Empreender é uma jornada complicada, que tem inúmeros desafios, sendo que muitos desses estão atrelados há uma objeção, que é qual o nicho que deverá atuar e quais modelos de lojas são melhores.
Um desses nichos que vêm sendo procurado gradativamente é do setor de cama, mesa e banho. Esses são produtos de consumo, que são chamados de permanentes. O motivo de serem permanentes é que fazem parte da necessidade constante na casa das pessoas.
Entretanto, mesmo sendo um item de consumo permanente, o comerciante que deseja empreender sobre esse produto, deve ter em mente que é preciso sempre tomar atitudes para que seu produto venda, seja ele um cobertor popular ou então uma peça de roupa. Caso contrário, não se destacará no mercado, perdendo vendas.
É importante lembrar também que a compra de produtos não está apenas atrelado a necessidade da pessoa, mas a uma boa promoção e até mesmo um impulso do cliente.
Por isso, que estar atento aos diversos tipos de estratégias, é importante para o desenvolvimento desse setor.
Defina o tamanho da sua loja
Para você que pretende ingressar nesse nicho, deve compreender em qual escala será seu negócio. Após isso, escolher um local bem localizado, ou que então permita com que as pessoas tenham um acesso facilitado. Faça um plano de negócios para avaliação dos riscos.
É necessário também fazer uma pesquisa prévia para avaliação do nível de procura existente por esses produtos no local de instalação, para que então que sua loja sirva como uma resposta a uma demanda existente.
Você não montará uma loja de toalha em um local que o forte é a venda de camisa social feminina, masculina, infantil, por exemplo.
Assim, o seu produto sempre terá melhor funcionalidade em locais onde é costume fazer a procura por tais insumos, assim, o centro de cidade, lojas de roupa próxima e então ruas populares são uma ótima pedida para o sua instalação.
É aconselhável um lugar de aproximadamente 60 m², para que tenha uma estrutura garantida com:
- Área de exposição;
- Venda de produtos;
- Banheiros;
- Escritórios.
Além disso, é preciso investir em uma boa iluminação e ventilação para que os clientes tenham uma boa experiência com a marca.
Encontre bons fornecedores
Para que sua empresa tenha bons produtos, é necessário que se tenha contato com bons fornecedores. Um bom fornecedor nem sempre será o mais barato, mas traz um produto com mais qualidade.
Dessa forma, se seu foco for o público infantil, é preciso fornecedores de qualidade para cobertor de bebe e muitos outros insumos.
Com relação aos enxovais, sempre é recomendado comprá-los direto dos fabricantes, para que assim seja possível um preço acessível e também produtos de altíssima qualidade. Para isso, é preciso procurar locais que vendam e façam enxovais para o lar.
Para que sejam encontrados bons fornecedores, uma consultoria empresarial SP pode ajudar, pois, favorece contatos e são traçadas estratégias para fechar negócios limpos e com ótima qualidade.
Tipos de produtos que podem estar a venda
Uma loja de cama, mesa e banho deve principalmente investir em variedade de produtos, tudo para que os clientes se afeiçoem a marca. Assim, é preciso fazer investimento em modelos, cores, e muitos formatos.
Assim, podemos listar uma sequência de produtos que podem ser disponibilizados para os clientes nas lojas:
- Toalhas de banho, rosto e mesa;
- Tapetes;
- Variados modelos de enxovais;
- Lençol;
- Fronhas;
- Algumas empresas disponibilizam camisa social para uniforme.
Além disso, é preciso um conhecimento aprofundado sobre o mundo que cerca esses produtos, as novidades, os tipos de tecido e muitos outros detalhes.
Algumas lojas começam a investir na produção de seus próprios produtos, tornando-se atacadistas.
O marketing é a alma do negócio
Assim que a loja é montada, é preciso investir em uma boa comunicação, tanto visual como de estratégias de promoção e assim por diante, para que produtos como cobertor de orelha, almofadas e muitos outros possam ser vendidos com facilidade.
Dessa maneira, toda a campanha de marketing deverá ser focada na fidelização do cliente, seja por meio digital ou por meio das mídias mais tradicionais, por exemplo televisão, rádio, panfletagem e assim por diante.
Uma boa loja não é composta apenas de bons produtos, mas sim de todo um plano de estratégias, dessa maneira, seja uma loja de cama, mesa e banho ou de qualquer outra espécie.