas, a pesquisa por voz afetará diretamente o seu negócio.

(e) Comércio Eletrônico de Voz

Em um futuro próximo, mais e mais compradores recorreram a seus alto-falantes inteligentes e assistentes de voz, como Siri ou Alexa, para fazer compras. Não importa como você olhe, isso leva as empresas a se prepararem para um mundo de comércio eletrônico orientado por voz.

As consultas de voz são conversacionais e têm palavras-chave de cauda longa: isso significa procurar palavras-chave de cauda longa enquanto cria conteúdo natural e conversacional por natureza. O conteúdo deve ser capaz de responder quem, porquê, como, quando, quais perguntas.

Uma boa porcentagem de consultas de audio é para conteúdo local: isso significa que seu conteúdo deve ser projetado de forma que incorpore a localização. Deve incluir elementos locais, como bairro, cidade e tags “perto de mim”.

Os usuários pesquisam com intenção e desejam resultados imediatos: A pesquisa em navegadores é feita para pesquisar um assunto. A pesquisa por voz é mais focada na intenção . Muitas vezes, as pessoas que usam a pesquisa por voz também dão o próximo passo ao fazer um pedido ou entrar em contato com uma empresa. Portanto, o conteúdo deve ser otimizado para que o mecanismo de pesquisa classifique o negócio no topo dos resultados.

Comece a otimizar sua estratégia de conteúdo para pesquisa

Otimizar para snippets em destaque: as empresas devem aprender como obter snippets em destaque para seus sites. Ele vem com vários benefícios para o seu site e marca:

  • Ajuda a se preparar para o futuro.
  • Também beneficia o site imediatamente com maior tráfego.
  • Ajuda a aumentar sua taxa de conversão e geração de leads
  • Se bem feito, pode aumentar o reconhecimento da sua marca

Crie e otimize uma interface de conversação: saiba como consumir uma consulta de pesquisa por voz e fornecer resultados para satisfazer uma consulta. Por exemplo, na pesquisa tradicional, um usuário primeiro pesquisa um produto, depois filtra os resultados, depois vai para uma página de detalhes do produto e, finalmente, faz o pedido do produto. No entanto, usando a pesquisa por voz, um usuário pode dizer ao mecanismo exatamente o que deseja, pulando várias etapas intermediárias. O algoritmo deve ser inteligente o suficiente para entender e traduzir essa conversa.

Otimize para SEO local: use elementos para oferecer resultados de pesquisa localizados que atendam à consulta imediata de um usuário e forneçam respostas relevantes ao que eles estão procurando. Certifique-se de que todos os detalhes de contato e referências à empresa estejam listados corretamente para dar suporte à localização.

Use a marcação de esquema: a marcação de esquema permite que os mecanismos de pesquisa entendam uma página de maneira mais estruturada e, portanto, realizem seu propósito. Portanto, a marcação de esquema adequada ajudará o site a aparecer no topo dos resultados da pesquisa, tornando mais provável que os assistentes de voz o peguem como parte dos resultados da pesquisa. 

Conclusão

A voz é a próxima grande fronteira dos resultados de pesquisa.

E com um número crescente de usuários todos os dias, está se tornando evidente que a pesquisa por voz será igual (senão mais importante que) à pesquisa tradicional em um futuro próximo.

Na verdade, espera-se que um dia supere a busca tradicional.

O que a pesquisa por voz significa para as empresas?

Lembre-se de que, com a pesquisa tradicional, os usuários ainda têm a opção de rolar para baixo para ver todos os dez resultados em uma página, ir para a próxima página e assim por diante.

Mas eles terão paciência para ouvir todos os dez resultados e depois querer ainda mais? Altamente improvável.

Então, a hora de otimizar e estar preparado para o futuro é agora.

Para passar para a próxima fase e ficar à frente de seus concorrentes, as empresas precisam começar a trabalhar em sua estratégia de pesquisa por voz agora.

Não é uma tarefa impossível.

Ele só precisa de uma compreensão completa do que precisa ser feito, como precisa ser feito e uma maneira de implementá-lo.

Os benefícios são imensos.

Seu negócio e sua marca serão descobertos por toda parte, suas vendas vão explodir e você fornecerá aos seus clientes a melhor experiência do usuário.

A melhor SEO de pesquisa por voz se traduz em tráfego de maior qualidade orgânica, melhor engajamento e mais visibilidade da marca.

As oportunidades são realmente ilimitadas com a pesquisa por voz.