Redes sociais: saiba como vender mais

É uma realidade nos dias de hoje que grande parte das pessoas se conecta às redes sociais por meio de dispositivos móveis, como tablets, computadores e celulares. 

Isso mesmo, segundo dados de uma pesquisa realizada pela empresa eMarketer, uma em cada três pessoas usa ou já usou redes sociais. 

Essas informações mostram  como essas plataformas digitais estão cada vez mais integrando a vida das pessoas e suas respectivas relações pessoais e profissionais. 

Além disso, outro estudo da ComScore constatou que o Brasil é um dos países onde a população passa mais tempo lendo e produzindo conteúdo no Facebook. 

Tudo isso prova que as mídias sociais não podem ser ignoradas pelas empresas, que podem gerar enormes lucros com as estratégias digitais certas. 

Por exemplo, marcas de diversas áreas, desde lojas de ferramentas até empresas de serviços de engenharia elétrica,  podem ser incluídas nas redes sociais. 

Nesse sentido, o texto a seguir aborda o conceito de redes sociais e como elas podem ser utilizadas para  estratégias corporativas comuns. 

Quão importante é a rede social 

Na verdade, a rede social é uma grande mania nos dias de hoje. 

Isso decorre do fato de que  visam atingir um objetivo principal: desenvolver e otimizar as relações humanas. Assim, essas plataformas digitais podem atuar como excelentes canais de comunicação, proporcionando determinadas ações comerciais que antes não eram possíveis. 

É por isso que as empresas investem muito na construção de uma imagem positiva nas redes sociais. 

Além disso, esses canais digitais promovem um tipo de contato que não existia antes. 

Em outros momentos, a comunicação criada pelas empresas é baseada em uma via de mão única. 

Em outras palavras, a fofoca só vem das marcas e vai direto para os ouvidos dos consumidores. 

Hoje, com as mídias sociais, os clientes podem ouvir suas vozes e usar ferramentas digitais para se expressar e se comunicar com as empresas. 

Dessa forma, algumas ações, como fazer reclamações, tirar dúvidas e enviar sugestões, ficaram mais fáceis graças à rede social, que conta com campos como a seção de comentários do consumidor. 

 Este é um grande benefício tanto para as empresas quanto para os clientes, pois se as pessoas tiverem melhor acesso às informações sobre os produtos que  desejam, as marcas poderão obter informações sobre suas operações no mercado. 

Assim, o site de uma empresa que presta serviços de manutenção de sites, por exemplo, pode julgar a qualidade de seu trabalho registrando reclamações em seus registros oficiais.

Outra novidade das redes sociais hoje é que elas recebem ferramentas e equipamentos para facilitar ou realizar vendas virtuais. 

Isso aconteceu em plataformas como o Facebook, que têm seu próprio mercado (ou seja, um espaço onde os usuários podem colocar produtos à venda). 

Outros aplicativos, como o Instagram, permitem que determinados perfis incluam links para fotos que direcionam os usuários para seu próprio espaço comercial. 

Com isso, as empresas ganham uma grande vantagem para sua imagem: a ação é interativa e  as torna acessíveis a todos, quebrando a ideia de distração entre vendedores e clientes. 

Como acontecem as divulgações nas redes sociais 

As divulgações de qualquer tipo de conteúdo nas redes sociais, sejam relacionadas à empresa ou  seus produtos, podem ser feitas de duas formas principais: gratuitas ou pagas. 

Isso significa que as informações podem chegar aos usuários das redes sociais por meio das páginas e perfis que  seguem e por meio de investimentos que ampliam o  alcance de determinadas publicações. 

Então, se um site de uma empresa de criação de sites Curitiba, por exemplo, publica um vídeo em seu perfil sem um impulsionamento pago, é improvável que esse conteúdo alcance um grande número de pessoas, grandes pessoas em sua rede de seguidores. 

Esse recurso está presente na maioria das redes sociais e é visto por elas como uma forma de melhorar a experiência do usuário. 

De fato, do ponto de vista dos desenvolvedores, se as pessoas visualizarem as postagens das pessoas que  seguem, haverá milhares de conteúdo para ver e esse fato não permitirá que o usuário visualize um pouco de cada endereço.

Basta dizer que a capacidade de uma empresa de chegar a uma mensagem sobre educação, por exemplo, pode ser mais fraca do que o esperado. 

