Um projeto elétrico tem uma função muito mais importante do que simplesmente guiar a instalação elétrica de um edifício.
Ele serve, além de guia, como um importante norte técnico para quem está aplicando aquela instalação elétrica.
Considerações pontuais e exclusivas para aquela edificação estarão no projeto elétrico estabelecido e aprovado por um engenheiro da área.
A seguir, veja mais detalhes da importância do projeto elétrico e da contratação de empresas especializadas no assunto.
O que é um projeto elétrico
Um projeto elétrico nada mais é do que uma espécie de desenho técnico (literalmente) de uma planta de instalação elétrica.
Isto é, é como se fosse uma planta baixa, semelhante a uma planta de construção, de uma instalação elétrica predial, industrial ou residencial.
A importância do projeto elétrico
O projeto é muito importante a partir de vários critérios relacionados ao desenvolvimento saudável de uma instalação elétrica.
Sem um projeto, as chances de haver erros são muito grandes. Mesmo que você compre mercadorias de qualidade ou contrate profissionais de alto nível.
Afinal, é a partir do projeto que se pode fazer uma instalação adequada e configurada exatamente para aquela edificação e necessidades.
Uma indústria, por exemplo, vai ter uma necessidade energética diferente de uma residência de um quarto – e assim por diante.
A importância da contratação de profissionais qualificados
Seja uma empresa de transformadores, de cabos, de capinhas para tomada ou qualquer outra coisa, saiba que é muito importante buscar profissionais renomados e de alto nível.
Afinal, é muito importante que a instalação elétrica seja feita de forma controlada e seguindo todos os padrões de segurança.
Só quem pode executar o projeto é um engenheiro ou eletricista. Nunca faça instalações sem devida consultoria técnica adequada.
Afinal, isso pode trazer inúmeros problemas de segurança para as pessoas e também para os equipamentos.