A proteção sempre foi um fator muito importante desde as grandes épocas medievais até as épocas atuais, com a criação do cofre.
Havia uma extrema importância em guardar suas joias valiosas ou lucros nos grandes castelos, e ainda hoje existe essa necessidade de deixar guardado, de modo seguro, todos os nossos bens – os que forem possíveis pelo menos.
Quanto maior o local e o número de atividades, maiores são as chances de haver realizações que mexem com lucros e, portanto, seus resultados não devem ser transportados de qualquer forma e sim armazenados em locais de seguros.
Muitas empresas, ao receber seus lucros, optam por colocá-los em cofres – não é incomum ver, inclusive, em empresas de grande porte – e às vezes contra vontade, depositam sua confiança em bancos, ainda que tenham que pagar juros.
Esse objeto é capaz de armazenar grandes quantidades de um material em um pequeno espaço reforçado, muitas vezes seus componentes são feitos por aço e acompanhados de uma chave ou senha para serem abertos.
Um cofre pode ser produzido de acordo com o tamanho especificado pela empresa, logo, quanto maior sua dimensão, mais oportunidades para guardar as mais diversas raridades que uma empresa possui.
Quais os tipos de cofres?
Existem muitos tipos de cofres, aqui estão alguns modelos que devem ser conhecidos:
- Cofre Mecânico;
- Cofre Biométrico;
- Cofre Armário;
- Cofre Embutido;
- Cofre Contrafogo;
- Cofre Tomada.
E entre muitos outros. O cofre digital é, basicamente, o que conhecemos por cofre eletrônico, esse é o tipo ideal recomendado às empresas, pois possui grande armazenamento para joias, dinheiro, arquivos, objetos e afins.
É um modelo muito moderno, pronto para oferecer a máxima segurança. Ótimo para ser usado por pessoas que necessitam de praticidade e, por serem digitais, vem com senhas que podem sempre ser alteradas.
Tem recebido atualizações constantes, para manter a maior segurança do patrimônio, normalmente de grande parte, acompanha o leitor biométrico, além de outros meios de segurança, tecnologia semelhante a um leitor de código de barras bluetooth.
Outro modelo muito conhecido é chamado de cofre boca de lobo, que se trata de um modelo convencional que possui uma fenda em sua armação, possibilitando diversas formas de ter uma abertura, porém é comum encontrá-lo com a fenda na parte superior.
Por ser universal, pode ser mecânico, eletrônico ou aberto por chaves, e, normalmente, possuem uma abertura atrás, que faz toda a diferença. Essa abertura possibilita o armazenamento do que se é necessário, sem precisar abrir o cofre.
Isto é, a pessoa que tiver guardando um objeto novo, não terá acesso ao que já estava lá anteriormente. Somente pessoas com o conjunto de senhas, saberão o que tem ali dentro.
Ainda sobre esse tipo, há um retorno extremamente eficaz e prático, uma vez que possui essa abertura que garante a segurança dos objetos colocados antes, além disso, a aquisição retorna em produtividade, pois não há um grande meio de dispersão que seja gasto para chegar até o cofre.
Esse modelo também pode gerar um efeito positivo se usado em empresas de grande porte que já sofreram com algum tipo de furto no passado.
Sua abertura para colocar os objetos sem necessariamente abrir os cofres é essencial para controlar os bens preciosos ali guardados, uma vez que são chaves ou senhas únicas, nas mãos do proprietário.
Como escolher o cofre ideal?
Existem diversos modelos desse cofre, portanto a compra dele deve ser feita de acordo com as especialidades do principal comprador.
Uma vez projetados podem guardar inúmeras coisas, além disso, é possível escolher qual irá se adaptar melhor ao ambiente, no entanto entre as opções estão: display digitais, chaves de pontos ou até mesmo gavetas coletoras.
Não obstante, os cofres podem ser usados para outras utilidades que derivam de apenas guardar algum item valioso. Com sua imensa gama de variação, esses modelos têm outras finalidades.
Quais outras finalidades um cofre possui?
Um bom exemplo sobre seu uso pode ser as câmeras de segurança que por dia, gravam muitas coisas em diversos locais, logo mantém um grande número de informações e necessitam de um local em que possam fazer backup.
Devido ao grande número de gravações que são obtidas, nem sempre será viável apenas salvar na memória do computador ou na nuvem de algum aplicativo.
O cofre para fitas de backup, conhecidos também como cofre contra fogo, são usados para manter suas mídias seguras mesmo que haja alguma exposição ao fogo, dessa forma, o modelo protege as fitas contra a luz, umidade e calor, não permitindo que chegue a uma temperatura alta e danifique o disco – e perca todas as informações até então coletadas.
Portanto, a segurança dentro de uma empresa pode ser feita de muitas maneiras, mas todas são essenciais para proteger os bens que a corporação visa manter, nesse sentido, o uso dos cofres é extremamente útil.