No entanto, existem estratégias que podem ser utilizadas para superar as limitações de alcance e otimizar a entrega de conteúdo orgânico, que podem ser resumidas como: 

  •  Conheça o público da sua marca; 
  •  Determinação do objeto social; 
  •  Faça um plano eficaz; 
  •  Conheça as estratégias de seus concorrentes; 
  •  Manter a periodicidade; 
  •  Criar relacionamento com o público; 
  •  Desenvolver ações criativas; 
  •  Desenvolvimento de rede.

Definindo as ações da empresa nas redes sociais

Antes de se posicionar como uma figura poderosa e influente nessa parte da rede social, as marcas devem identificar os seguintes fatores relacionados à comunicação: Seu próximo: 

  •  Quem será ela? 
  •  O que será dito? 
  •  Quando será pronunciado? 
  •  Onde será pronunciada? 

1) Desenvolvimento a persona

O desenvolvimento da persona nada mais é do que o ato de pesquisar e identificar o tipo de pessoa que seria considerado o consumidor ideal de uma empresa. 

No entanto, isso não pode ser feito usando apenas informações básicas fornecidas por outros conceitos, como público-alvo (incluindo idade, sexo, classe social, localização etc.), geografia, entre dados de clientes), mas também por meio de características comportamentais pessoais. 

Assim, para definir sua personalidade, uma marca deve atentar para exemplos de dados de seus consumidores: 

  • Seus gostos; 
  • Seu trabalho; 
  • Suas preferências; 
  • Suas desejos; 
  • Seus sonhos. 

Exemplo de persona

Para esclarecer a questão da persona, podemos pensar em um personagem desenvolvido por uma faculdade que oferece determinados cursos

Sua persona se chama Carlos, 54 anos. Ele é engenheiro mecânico e faz manutenção de máquinas regularmente. Seu sonho é poder ter sua própria oficina em casa. Carlos estava muito interessado em cursos sobre trens, guindastes e carros. Por isso, acessa constantemente as redes sociais para ler o conteúdo de revistas especializadas em consertos, ferramentas e maquinários.

2) Criação de Conteúdo 

Uma empresa não pode prosperar em uma rede social se não definir seus objetivos para esse tipo de plataforma. Só assim as estratégias certas podem ser criadas de acordo com o público-alvo. 

 A melhor forma de se posicionar com precisão nas redes sociais é através da única forma de ação que existe: posts. 

Portanto, é essencial que as marcas publiquem seu próprio conteúdo ou compartilhem com outras para atrair cada vez mais a atenção das pessoas. 

Eles procurarão saber mais sobre determinadas informações e, como resultado, poderão se deparar com o produto da empresa. 

Um exemplo pode ser a página oficial de uma empresa terceirizada de limpeza de escritório. Ela pode criar postagens no Facebook falando sobre os benefícios de buscar uma empresa terceirizada para limpeza de escritórios. 

Se alguém estiver interessado neste tema, estará mais perto de conhecer os serviços desta empresa. 

 3) Mantendo  presença 

É fundamental que uma empresa se mantenha ativa postando continuamente. Assim, quanto mais conteúdo interessante uma conta em uma rede social tiver, maior será o seu alcance. 

Como resultado, as marcas devem estabelecer planos semanais ou até mensais, por exemplo, criando postagens diárias para engajar seus seguidores enquanto discutem vários tópicos. 

Por exemplo, uma empresa  de estruturação financeira pode determinar quais tipos de conteúdo serão publicados em determinadas datas para disponibilizar ainda mais a seus assinantes e clientes em potencial. 

4) Multiplicação de redes 

Dependendo do caso, uma empresa pode optar por utilizar diferentes plataformas e diferentes redes sociais  para publicar seu conteúdo. 

Só assim pode-se atingir determinados públicos de diversas formas, o que pode ampliar a rede de relacionamentos de uma marca. 

No entanto, é importante ficar atento aos limites de atuação de cada rede social, pois o tipo de conteúdo publicado no Facebook pode não ser o mesmo do Instagram, por exemplo. 

Nesse sentido, uma marca especializada em piso gail industrial não pode compartilhar o mesmo vídeo de minutos no Instagram, pois a rede social suporta apenas conteúdos de até um minuto. 

 

Assim, a julgar pelas informações acima, parece que a rede social atual é uma ferramenta básica para o posicionamento  da marca na Internet. 

De fato, a mídia digital está se tornando cada vez mais  parte da vida das pessoas. 

Então é uma forma das empresas ganharem ainda mais reputação, adaptando novos métodos de comunicação para demonstrar inovação. Como resultado, as marcas podem se destacar de seus concorrentes.