importância da construção civil para a economia do Brasil

Qual a importância da construção civil para a economia do Brasil?

A construção civil representa uma grande parcela do crescimento da economia brasileira. Não é à toa que empresas especializadas em alugar maquinários para construção civil, como aluguel de andaime, estejam lucrando bastante, mesmo com a retração econômica.

O segmento de construção civil é capaz de influenciar o Produto Interno Bruto (PIB) do nosso país e ainda criar muitas vagas de empregos. Ainda mais, todo o investimento em construção civil retorna para o PIB em forma de empregos, ou impostos e rendas.

Segundo um levantamento do Caged, apenas em 2020, foram contratados cerca de 58.464 trabalhadores para construção civil.

O mercado brasileiro no ramo de construção civil está em destaque em quase 20 estados do país, ficando em primeiro lugar na geração de empregos todo ano. Esses dados mostram que é fundamental ter o segmento trabalhando para manter a economia do país estável. 

 

Um ano de crise econômica em 2020

Infelizmente, o ano de 2020 teve consequências da pandemia da COVID-19 e mudou totalmente a forma de viver da sociedade. 

Durante 12 meses, a contaminação do vírus não marcou apenas o setor de saúde pública. As consequências da pandemia afetaram também a economia mundial, trazendo dados negativos para muitos segmentos do mercado mundial. 

No entanto, apesar dos prejuízos na economia, os números do PIB de 2020 mostraram que a construção civil é um segmento fundamental para a retomada de um bom cenário econômico para nosso país.

Segundo dados do IBGE, a economia brasileira teve uma queda de 9,7% nos primeiros três meses de 2020, enquanto os números sobre a construção civil caíram 5,7% no mesmo período.

Mesmo com os efeitos negativos da pandemia, a construção civil teve uma queda menos intensa, já que foram realizados esforços para manter as atividades profissionais em 2020. Em 2021, o esforço se manteve e a construção civil ainda está se recuperando. Ela é um dos poucos segmentos que melhorou.

Nesse sentido, o segmento de construção civil é fundamental para nossa sociedade, além de estar associada ao crescimento econômico do Brasil e na geração enorme de empregos.

Quanto mais forem lançados empreendimentos e imóveis em nosso país, maior será o impacto positivo na economia e o segmento trará mais empregos, o que é fundamental com o índice de desemprego por causa da pandemia.

Os recentes números sobre a construção civil demonstram mais uma vez que é importante prosseguir com as obras e os projetos, para a retomada do crescimento econômico de nosso país, além da geração de empregos. 

Não há dúvida que a retomada dos investimentos e esforços em construção civil trará o tão necessário crescimento na economia. Esse é o momento ideal para isso, já que as campanhas de vacinação já estão em andamento e já é possível andar em locais fechados sem máscaras.

O potencial do segmento de construção civil só se mostra cada vez mais importante ao analisar o PIB do Brasil. Quando a construção civil está trabalhando com todas as suas forças, é uma parcela muito significativa do PIB que também tem efeito imediato no crescimento da economia brasileira.

Dessa forma, diante do novo cenário de 2022, há estimativas promissoras.  A cada milhão de reais em investimento em construção civil, o segmento cria 7,64 empregos diretos e 11,4 empregos indiretos. Isso gera R$492 mil e R$ 772 mil sobre o PIB respectivamente.

Ou seja, a maior parte do que é investido em construção civil no Brasil retorna para a economia como PIB. O segmento só traz vantagens para a economia brasileira.

 

Conclusão

Mesmo sofrendo com a pandemia da COVID-19, a área de construção civil ainda é muito importante para o crescimento econômico brasileiro, seja no seu investimento retornando como impostos, rendas e geração de empregos para nosso país ou mesmo sua parcela enorme na participação da economia brasileira.

Agora em 2022 é um ano promissor, para que o segmento de construção civil cresça novamente e ajude nosso país a se recuperar em termos econômicos e com mais empregos. 

Todos os dados do artigo mostraram como o segmento de construção civil é importante para nosso país.

Resta aguardar os resultados de 2022, que possuem estimativas promissoras. Dessa forma, a construção civil pode funcionar 100%.