Por que pode valer muito a pena abrir uma empresa de educação

Às vezes o espírito empreendedor pode te invadir, mas também pode acontecer que você não saiba direito qual tipo de negócio abrir. Já pensou em uma empresa de educação?

Enquanto a maioria pensa em investir em algum tipo de comércio ou prestações de serviços como no marketing digital mais comuns, por que não se dedicar a uma empresa de educação?

O lado bom deste tipo de empreendimento é bastante estável, pois sempre existe uma demanda para cursos. Agora, é necessário entender quem seriam seus concorrentes e verificar se a área da educação que você gostaria de investir já não está um pouco saturada.

O que eu necessito?

De qualquer forma, antes de você sequer pensar na abertura da escola, existem algumas regras básicas relacionadas à estrutura que sua instituição de ensino deve seguir, como possuir

  • Salas de aulas;

  • Cadeiras com suporte de mesa;

  • Bebedouros livres;

  • Banheiros em grandes quantidades;

  • Espaço ao ar livre.

Os outros tipos de requisitos que a sua escola precisa cumprir dependem do tipo de ensino que você irá oferecer e para qual público prestará serviços.

No caso de as aulas forem para crianças, é importante investir em algum tipo de entretenimento para os horários vagos, como playgrounds, por exemplo. Já no caso de adultos, uma boa área de descanso com lanchonetes já pode ser bastante útil.

Contrate um escritório de contabilidade para conseguir organizar suas finanças e pendências fiscais, pois existem diversos tipos de vistorias, impostos e leis que precisam ser seguidas corretamente para garantir o bom funcionamento do seu negócio. Com este serviço você garante que não faltará nada.

Não é necessário possuir uma pessoa específica dentro da empresa que faça este trabalho, podendo investir em uma espécie de terceirização do serviço conhecida como outsourcing contábil e fiscal.

E o que eu posso oferecer de curso?

As possibilidades são inúmeras e tudo depende da sua afinidade e da demanda do mercado, de quantas outras empresas existem que oferecem as aulas que você quer dar e do quanto você está interessado em investir.

Este último ponto é importante porque se você não possui um grande orçamento inicial, não é possível oferecer cursos que demandam equipamentos mais pesados e de alto custo, uma vez que é necessário comprar diversos deles para oferecer aulas de qualidade para vários alunos.

Pensando nisso, uma coisa que nunca está em falta é o serviço de reforço escolar infantil ou adolescente. Existem muitas crianças que não conseguem acompanhar o ritmo de suas escolas regulares, de forma que elas necessitam de ajuda para conseguir obter as notas necessárias para não se prejudicarem nos seus estudos.

As aulas particulares, geralmente, são oferecidas para apenas um aluno, mas é possível formar pequenos grupos de estudos.

É importante, porém, que não sejam muitos para não prejudicar a qualidade de ensino. Afinal, eles estão ali para conseguir uma atenção especial e tirar suas dúvidas, e não para ter uma experiência similar à da escola.

Neste ramo, é mais comum oferecer aulas de ciências exatas, como matemática, física e química, pois estas são as matérias que os jovens têm mais dificuldade de aprender. Mas não hesite em investir em professores de biologia, português, história e geografia.

Aulas particulares de idioma geralmente servem, não apenas como reforço escolar, mas, para uma aprendizagem extra que é uma vontade da pessoa. Elas geralmente atendem indivíduos de todas as faixas etárias.

Uma boa ideia é investir, também, em curso em video para que consigam contribuir com uma flexibilidade de horários e do sistema de educação. O ensino a distância é bastante viável, principalmente para adultos que têm uma vida mais corrida e não têm tempo de ir a uma escola.

Como pesquiso meus concorrentes?

A sua melhor aliada é a Internet, sempre. Por isso faça pesquisas sobre o segmento que você escolheu no Google e descubra quais são os seus concorrentes, se eles possuem site, quanto cobram por aula, como é sua infraestrutura, entre outras coisas que poderão impactar diretamente em seu negócio e insira essas informações no planejamento.

Esta é uma técnica bem simples, apenas pesquisando “aulas de edição”, “escola de natação” ou “curso limpeza de piscina”, por exemplo, se for o que você procura, você obterá os resultados que deseja e poderá identificar suas forças e oportunidades com mais clareza.

Compare com o que você tem em mente para a sua escola ou empresa de educação e veja se eles possuem algo que você ainda não tem, ou até se você apresenta algum diferencial que pode se destacar entre as demais.