O RH é um dos setores que mais precisou se reinventar e colocar em prática a adaptação durante a pandemia. Muitas ações tiveram que ser tomadas às pressas em 2020 e agora é hora de olhar para o que deu certo ou não, traçar novas estratégias e seguir cuidando das pessoas, o grande trunfo das organizações.
Diversas foram e estão sendo as mudanças nos processos de Recursos Humanos e na jornada do colaborador, portanto, é natural que desafios surjam no ambiente de trabalho.
Para que esses desafios sejam fonte de inspiração e não de adversidades, é preciso estar atento a eles e às tendências do setor. Para te ajudar, reunimos alguns pontos que devem ser olhados pelos times de RH em 2021. Confira!
Mudanças nos processos seletivos
Atrair talentos é uma função importante e se a sua empresa contratou durante a pandemia, já notou diversas mudanças nos processos, não é mesmo?
A tendência é que os processos se mantenham no caminho online e, mais do que isso, ofereçam experiências para os candidatos, agregando valor para as empresas.
Além disso, vale lembrar que a busca por talentos pode aumentar e não passa por algumas barreiras geográficas. Se antes o endereço do colaborador era importante, agora é possível expandir a busca, afinal, o home office faz com que um candidato seja elegível onde quer que esteja.
É preciso redesenhar processos, criar formas de atrair pessoas e fazer recrutamento e seleção que ofereçam experiências e diferenciações. Mesmo que o candidato não seja contratado, essa vivência positiva fará toda diferença para imagem do seu negócio!
Maior olhar para diversidade e inclusão
A diversidade é tema recorrente nas empresas e cada vez mais os gestores passam a olhar para esse tema como importante dentro do negócio. Portanto, os processos seletivos, mais do que foco em competências técnicas, ganham também avaliações de perfis, soft skills e inclusão.
Formar ambientes diversos e com os mais variados tipos de pessoas gera muitos ganhos para as empresas e isso tem sido visto mais do que nunca.
Home office como modelo de trabalho
O home office já foi visto como benefício dentro de diversos cenários de trabalho e hoje ele passa a ser visto como um novo modelo de trabalho para todos aqueles setores em que existe essa possibilidade.
Mesmo com a retomada dos serviços, a tendência é que o home office se mantenha na rotina dos colaboradores e sejam retomados modelos híbridos de trabalho, ou seja, com dias na empresa e dias de trabalho remoto.
O grande desafio de 2021 será lidar com essa forma híbrida, em que há maior liberdade de ir e vir dos trabalhadores. É preciso que o modelo não deixe de lado o acompanhamento dos grupos e indivíduos, os treinamentos e capacitações e a solidificação da cultura empresarial.
Para enfrentar o desafio do trabalho home office sem perder na produtividade, empresas têm optado por sistema de gestão, onde é possível ter o controle e autonomia de diferentes processos da empresa remotamente e em tempo real, garantindo mobilidade e independência para que qualquer gestor ou colaborador possa verificar informações ou análises de qualquer lugar.
É preciso rever os benefícios
Mais do que salário, os colaboradores estão olhando muito mais para os benefícios e é preciso oferecer pacotes atrativos e que estejam de acordo com o perfil do seu público interno.
É necessário pensar além do vale refeição e considerar assistência médica, psicológica, apoio aos estudos, contratos e parcerias que apoiem atividades físicas, auxílio home office e outros passam a ser muito importantes no cenário atual.
A experiência do colaborador é foco
Com o home office e o aumento da distância entre as pessoas segue o grande desafio do RH para manter os colaboradores engajados, motivados e trabalhando em equipe para um mesmo objetivo.
É preciso, mais do que nunca, ter a experiência do colaborador como grande estratégia para que seu relacionamento com a empresa seja criado e fortalecido com base na cultura do negócio.
Sejam para aqueles que já estão na empresa ou para os que irão chegar, é preciso ter processos de recepção, integração, gestão, feedbacks e manutenção para que o funcionário se sinta valorizado e parte da empresa, independente de onde ele esteja.
A boa experiência do colaborador é fundamental para sua forma de trabalho e para como os valores são repassados para seus clientes.
Como sua empresa e seu RH estão se preparando para 2021? O quanto seus colaboradores estão sendo olhados e quais são as estratégias para esse setor? Fique de olho nas tendências e desafios e se prepare da melhor forma para oferecer o melhor possível para seus colaboradores!