A educação é algo muito importante na vida, isso porque ela possibilita um maior desenvolvimento de todas as pessoas envolvidas. Ou seja, proporciona a quem ensina e a quem aprende uma relação mútua de aprendizado, que podemos chamar de ensino-aprendizagem.
Um dos principais fatores que faz a educação ser importante é que ela é transformadora e capaz de dar novos rumos para as pessoas, inclusive aquelas que estão perdidas. É nesse sentido de desenvolvimento que a educação infantil existe.
A educação infantil é um dos pontos primordiais de uma boa educação futura, pois ela prepara o aluno para um entendimento do mundo e é o primeiro local que as crianças tem contato e interação com semelhantes além da sua família.
Assim, é nas escolas particulares ou públicas que o ensino de crianças visa o descobrimento do mundo e o fomento do lado criativo.
No entanto, com um novo mundo se abrindo com a tecnologia, os profissionais dessa área viram-se cercados de problemas, mas também de possibilidades incríveis para o desenvolvimento das crianças.
Desafios na educação infantil
Apesar de já termos falado de maneira breve é importante lembrar com mais detalhes sobre os desafios que uma escola infantil passa nesses novos tempos.
1. Avanço da tecnologia
As novas gerações tem cada vez mais acesso a tecnologia, isto é, estão conectadas em tablets, smartphones e computadores.
Toda essa rotina tecnológica faz parte do cotidiano de uma escola infantil período integral ou período parcial e, por isso, é necessário que os professores e diretores estejam atualizados sobre essas novas possibilidades.
Isso porque usar a tecnologia a favor da educação infantil pode ampliar as possibilidades de ensino e, primordialmente, de comunicação entre professores e alunos.
Por isso é necessário adotar ou criar metodologias que usem essas novas ferramentas.
2. Tendências do mundo infantil
Uma tendência é sempre aquilo que faz determinado “sucesso” e o mundo infantil é cheio de tendências, de desenhos animados preferidos pelas crianças, as músicas e assim por diante.
Assim, o professor e os coordenadores devem estar atentos a essas tendências para desenvolver atividades que atraiam de maneira eficiente a atenção dos alunos.
Possibilidades da educação infantil
Uma das possibilidades de trabalho mais recorrentes na educação infantil e que vem gerando excelentes resultados é o desenvolvimento de projeto educação infantil.
Os projetos geralmente lidam com temas específicos, tendo em mente a capacidade do aluno e seus conhecimentos prévios. Dessa maneira, o projeto é como um pequeno curso dentro do curso completo.
Existem diversos tipos de projetos que podem ser desenvolvidos como:
- Desenvolvimento de leitores;
- Conhecimentos em arte (como curso de estilista ou pintura);
- Iniciação a conhecimentos científicos;
- Culinária, dentre outros.
Nesse cenário, o mais interessante é desenvolver capacidades e capacitações distintas até por atividade mais lúdicas.
Vale destacar ainda que os projetos surgem com a finalidade de criar conhecimentos mais profundos e com mais sentido, ou seja, que tenha profundidade na vida do aluno e também do professor.
Para que isso aconteça é necessário que o professor esteja atento ao que sua turma se interessa, de forma a criar cenários e perguntas para que as crianças consigam ampliar seus potenciais.
Assim, o projeto é, em grande parte, mediado pelo diálogo, sendo este sempre intermediado pelo pelo professor, que insere perguntas ou faz alguma explicação.
Trabalhar com projetos pode não ser possível em creche berçário, porém, em escolas infantis é muito importante. Afinal, as crianças fazem conexões e estabelecem relações de conhecimento e amizade com o grupo.
Assim, o desenvolvimento de projetos é uma das grandes possibilidades da educação infantil.
É possível utilizar a tecnologia a favor da educação infantil?
Falamos da tecnologia como um dos desafios da educação infantil, entretanto, ela também é uma grande oportunidade, principalmente para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares.
Temos como exemplo diversas maneiras de se utilizar a internet e as redes sociais para criação de um contato maior entre pais e também do desenvolvimento do lado criativo das crianças.
Assim, a criação de páginas nas redes sociais com temas diversos, criação de blogs, canais de vídeo são importantíssimos para que os alunos entendam a importância do conhecimento, de entendê-lo e também de colocá-lo em prática.
Mais ainda, pode ser um canal de complemento dos estudos e das atividades extras.
Nesse sentido, a produção de vídeos e outros materiais complementares, como é o caso de texto em blogs, podem ser divididos por turma, temas e matérias, atividades extras, curiosidades, bem como é possível dedicar um campo para a divulgação de materiais institucionais, apresentação da escola e didática, o que reforça a marca e auxilia na decisão e acompanhamento dos pais durante as matrículas e aulas.
Participação dos pais
Em qualquer escola a presença dos pais é de suma importância para que os filhos tenham um crescimento amplo e proveitoso. Por isso que os projetos sempre visam a participação dos pais.
Essa participação deve ser ativa, ou seja, com presença física e também no quesito de acompanhamento de tarefas, conversas com os professores e assim por diante.
A educação infantil é um desafio, entretanto há grandes possibilidades de trabalho nas escolas infantis, que permitem aos alunos uma relação contínua de ensino e aprendizagem.