score

Por que o score baixa? Veja dicas para manter o seu alto

Entender o conceito ou os motivos de porque o score baixa pode parecer muito complicado se você não tiver as informações corretas. Portanto, se sua pontuação de crédito está caindo a cada mês, a primeira coisa a ser feita para uma boa análise de mercado novamente é entender efetivamente quais são os fatores que influenciam diretamente do cálculo dos pontos.

 

Por meio desse processo, você pode obter práticas positivas sobre suas pontuações e reduzir hábitos que contribuem para pontuações mais baixas. Com bem enraizado na sua mente, nossa equipe preparou um texto com todas as principais variáveis ​​para que você entenda porque o score baixa, assim você pode adotar novas práticas para manter sua pontuação nos níveis mais altos.

O que é o score?

Primeiramente, a pontuação de Score nada mais é que uma forma de validar o seu compromisso em relação aos pagamentos no mercado de crédito. Por meio dele, as principais informações de seu histórico financeiro podem ser avaliadas e confirmadas pelos titulares de sua linha de crédito para determinar se você é um investimento arriscado.

Como funciona o score?

Como acabamos de ver, o score é uma pontuação que reflete o comportamento financeiro das pessoas: se sua situação financeira estiver ruim, seu score pode ser menor, porém, se você mantiver sua conta em dia, seu score pode ser maior. Além disso, vale destacar que esse é um movimento constante e dinâmico, em outras palavras, a pontuação vai mudar quase que constantemente, sem te avisar antes.

 

O score se trata de uma importante ferramenta para as instituições financeiras que concedem crédito. Os seus dados pessoais são analisados ​​sempre que solicita um cartão de crédito, tenta obter financiamento ou recorrer a facilidades de crédito em geral.

 

As empresas desejam compreender o risco que correm quando tomam dinheiro emprestado. Assim, a agência verifica em qual faixa de pontuação o consumidor se encontra (a pontuação do score varia de 0 a 1000). Essa pontuação indica a sua capacidade de pagar suas contas em dia nos próximos meses.

Entenda a composição do score

O score foi criado com a intenção de avaliar o seu comportamento financeiro, sendo assim, um reflexo de sua vida financeira. Entenda a composição do score:

 

  • Pagamento de crédito: 43,6%;
  • Consulta para serviço e crédito/comportamento de consultas: 19,3%;
  • Histórico de dívidas: 13,7%;
  • Tempo de uso do crédito: 10,1%;
  • Crédito contratado: 7,9%;
  • Pagamento de dívidas: 5,5%.

 

Cada uma das categorias citadas acima, afeta a pontuação, e é por esse motivo que sua pontuação de crédito pode subir e descer. Os pontos do score flutuam de acordo com o seu comportamento financeiro no cotidiano.

 

Por exemplo: se você pagou a fatura do cartão de crédito em dia este mês ou renegociou suas dívidas, isso pode ser o suficiente para aumentar a sua pontuação de Score com o passar do tempo, mas essa atualização dos pontos não acontece de maneira repentina.

Por que o score baixa?

Quando a pontuação de alguém cai, sempre existe um motivo para essa queda. Normalmente, qualquer coisa exagerada ou excessiva, como consultas de crédito ou falsificações, reduzirá sua pontuação no score de crédito.

 

Se você não entender o motivo exato da queda de sua pontuação, pode consultar as informações do Manual do Score fornecido pelas instituições de proteção ao crédito. Além disso, pode ser verificado consultando o CPF ao órgão de proteção ao crédito , que vai te avisar quando sua pontuação mudar e o motivo, para o aumento ou diminuição do score.

Quais as consequências de possuir um score baixo?

Caso você ainda não tenha procurado formas de melhorar seu score e seu score ainda está baixo, significa que ao procurar a contratação de facilidades de crédito, como empréstimo, encontrará a liberação de valores mais simples. Tudo isso porque o seu histórico financeiro no mercado não está bom.

 

Assim, se você precisa de um empréstimo, linha de crédito ou solicitação de um produto financeiro, o processo pode ser prejudicado, com juros mais altos ou até mesmo rejeitado. Assim, a melhor solução para retomar a confiança no mercado financeiro e ter acesso às facilidades de crédito, é importante aumentar o score.

Como aumentar o score?

Além de saber porque o score baixa, também é importante saber como aumentar o Score. Pois, assim, é possível retomar a sua boa reputação no mercado e ter acesso a várias ofertas de crédito. Confira a seguir algumas dicas úteis para aumentar a sua pontuação:

Elabore um bom planejamento financeiro

Tente não gastar mais de 80% de sua renda mensal com dívidas, seja com as contas pagas em boleto ou até mesmo com a fatura do seu cartão de crédito. Dessa forma, mantenha todas as suas contas no papel ou use um aplicativo de finanças para te ajudar na realização desse processo.

Faça o pagamento em dia de suas contas

Se possível, o recomendado é não esperar para pagar as contas na data de vencimento, ou seja, tente sempre pagar antecipadamente. Você é sério e empenhado em quitar sua dívida apesar de não ter missão de provar junto às instituições de crédito.

Mantenha o seu nome sempre limpo

Um dos motivos para que o seu score baixa, é a presença de pendências em seu nome. Assim, quem é negativado, é inevitável que a pontuação caia.

Tenha contas em seu nome

Se você alugar uma casa, tente manter as contas de serviços públicos em seu próprio nome, assim como outras contas. Isso permitirá que as empresas desse segmento analisem os pagamentos e vejam se você realmente está conseguindo pagá-los de forma satisfatória.

 

Comente a sua opinião a seguir sobre o conteúdo e compartilhe as informações com seus amigos!