Os negócios são muito importantes para a sociedade, porque abrem muitas possibilidades de criar produtos e serviços que podem gerar lucros e reconhecimento por parte do público.
Os empreendedores podem investir parte do capital que possuem na abertura de um comércio ou empresa, trabalhando com algo que lhes agrade, proporcionando ganhos interessantes.
Processo de organização nos negócios
Dedicar tempo para pesquisar informações e elaborar um planejamento é fundamental para conseguir ter uma boa atuação, realizando uma gestão de sucesso.
Entender como as empresas atuam no mercado empresarial é uma forma de aprender conceitos relevantes e que proporcionam segurança para os iniciantes e aos mais experientes.
A pesquisa de mercado permite que o empreendedor conheça melhor o perfil do público-alvo, proporcionando informações que podem ajudar no momento de definir qual será o produto ou serviço ofertado.
O plano de negócios é outra ferramenta muito importante, já que permite a organização de:
- Missão;
- Estratégias de marketing;
- Nível de viabilidade dos negócios;
- Objetivo;
- Mercadorias que serão vendidas;
- Pontos fortes e fracos;
- Valores;
- Visão.
Estes são alguns conceitos que podem ajudar a aprimorar as ideias, evitando as mudanças o tempo todo e assim ajudando os indivíduos a alcançar os objetivos que desejam.
As mudanças no mundo e a globalização permitiram um avanço em relação às negociações e nas formas de comunicação. Os processos de importação e exportação se tornaram uma possibilidade para compra e venda de mercadorias.
O modo de obter ganhos expressivos com estes processos é organizar toda a documentação para conseguir as liberações nas alfândegas.
Um profissional que pode ajudar nos procedimentos de exportação é o despachante aduaneiro, pessoa especializada em realizar todos os desembaraços das mercadorias que chegam nas alfândegas.
A apresentação de documentos perante os órgãos governamentais pode ser feita pelo despachante, ação que o torna um representante dos interessantes dos comércios e empresas nos assuntos de importação e exportação.
Algumas das responsabilidades do despachante são:
- Análise de documentos;
- Registro de operações no Sicomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior);
- Conferência de mercadorias;
- Elaboração da declaração aduaneira;
- Administração de questões cambiais, fiscais, logísticas, aduaneiras.
Estas são funções importantes que o profissional pode realizar para garantir segurança na importação e exportação de produtos.
Órgãos como a Receita Federal, bancos, portos, empresas de logística e demais intervenientes do comércio exterior realizam um processo de regularização das entradas e saídas de mercadorias.
A liberação aduaneira é um método de liberação de um produto feita pela alfândega, permitindo a importação ou exportação do item para os países.
Um desembaraço é feito, ou seja, análise de toda a documentação e os registros de regularidade são feitos no Sicomex.
Os documentos exigidos para este processo são a declaração de importação, comprovante de importação, documento de conhecimento de carga, declaração de trânsito aduaneiro, entre outros papéis que ajudam certificar que tudo está correto.
A importância da sinalização nas empresas
A segurança e proteção são condições muito importantes no ambiente de trabalho. Utilizar uma faixa refletiva 3m nos ambientes da empresa é um modo de deixar em destaque os locais que podem ou não ser acessados, protegendo os colaboradores de situações de perigo. A aplicação das faixas pode ser feita de forma simples e rápida.
Outro recurso que pode muito útil é o refletivo, um modelo de colete que auxilia o trabalho em ambientes com precariedade luminosa.
Este tipo de roupa consegue refletir a luminosidade, fazendo com que a pessoa fique em destaque, proporcionando segurança em diversas áreas da empresa.
As roupas com efeito refletivo é um tipo de EPI (Equipamento de Proteção individual), um recurso usado para a segurança dos trabalhadores. As companhias têm obrigação de distribuir todos os EPI’s para a realização das atividades no ambiente de trabalho.
Recursos digitais que ajudam nos negócios
Utilizar um software de gestão empresarial é uma maneira de unir atividades de vários setores de forma simples e rápida. O ERP, por exemplo, é um dos mais utilizados devido à sua eficiência e capacidade cuidar de todas as operações de modo simples e prático.
Este sistema consegue realizar um controle fiscal, financeiro, contábil, reunindo todas as informações de pagamentos e recebimentos.
Os pontos positivos desta ferramenta são tornar o ambiente de trabalho mais produtivo, simplicidade na gestão, aumento da transparência da empresa, entre outros ganhos.
Uma lousa digital preço acessível é um ótimo investimento para a empresa, pois permite que os funcionários possam ver informações importantes sobre o gerenciamento dos negócios, de forma simples e prática.
Sendo assim, ter um negócio e se dedicar aos processos de importação e exportação são formas de obter resultados interessantes, reconhecimento no mercado empresarial e sucesso com os clientes.