projetos de combate a incêndio

Projetos de prevenção a acidentes de fogo e climático

Um espaço em que funciona uma empresa, assim como qualquer construção, tem como objetivos principais que o local seja seguro e funcional. Para que esses objetivos sejam atingidos é necessário fazer projetos chamados de preventivos, que auxiliam a evitar o surgimento de situações de risco.

Dentre os projetos preventivos existem dois principais modelos, os quais falaremos nesse texto, que são o Projeto de Prevenção à Incêndios e o Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas.

Projetos de prevenção e combate à incêndios

Antes do auto de vistoria do corpo de bombeiros MG, por exemplo, é necessário fazer o chamado Plano de Prevenção e Combate à Incêndios (PPCI). Para isso é preciso entender que diversos fatores podem ser os responsáveis pelo surgimento de incêndios, como:

  • Vazamento de gás;
  • Curto-circuitos;
  • Ação humana – como uso de fogão;
  • Produtos químicos guardados incorretamente.

Assim, o PPCI é, portanto, um documento que descreve todas as ações que precisam ser adotadas em uma construção, de modo que haja a garantia contra os incêndios.

De um modo geral o projeto define os mais diferentes espaços e lugares de evacuação, como as chamadas rotas de fuga, além da colocação de equipamentos como o detector de fumaça instalação e o uso de sprinklers.

Vale destacar neste ponto que o PPCI é necessário em inúmeras construções, como:

  • Projetos industriais;
  • Projetos comerciais;
  • Projetos de residências familiares;
  • Projetos de edifícios públicos.

A solicitação do PPCI para que o imóvel atenda todas as normas é de responsabilidade do síndico, em um prédio; da administradora de imóveis; ou ainda do proprietário. Caso esse projeto não atenda as normas necessárias há a ocorrência de multa.

Dentro desse projeto muitas empresas são envolvidas, como de consultoria, empresa de instalação de sprinklers, eletricistas, entre outros.

Projeto de Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas (SPDA)

Assim como o PPCI, o Sistema de Proteção Contra Descargas Elétricas ( SPDA) é uma exigência do Corpo de Bombeiros e tem norma regulamentada pela ABNT, conforme a NBR 5419/2005.

Durante a elaboração do projeto spda passo a passo é importante lembrar que são tomadas diversas medidas para evitar qualquer tipo de problema com descargas elétrica, incêndios, explosões, danos materiais e outros riscos à vida.

Há três tipos principais de dimensionamento de descargas elétricas, como:

  • Método Franklin;
  • Método Gaiola de Faraday;
  • Método Eletrogeométrico.

O método Franklin possui algumas restrição quanto a altura e também a proteção e, por isso, começa ser usado com menos frequência e se restringindo à edificações de pequeno porte.

Na prática, esse sistema de aterramento elétrico é usado segundo a norma para proteção do volume de um cone, no qual tal captor fica no vértice, entre a a chamada geratriz e o centro do cone. Vale destacar que haverá variação de acordo com o nível de proteção e a altura da edificação.

O método Gaiola de Faraday é também um tipo de SPDA, que consiste em captores com condutores interligados e é muito usado na Europa.

O método é baseado nos estudos de Faraday, que diz que um o campo no interior de uma gaiola é nulo, assim, é preciso que toda a corrente elétrica se distribua uniformemente por toda a superfície, assim, quanto menor a distância entre os condutores, melhor a proteção contra os raios atmosféricos. Ele é muito sado em projeto spda galpão industrial e outros.

Já o método eletrogeométrico é o mais recente entre os citados e consste no uso de uma esfera que rodeia toda a edificação. Essa esfera tem um raio definido em função dos níveis de proteção. Os locais em que a esfera toca é onde estão expostas a descargas do prédio.

Toda execução do SPDA deve ser feita com o apoio de uma empresa especializada. Para isso, elas devem atender todas as exigências necessárias. A instalação de um SPDA deve ser feita com EPI’s e a partir de um estudo preliminar de riscos, sendo que sempre deve haver fiscalização de todo o sistema.

Todos os SPDA’s precisam passar por inspeções anuais para identificação de irregularidades, para que toda a eficiência do sistema seja garantida. Mais ainda, a manutenção diminui os riscos de danos a todos os equipamentos que estão ligados ao sistema elétrico.

Dessa forma, tanto o PPCI como o SPDA são muito importantes para a proteção de todas as estruturas e dos edifícios construídos.