Você já ouviu falar no MEI? Esta sigla significa Microempreendedor Individual e serve para formalizar o trabalhador individual como um pequeno empresário que abra seu próprio negócio e tenha CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ou a identificação das empresas.
Com o CNPJ, o pequeno empreendedor pode aproveitar as vantagens de ser MEI.
Como funciona o MEI?
O MEI é livre de impostos federais e de toda a tributação mais complicada de grandes empresas, no entanto, é cobrado todo mês um imposto único, que também serve como contribuição para a aposentadoria e dá direito a auxílio financeiro em caso de doença ou licença maternidade.
Qualquer trabalhador autônomo que preste serviço ou venda produtos pode ser MEI, desde que não ultrapasse a receita de 81 mil reais por ano, não tenha participação em outra empresa como sócio ou titular e tenha, no máximo, um empregado contratado que receba um salário mínimo ou o piso da categoria.
No entanto, caso seu negócio não esteja dando certo, existe a possibilidade de fazer o fechamento de empresa mei ou dar baixa.
Muitos empreendedores acreditam que para efetuar o cancelamento, basta deixar de pagar, no entanto ele só é feito após 12 meses de inatividade e ainda pode acumular débitos.
Para dar baixa é simples: se houverem taxas pendentes é necessário que elas sejam pagas e confirmar todas as
Declarações Anuais do Simples Nacional (DASN SIMEI).
Caso os pagamentos pendentes não sejam feitos, eles serão cobrados futuramente com juros e multa.
Uma vez que é feita a baixa do MEI não há como reverter o processo, portanto, reflita se realmente quer fazer o cancelamento.
No entanto, as chances de seu MEI não dar certo são mínimas se você estiver direcionando corretamente seu negócio.
Como abrir a minha própria empresa?
Para iniciar uma empresa no mercado, existem diversas opções e possibilidades de vendas que podem ser feitas e outros projetos que podem ser desenvolvidos. Um exemplo é abrir uma escola de música.
Escolas de música trabalham com uma variedade imensa de público e podem oferecer aulas de diversos instrumentos, tais como:
- Violão;
- Trombone;
- Guitarra;
- Canto;
- Bateria;
- Flauta;
- Ukulele.
Muitas pessoas procuram por aulas destes instrumentos por serem mais famosos e por gerarem maior interesse, podem favorecer escolas que oferecem aulas.
Atualmente, o interesse pela música, principalmente por aula de violão, entre os jovens é muito grande, visto que boa parte deles busca aprender a tocar este instrumento como forma de se expressar, por gostar ou até mesmo para seguir carreira.
A música também pode ser utilizada como forma de tratamento ou até mesmo para tirar a atenção de crianças e jovens de outras distrações.
Embora muitos adultos também se interessem em aprender a tocar instrumentos, é possível dizer que a demanda entre jovens e crianças é muito maior.
Escola de musica SP é uma ótima oportunidade para iniciar o seu próprio negócio.
Por ser uma cidade muito movimentada e com uma variedade imensa de pessoas, abrir uma escola de música na região de São Paulo pode trazer muitos benefícios ao dono do negócio por proporcionar oportunidades de fazer o projeto crescer.
Outro curso que possui uma grande demanda de busca é a aula de canto, na qual podemos notar que pequenos talentos surgem com maior facilidade na sociedade moderna.
Podemos ver, através da internet, diversas crianças e adolescentes mostrando seus talentos vocais através de vídeos e performances.
Desta forma, fazer aulas de canto auxilia no controle e reconhecimento do tipo de voz, fazendo com que a procura também seja grande para indivíduos que pretendem seguir carreira como cantores.
Outra opção de negócio é a fábrica de chinelos. Já parou para pensar como eles são produzidos? Geralmente, são utilizadas facas para chinelos flat para moldar o material que serve como base do chinelo.
As facas flat são o modelo mais comum de chinelos que encontramos em mercados ou lojas que os vendem.
Para iniciar uma empresa que fabrica e vende chinelos há a possibilidade de adquirir a maquina de fazer chinelo que auxilia na produção e que é mais rápida que o trabalho manual, visto que ela produz mais em menor tempo.
Iniciar um projeto como MEI e ter seu próprio negócio pode não ser fácil, mas com um pouco de coragem e investimento, torna-se possível começar como uma pequena empresa e, posteriormente, transformá-la num grande negócio.