Apesar de ser consumido em todo o planeta e praticamente todo mundo preparar a bebida em casa, passar um café perfeito tem seus segredos. Desde a proporção dos ingredientes e a técnica de extração utilizada até a grossura da moagem dos grãos de café.
Nunca parou para pensar sobre a moagem do grão que você compra? Pois saiba que ela faz diferença na experiência sensorial que você vai ter ao degustar a sua bebida. Pode ser uma boa ideia, ter um moedor de café em casa.
Assim, você pode ter o grão na espessura certa para cada preparo. A primeira coisa que você precisa saber é que tipos de moagem existem no mercado. Em geral, são pelo menos três: fina, média e grossa.
Para os profissionais, existem mais variações, como extra fina ou média grossa (que lembra açúcar cristal), mas vamos focar nos três tipos mais comuns. A essa altura você já sabe que a moagem faz diferença, mas ainda não entendeu por quê?
A gente explica. Cada forma de preparar o café tem um tipo de moagem mais adequado para extrair o melhor daquele grão. Não é proibido fazer com outra moagem, mas a certa faz diferença para ressaltar as características do seu café.
Moagem fina é boa para café coado
A moagem fina (com textura que parece a do sal) é uma das mais populares do mercado porque é a mais indicada para o café coado em filtro, tanto de pano quanto de papel, que é o que a maioria das pessoas prepara em casa.
Essa moagem também é a melhor para preparar maiores quantidades de café, o que também explica sua popularidade. Vai fazer café para deixar na garrafa térmica da empresa? Prefira a moagem fina.
A fineza do grão contribui para ressaltar o aroma e o sabor daquele café durante a extração, que não deve ser muito rápida. Isso quer dizer que você deve coar a bebida lentamente, fazendo movimentos circulares com a água sobre o coador, cobrindo todo o pó.
A melhor moagem para preparar café expresso também é a fina, mas, nesse caso, a mais indicada é a média fina, já que o tempo de extração costuma ser menor que o da preparação de um café coado. Já o preparo do café turco pede uma moagem extra fina.
Moagem média vai bem com cafeteira italiana
A moagem intermediária é a mais indicada para preparar o café na cafeteira italiana Moka.
Os equipamentos de pressão manual, como o aeropress, também funcionam bem com um grão em moagem média, que não será grossa demais para a água passar muito rápido nem fina demais para que a água demore muito e esfrie.
Moagem grossa é a melhor para prensa francesa
A melhor moagem para preparar o seu café pelo método de infusão, como na prensa francesa, é a grossa. Isso porque partículas maiores de café conservam melhor as suas características, mas precisam de mais tempo em contato com a água para que elas sejam extraídas.
Esse tipo de moagem também evita que a bebida feita na prensa francesa fique com resíduos, já que o equipamento possui um filtro no êmbolo que é eficiente, mas pode deixar passar partículas menores, como as da moagem muito fina.
A moagem grossa também é a melhor para preparar o café em outros métodos de infusão, como:
- O Clever;
- O Cold Brew;
- Ou a Pressca;
- Entre outros.
Esses métodos também vão bem com a moagem média, mas a grossa costuma resultar em bebidas com características sensoriais mais destacadas, portanto, melhores.