Nos espaços de trabalho é comum haver cobrança de metas, seja a nível institucional – ou seja, de toda a empresa –, ou a nível de cada funcionário. A questão é que muitas vezes a cobrança excessiva camufla um caso de assédio moral no ambiente de trabalho, o que causa o adoecimento de trabalhadoras e trabalhadores nesses espaços.
O problema é que muitas pessoas não são orientadas a conhecer o assédio moral o que é, como detectar seus sinais e o que fazer quando estão vivenciando esses casos. Com a Contato Seguro, criamos algumas sessões para esclarecer o que é assédio moral, e como se proteger nos ambientes de trabalho. Você pode conferir a lista a partir de agora.
Cobrança Excessiva de Metas: Entre o desafio e o assédio moral
Para muitos trabalhadores, a linha que separa a cobrança de metas e o assédio moral não é suficientemente clara. Muitas empresas trabalham com metas a serem cumpridas ao longo de um determinado período de tempo, e até mesmo com um sistema de “recompensa” se as metas forem atingidas.
No entanto, além de incentivar a competição entre os funcionários, muitas vezes desgastando as relações de trabalho, a cobrança excessiva de metas vem mascarando uma forma grave de violência no ambiente de trabalho: o assédio moral.
Quando a cobrança de metas se torna abusiva
Segundo Hirigoyen (2002, p.17), o assédio moral no trabalho refere-se a qualquer comportamento abusivo, seja gestual, verbal, comportamental ou atitudinal, que viole a dignidade ou à integridade psíquica ou física de uma pessoa, podendo ameaçar seu emprego ou prejudicar o ambiente de trabalho.
Portanto, não importa se são colocadas metas a serem cumpridas numa relação de trabalho, se são impostos prazos e condições totalmente inadequados, se o trabalho é inviabilizado ou se sua realização é dificultada de alguma maneira, ou se houver agressão verbal e/ou física. Isso tudo é caracterizado como assédio moral.
As consequências do assédio moral no ambiente de trabalho
Graves consequências vêm do assédio moral, especialmente para o trabalhador, sendo a parte “mais fraca” nas relações de poder. Por causar o adoecimento dos funcionários, também traz prejuízos para as empresas, pois prejudica as boas relações nesses espaços, o que impacta diretamente em sua produtividade, rotatividade dos contratados, demissões, etc.
Para combater o assédio moral nos ambientes de trabalho, é necessário tornar esses espaços seguros, criando ações que busquem esse tipo de violência nos locais de trabalho. Para isso, vejamos algumas dicas sobre como criar um ambiente saudável para toda a equipe.
Criando um ambiente saudável: Estabelecendo metas justas e motivadoras
Para combater o assédio moral no ambiente de trabalho, primeiramente, é preciso saber que ele se manifesta de diferentes formas e segmentos. Portanto, a discriminação por cor, gênero, idade, capacitismo entre outras, manifestam-se nos casos de assédio moral. É preciso investir em formações adequadas, como cursos e palestras que conscientizem os trabalhadores sobre esse tipo de violência.
Além disso, a cobrança de metas deve ocorrer de forma justa e não discriminatória, onde todos podem realizar o trabalho com as mesmas condições, sem incentivar a concorrência e competição injusta entre os trabalhadores.
Protegendo-se contra o assédio moral no trabalho
Se você se encontra em uma situação que caracteriza assédio moral no ambiente de trabalho, o melhor a fazer é buscar orientação jurídica, além de consultar o sindicato correspondente à sua categoria. O sindicato poderá acolher seu caso, analisando juntamente com a assessoria de seus advogados, e buscar a melhor maneira de resolver a situação.
Caso ocorra uma ação judicial e seus advogados busquem uma indenização por danos morais, é preciso apresentar provas de que houve de fato um caso de assédio. Para isso, recomenda-se anotar com detalhes as situações em que ocorreram assédio, além de buscar apoio com os colegas de trabalho, especialmente se alguém testemunhou um caso de assédio.
Estratégias para erradicar o assédio moral nas empresas
Após conversar sobre assédio moral o que é, as formas como se manifesta e quais providências tomar em caso de ocorrência, é preciso tomar medidas adequadas para que esses casos não ocorram no ambiente de trabalho.
Para combater o assédio moral nesses espaços, é importante que qualquer trabalhador saiba que poderá realizar denúncias, sem nenhum tipo de prejuízo ao seu emprego. Criar um canal de denúncias interno é uma medida importante que deve ser tomada pelas empresas. Dessa forma, a vítima pode realizar a denúncia de forma anônima, além de trazer acolhimento para os funcionários ante casos de violência.
O assédio moral é uma forma de violência que adoece trabalhadores em todo mundo, que vai desde causar constrangimento aos funcionários até a violência física. É preciso reconhecer os sinais de assédio moral, para que a vítima possa ser acolhida e preservada, e possam ser tomadas as medidas necessárias. Para saber mais sobre esse e outros assuntos, acesse o site da Contato Seguro.