Principais tipos de pijama feminino

Dormir com conforto e qualidade está entre as necessidades mais importantes para manter o corpo saudável e com sensação de bem-estar. Além de fatores como cama, colchão e travesseiro, há também o pijama

Inicialmente, se você tem problemas para dormir, tente regular seu sono com Melatonina. Este hormônio organiza suas funções quando estamos acordados e durante o sono. A substância começa a ser produzida quando o dia escurece, para ajudar o organismo a se preparar para dormir. Ela atinge seu nível máximo quando estamos dormindo.

Com o nascer do sol e a volta da claridade, reduz a produção de melatonina, o que sinaliza que é o momento de acordar. Com os estímulos luminosos das tecnologias, o sono fica cada vez mais agitado e você acorda como se não tivesse dormido bem. A suplementação em melatonina chega justamente para auxiliar no combate ao sono ruim e à insônia.

Além disso, escolher uma roupa confortável para dormir pode fazer toda diferença. Os pijamas femininos são desenvolvidos em diferentes modelagens, pensados tanto para o frio como para o calor. 

Essas peças de roupa são confeccionadas nos mais variados tecidos, atendendo a todos os gostos e preferências. Conheça melhor cada tipo de pijama e saiba alinhar conforto e beleza até na hora do sono.

Modelos de pijamas femininos

Pois bem, para te ajudar nessa missão, separamos alguns dos modelos mais comuns de pijama. Continue  a leitura e veja qual é o melhor para você!

1 – Camisola

Tradicional no quesito pijama, a camisola pode ser apropriada para o inverno e verão. Em geral, essa peça tem formato de vestido, podendo ser mais ampla ou com ajustes no busto e cintura. As mangas variam entre:

  • Alças;
  • Curtas;
  • Três quartos;
  • Compridas. 

Se o tecido for mais pesado e quente, como a flanela e o moletinho, a peça fica ideal para os dias frios. Já o algodão, viscose e microfibra trazem a leveza necessária para os períodos de temperaturas altas.

2 – Conjunto longo

Outro modelo tradicional, o conjunto longo é a combinação entre calça e camiseta de manga longa. Esse formato costuma ser utilizado para o inverno, mesmo se for feito a partir de tecidos mais leves. 

Aqui também é possível que haja variação no modelo da calça, que pode ser mais ampla, capri, skinny ou legging. 

3 – Conjunto curto

Esse conjunto costuma ser composto por camiseta e shorts, sendo ideal para dormir no calor. Nesse formato, a variação de modelagem é voltada para a parte de cima do conjunto, que pode ser em alça, regata nadador, manga curta, manga três quartos e manga longa.

4 – Macacão

O macacão é formado por uma única peça de roupa, com parte superior e inferior unidas. O macacão pode ser comprido ou curto (macaquinho), atendendo, também, às variações de temperatura. 

Por ser uma peça única, esse modelo de pijama possui um caimento mais solto, sem muitos ajustes na área da cintura e do quadril.

5 – Baby doll e short doll

O baby doll é um modelo de camisola antigo, que costuma ser formado por duas peças combinadas (camisola e calcinha, ou camisola e penhoar). 

Normalmente feito em cetim ou seda, o baby doll é mais parecido com uma lingerie, mesclando acabamentos em renda e transparência.

O short doll é uma variação do tradicional baby doll, sendo composto por shorts e blusa de alcinha. Esse conjunto também é mais sensual e lembra uma lingerie.

Tecidos de pijamas femininos

Agora que você já sabe qual modelo mais te agrada, chegou o momento de escolher o tecido para que a combinação seja perfeita. Pois bem, entre os mais conhecidos e queridos, estão os seguintes:

Viscose

Conhecida por ser um tecido de verão, a viscose proporciona ótimo caimento, leveza, toque aveludado e frescor. Esse tecido é encontrado em diferentes cores e estampas, sendo maleável, fácil de lavar e passar.

Microfibra

A microfibra é um tecido sintético muito conhecido pela secagem rápida. Essa opção também se destaca por amassar muito pouco, além de ter baixo nível de encolhimento. A microfibra é leve, fresca e facilita a evaporação do suor.

Algodão

Feito a partir de fibras naturais, o algodão é um dos tecidos mais valorizados do mundo têxtil. Isso porque as fibras naturais facilitam a respiração da pele, evitando qualquer alergia ou desconforto. O algodão serve para o frio e para o calor, com toque suave e secagem rápida.

Moletinho e moletom

O moletinho é uma variação do moletom, com características mais leves e fluídas. Enquanto o moletom é um tecido mais grosso e encorpado, o moletinho possui gramatura menor e um pouco de elastano. 

Ambas as opções costumam ser utilizadas em temperaturas mais frias. 

Malha

A malha é um tecido que possui elasticidade e se molda perfeitamente ao corpo. Esse modelo têxtil também é conhecido pela alta taxa de porosidade, que facilita a transpiração e respiração da pele. 

Seda

A seda é um tecido nobre e natural, classificado como um dos mais caros do mundo. Seu aspecto é aveludado e levemente brilhante, oferecendo máxima leveza e frescor. 

Cetim

O cetim é um tecido acetinado, com aspecto brilhante, muito utilizado em peças de lingerie. Para pijamas, esse tecido costuma ser utilizado em gramaturas baixas, oferecendo muita leveza.

Linho

Assim como a seda e o algodão, o linho é um tecido nobre, de fibras naturais. As principais características desse tecido são a durabilidade, maciez e boa lavabilidade. Com aspecto mais rústico, essa opção proporciona boa transpiração da pele e tem um caimento fluído.