Reduzir custos e ter um melhor aproveitamento de espaço dentro das fábricas e indústrias deve ser incentivado para que a produtividade seja recorrente e possam contribuir no crescimento da empresa, como regra geral.
Para que isso aconteça, no entanto, diversos fatores devem ser levados em consideração, como o emprego de estratégias de distribuição, tanto de forma direta, quanto de forma indireta, além da parceria com comerciantes, para que os produtos cheguem ao consumidor de maneira adequada.
Melhoria na entrega em ponto estratégico
Para que a qualidade dos produtos não seja adulterada, seja pelo transporte inadequado, ou em depósitos com ambientação inapropriada, muitos empresários têm procurado soluções que tem atendido, de forma eficiente, a distribuição e o armazenamento em locais apropriados, terceirizando este tipo de serviço.
Isso também coopera na melhoria de entrega, com pontos estratégicos pontuais.
A facilidade em contar com representantes locais, em diferentes regiões de distribuição, fazem a entrega de suprimentos e produtos se tornar mais imediata, conforme a necessidade de consumo apresentado.
Para isso, uma rede é organizada entre fornecimento, distribuidor e pontos de venda, para que os produtos possam chegar até o cliente de forma constante.
Sob a responsabilidade de empresas de armazenagem, os produtos ficam depositados até a retirada de representantes, utilizando veículos menores, para facilitar a passagem em tráfegos de grandes cidades, podendo atender diferentes pontos de venda.
Desta maneira, as fabricantes têm a garantia de poder oferecer um produto com a qualidade, associada à entrega de demanda, conforme as necessidades de cada região ou local de consumo.
Os prazos de entrega também são reduzidos, pois não dependem exclusivamente das fábricas.
Com isso, o processo de logistica se torna mais eficiente, além de liberar espaços que podem ser utilizados dentro da fábrica para ampliação de máquinas e contratação de pessoal, aumentando a produtividade.
Além disso, é possível diminuir os custos de transporte, armazenamento de matéria-prima e criar estoques que, muitas vezes, podem ser mais úteis, dependendo da sazonalidade de matéria-prima utilizada.
As empresas terceirizadas, que ficam com a responsabilidade de receber e armazenar os produtos, devem oferecer lugares devidamente apropriados, inclusive um armazem que seja um ambiente refrigerado, de maneira organizada e que garantam a segurança das propriedades ali depositadas.
A identificação dos produtos que ficarão nos depósitos deve ser devidamente registrada, para melhorar organização de armazenamento e encaminhamento, respeitando leis de propriedades, estabelecidas sob a legislação federal.
Para manter a segurança do local, empresas de controle de acesso podem identificar apenas as pessoas que podem guardar e retirar os produtos de dentro dos galpões.
O uso de tecnologia, neste caso, é bastante empregado com a checagem dupla, em casos específicos.
Muitas empresas utilizam o sistema de etiquetas de radiofrequência, em veículos, para a entrada e saída em pátios e o sistema de biometria, para a abertura e fechamento dos armazéns, identificando prontamente as pessoas que podem ter acesso automático.
Com a aplicação destes sistema de segurança, a restrição de circulação de pessoas é garantida, pois só poderão seguir por caminhos previamente indicados para chegar até os locais de abastecimento ou depósito de produtos.
Além disso, são utilizados programas específicos para reconhecimento biométrico, com investimento em pessoas preparadas para atender qualquer tipo de ocorrência. O impacto desse serviço na produtividade, por otimizar a rotina, é enorme.
Outras vantagens neste tipo de armazenagem, aliado à segurança e tecnologia, podem ser descritas como:
- Segurança patrimonial durante 24 horas;
- Praticidade de entrada e saída de pessoas cadastradas;
- Relatórios divulgados para verificação de acessos;
- Equipamentos atualizados, conforme avanços tecnológicos.
A disponibilidade de câmeras de segurança, devidamente posicionadas, também permite o acompanhamento de forma remota do armazém terceirizado pelas fábricas e indústrias.
Equipamentos de transporte alternativo
A altura dos armazéns disponibilizados, conforme a necessidade apresentada, pode acarretar no uso de equipamentos de elevação e suporte, como estantes e veículos de movimentação de carga.
Assim como veículos especiais, que possuem um elevador para cadeira de rodas, os empreendimentos de armazenagem devem contar com empilhadeiras especiais, para todo o tipo de carga.
Desta forma, os serviços de carga e descarga também podem ser terceirizados, podendo atender de forma completa aqueles que precisarem contratar os serviços, de forma esporádica, ou de maneira contínua.
No caso da logística empregada internamente, até mesmo o uso de pedestal utilizado como suporte de apoio, pode ser necessário para identificação de produtos e objetos guardados nos armazéns – o que auxilia na produtividade do local.