A fusão do mercado com a Internet leva a múltiplas estratégias para criar e impulsionar negócios. Nesse cenário, o e-commerce assumiu uma posição de destaque, pois inclui as vendas por meio digital. Desta forma, as empresas que trabalham apenas com a loja física também começam a apostar neste modelo de negócio. É muito comum nos dias de hoje encontrar marcas que só funcionam na internet ou estão procurando explorar as duas alternativas.
O marketing digital tem conquistado um lugar de destaque nesse cenário, pois é uma forma de aumentar o reconhecimento da marca na Internet, que não apenas estabelece interações diferenciadas com os clientes, mas também atrai novos negócios. Naturalmente, o modelo de negócios deve ser muito claro para possibilitar a criação de projetos e estratégias consistentes.
Em geral, existem duas categorias principais em que o e-commerce pode operar: B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer). O primeiro caso abrange as transações comerciais entre empresas, como fabricantes de automação industrial que atendem empresas de grande porte, onde a automação é algo necessário atualmente.
Uma característica marcante de algumas formas de vendas entre empresas é a compra a granel. Os dois métodos comumente encontrados no mercado são o atacado e o varejo, sendo que este último envolve a compra de produtos em pequenas quantidades e muitas vezes a preços mais elevados. Por exemplo, as empresas do segmento de férias podem procurar distribuidores ou fabricantes para atacado de brindes personalizados diferentes para ser entregue após o período de férias. No entanto, embora comum nos negócios, grandes quantias de dinheiro não são necessárias em todas as transações comerciais.
O B2C, ao contrário, corresponde à transação mais comum, em que a empresa atende o indivíduo, podendo também designar esse tipo de cliente como consumidor final. Este é um modelo de negócios amplamente adotado por varejistas e agentes. É importante que o modo de atuação, bem como as questões relacionadas à identidade corporativa e público-alvo, estejam corretamente definidos, porém, cabe mencionar que em ambos os modelos, o marketing técnico Qualquer número pode ser aplicado para se destacar no mercado, mas as particularidades de cada caso devem ser respeitadas.
Principais estratégias de marketing digital que podem ser utilizadas no e-commerce
Uma das principais estratégias de marketing digital envolve conteúdo, e quando se trata de e-commerce, existem duas. descrição e outro por meio de um blog com conteúdo relacionado. Com essas estratégias, a importância de entender as especificidades do seu negócio pode ser melhor compreendida, pois a forma de abordar e utilizar cada plataforma digital será determinada pelo seu público-alvo e características.
As pessoas utilizam amplamente os mecanismos de busca para encontrar os serviços ou produtos que procuram e descrições completas podem garantir um bom posicionamento e atração do consumidor. Para isso, são aplicadas diversas técnicas, principalmente relacionadas à estrutura do texto. Isso também funciona no caso de blogs, que normalmente têm mais conteúdo, mas são ideais para branding, especialmente para mostrar um serviço ou produto.
Outras possibilidades que podem ser utilizadas são as interações mais diferenciadas nas redes sociais, como:
Enquete;
Divulgação de depoimento;
Compartilhe notícias;
Conteúdo Exclusivo.
Além disso, existe o e-mail marketing, no qual o conteúdo pode ser comunicado aos potenciais consumidores de forma atrativa. Esses são os e-mails que os usuários costumam assinar para obter informações sobre novidades e promoções da empresa. Por exemplo, os usuários podem pesquisar por uma fabrica de etiquetas de código de barras e encontrar marcas interessantes, seguindo feeds em sua plataforma para impulsionar essas assinaturas.
Quais são as implicações para a captura de leads?
Antes de mais, é importante salientar que quando falamos de marketing digital, um potencial cliente inclui um potencial consumidor que demonstrou interesse no serviço ou produto oferecido pela empresa fornecedora, como por exemplo, uma gráfica digital em Campinas. Por esse motivo, a prospecção é muito direcionada e crucial nesse cenário, onde, essencialmente, o interesse é detectado pelo preenchimento de formulários e assinaturas. , conforme discutido anteriormente ao abordar o e-mail marketing.
Claro que não há garantias. Por exemplo, alguém que observou e manifestou interesse em uma cadeira de acrílico de uma determinada empresa não necessariamente a comprará. No entanto, os leads são oportunidades importantes porque significam que os usuários consideraram ou consideraram a empresa como uma possível solução para uma necessidade existente. Por isso, é importante que as ações sejam claras e específicas, assim como as plataformas escolhidas para a ação.
Indiscutivelmente, as estratégias acima podem ajudar a converter esses potenciais consumidores em clientes, pois estimulam mais engajamento, principalmente por meio de conteúdos bem estruturados e relevantes. Afinal, os consumidores querem uma solução e, por meio do marketing digital, podem ser alcançados com mais facilidade.