A procura por uma escola para matricular os filhos pode ser um processo demorado e que deve ser feito com paciência e com bastante atenção. Afinal, é preciso prestar em variados aspectos que vão desde a infraestrutura até as questões qualitativas como opiniões de alunos, professores e da própria direção da escola.
Esses aspectos são muito importantes, pois este é um ambiente e um espaço em que será responsável pela construção da cidadania e do conhecimento dos alunos ao longo de variados anos.
Além do mais, as experiências adquiridas nas escolas, como em aula de canto para iniciantes, esportes e conversa com professores influenciam muito no futuro profissional.
Uma escola além de ensinar para vida também prepara os alunos para enfrentar os vestibulares, seja o famigerado ENEM – Ensino Nacional do Ensino Médio ou de universidades privadas.
No presente texto falaremos sobre alguns aspectos que são importantes para que a escolha da escola possa ser feito de forma qualitativa e bastante racional.
Esses aspectos são muito importantes e que envolvem desde a capacidade da escola de estabelecer o controle de patrimônio, como entre outros.
Os fatores relevantes para a escolha de uma escola
Para que a escola seja escolhida é necessário realizar uma triagem entre as escolas, sendo a primeira delas a distância frente a residência.
Esse ponto é muito importante para que seja mais confortável para os pais e para os alunos a locomoção entre um entre outros.
Além da distância, é preciso levar em consideração pontos que relacionam a escola e seu ensino frente a família, assim, os aspectos como valores podem ser observados de forma mais perto e atrair mais os familiares.
Abaixo falaremos sobre outros aspectos:
1. Valores
Esses aspectos são muito importantes para atrair a família, pois são os parâmetros que a escola usa na gestão e também na lida com problemas.
Valores que lidem como a tecnologia, aprimorando uma cultura da inovação, usando-se sempre computador novo para os alunos, aulas de tecnologia, valores que lidem com tolerância, inclusão, são alguns dos que podem ser defendidos pelas escolas.
2. Proposta de ensino
As propostas de ensino são importantes para saber qual são as aprendizagens que a escola propõe. Há dimensões culturais, outras mais políticas, outras voltadas para o desenvolvimento artístico ou esportivas.
Além do mais, essa proposta de ensino também ajuda na preparação do vestibular. Assim, essa proposta está firmada em um documento obrigatório da escola conhecido como Projeto Político Pedagógico (PPP) e deve ser embasado em teorias da educação consolidadas.
Essas propostas estão desde a creche infantil até escolas de ensino médio e ensino fundamental.
3. Mensalidade
Outro ponto importante para a escolha do colégio é o valor da mensalidade ou elementos que permitem que essa mensalidade seja menor, trazendo benefícios para a família.
Esses são alguns dos fatores importantes para que os pais escolham o colégio, porém, há outros aspectos que devem ser observadas como:
- O treinamento dos funcionários e dos professores;
- As atividades extracurriculares como aula de dança forró;
- Valorização da transparência;
- Desempenho nos vestibulares.
No tópico abaixo falaremos sobre algumas atividades extracurriculares que podem ser ofertadas pelas escolas e como elas são importantes para o desenvolvimento de um ensino adequado e importante.
As atividades extracurriculares de uma escola
A escola, geralmente, possui um currículo obrigatório que envolve as disciplinas mais gerais como matemática, biologia, história, português e outras, e que são indispensáveis e fundamentais para que os estudantes conheçam o mundo e como ele funciona.
No entanto, além do desenvolvimento intelectual é necessário que outras habilidades sejam estimuladas nos alunos.
Assim como um aluno de informática aprende sobre hardware desmontando um notebook seminovo, um aluno desenvolve suas habilidades estando realizando.
Deste modo temos o que chamamos de atividades extracurriculares, que são aulas que acontecem geralmente no contra turno e que são muito importantes para o desenvolvimento socioemocional, afetivo e cognitivo dos alunos, no geral.
Existem uma série de atividades extracurriculares que podem ser ofertadas pelas escolas que vão desde aulas até oficinas. Assim, as atividades extracurriculares são esportes diversos, oficinas de teatro, natação, artes plásticas, audiovisual e muitas outras.
Neste sentido, entendemos que a escolha de um colégio é muito complexa e que envolve uma série de elementos e fundamentos que são extremamente importantes, e os pontos que apresentamos aqui ajudará os pais e familiares que estão na procura por escolas que visem a qualidade da aprendizagem.