Encontrar um primeiro emprego não é uma tarefa fácil para os jovens que desejam começar a se aventurar pelo mundo do trabalho.
A falta de experiência é sempre o maior obstáculo, pois muitas empresas desejam contratar apenas profissionais com formação para evitar perder tempo e gerar custos oferecendo o treinamento necessário para qualificar deste profissional.
Quando o jovem tem a oportunidade de cursar uma faculdade ou até mesmo fazer um curso em alguma área específica, as coisas podem ser um pouco mais fáceis, pois mesmo que não haja experiência prática, os conhecimentos técnicos foram adquiridos ao longo do curso.
Para os jovens que ainda não puderam ingressar no ensino técnico ou superior, a procura pode ser ainda mais complexa, pois ainda não há um direcionamento de área muito claro, mas uma saída é procurar por cargos mais simples, que não exigirão grandes conhecimentos.
Hoje em dia uma colocação no mercado de trabalho está cada vez mais difícil. Porém elas ainda existem.
A oportunidade está muito mais na vontade de aprender e executar um bom serviço. Conheça algumas ideia de onde começar investindo:
Atendimento e entrega
Empregos relacionados à entregas e atendimento têm grande demanda no mercado.
Desde uma padaria até uma floricultura poderão ser bons locais para iniciar essa busca pelo primeiro emprego, pois os setores de comércio e alimentos costumam ter muita demanda e não requererem experiência profissional para iniciar a atividade.
Uma floricultura, por exemplo, é excelente para começar até mesmo como freelancer, pois esse tipo de negócio apresenta uma demanda sazonal em determinados períodos como o dia das mães e dos namorados.
De modo que o dono de um negócio deste tipo pode querer contratar alguém temporariamente para serviços de atendimento, reposição de expositor e até mesmo entregas de flores.
Começar como freelancer numa floricultura em uma período de maior movimento pode ser uma excelente oportunidade de continuar empregado mesmo após o período comemorativo em questão passar.
Além dos períodos festivos, sempre haverá alguém querendo comprar flores para uma data particular como aniversários, pedidos de casamento e consumo próprio, pois a compra de flores para embelezar o lar também tem ganhado espaço no mercado.
Também é possível que o estabelecimento invista em um segmento mais específico para abranger um outro nicho de negócios: a Coroa de flores para funeral.
Geralmente esse serviço é oferecido por funerárias, e caso o proprietário da floricultura não queira misturar os serviços, pode fornecer para a funerária em questão.
O jovem em seu primeiro emprego pode não apenas fazer as entregas, como, se houver interesse, até mesmo se especializar na montagem dos arranjos.
Um outro ramo que oferece muitas oportunidades para jovens que estão iniciando no mundo do trabalho são os restaurantes.
Há inúmeras oportunidades ligadas ao estabelecimento, que vão desde o auxílio ao cozinheiro na preparação dos alimentos até a limpeza e organização do balcão de self service, por exemplo.
Também existem oportunidades como garçom, esta necessita de treinamento, mas o próprio estabelecimento pode oferecer; recepcionista, auxiliar de serviços gerais, entre outros.
Mercado audiovisual
Para pessoas apaixonadas pelo digital e que já tenham tido a oportunidade de investir um pouco na sua formação, um mercado que sempre apresenta oportunidades é o de audiovisual.
Seja como operador de câmera, apoio na produção de roteiros, edição, finalização, existem diversas possibilidades para quem deseja atuar neste segmento.
Uma das especificações que ganhou força e pode ser uma boa área para começar é a atuação na área do audiovisual que se preocupa com a acessibilidade e democratização da informação.
Existem diversos modos de promover essa prática, como a Legendagem descritiva, a audiodescrição e a interpretação para Libras.
É, sem dúvidas, um excelente mercado para investir, pois a preocupação com a acessibilidade é algo cada vez mais recorrente e alvo de leis, então as empresas precisam se adequar e profissionais capacitados nessa área terão bastante oportunidades.
Dicas para a entrevista
Se você já passou pela fase de envio de currículos para as oportunidades e conseguiu uma entrevista é hora de se preparar para ela. Confira algumas dicas de como se portar durante o processo seletivo:
Seja pontual;
Não seja muito tímido;
Não faça brincadeiras com o entrevistador;
Seja educado;
Não emita opiniões sobre política;
Não minta.
Essas são algumas das principais práticas para se sair bem.
Uma pergunta muito frequente é sobre os pontos negativos do candidato, então saber falar quais são os seus defeitos mostrando como está se preparando para melhorá-los pode fazer você sair na frente.
Conseguir um primeiro emprego nem sempre é uma tarefa fácil, mas com preparação, interesse, vontade de aprender e de fazer um bom trabalho é possível conseguir oportunidades.