As empresas virtuais tornaram-se muito importantes nos dias de hoje. Enquanto no B2C (Business-to-consumer ou business-to-consumer), o perfil do usuário do e-commerce é bastante amplo, variando de usuários assíduos de Internet a alguém com quase nenhum e-mail, no cenário B2B (Business to Business) , os visitantes que eles têm um conhecimento muito semelhante (e amplo) dos produtos reais e do processo de compra.
No mundo da Internet, a compra e venda de produtos é uma realidade. Não é surpresa que mídias sociais, e-commerce, marketplaces e técnicas de marketing digital sejam recursos cada vez mais utilizados. Desde máquinas especiais automação até peças industriais, há uma infinidade de produtos que podem estar nesta grande vitrine virtual que é a web.
Neste contexto, o conceito de B2B é uma prática promissora. O grande destaque desse formato é o comércio entre empresas, que é o contrário do conceito B2C. Pesquisas da área de negócios e marketing apontam que o Business to Business é uma estratégia que está dando certo.
Um estudo da Forrest Research, divulgado pela revista Pequenas Empresas e Grandes negócios, aponta que o valor das vendas de B2B é três vezes maior que o B2C. Ou seja, por que não aproveitar esse conceito para alavancar as vendas do seu negócio? Se você tem um empreendimento e o público-alvo é composto por pessoas jurídicas, saiba como essas estratégias podem alavancar seu empreendimento.
B2B no mercado industrial
O mercado de acessórios industriais é muito promissor entre as empresas. Por isso, vender peças de engrenagens para empilhadeiras, por exemplo, com as técnicas de B2B pode ser muito interessante para quem trabalha com esse tipo de comércio.
Como peças automotivas, motores e demais acessórios são específicos conforme o modelo da empilhadeira e possuem um padrão rigoroso na certificação, o primeiro passo é investir em produtos de qualidade. Depois disso, é hora de estudar o público alvo que vai comprar e desta forma é possível traçar um planejamento de marketing.
É possível criar uma loja virtual para vender os produtos e ter um chat personalizado. Assim como, é essencial fazer campanhas e materiais que se comunicam diretamente com as empresas que vão revender esses produtos. Com as técnicas adequadas de marketing, há muitas vantagens para as empresas deste segmento apostarem no B2B para vendas. Dentre elas:
- Possibilidade de vendas em grande quantidade;
- Chance de investir em feiras de demonstração para clientes;
- Parcerias a longo prazo;
- Intermediação entre fornecedores oficiais e empresas;
- Aumento nas vendas;
- Menor custo operacional;
- Mais praticidade para empresas.
Assim como as peças industriais, outro serviço que é muito procurado e também pode ser incorporado ao B2B voltado para veículos de empresas é o carrinho termico para transporte de alimentos. Na prática, esse é um serviço que integra as técnicas de comunicação visual e oficina mecânica para proteger e personalizar veículos com plotagem.
O envelopamento, como o próprio nome sugere, consiste na aplicação de películas sobre a lataria do veículo, que podem ser personalizadas. Em empresas que possuem uma frota de transporte próprio, seja na iniciativa privada, como as empresas de ônibus de viagem ou no setor público, essa técnica é muito interessante. Por isso, aproveitar o marketing para os negócios conhecerem outras empresas que fazem esse tipo de personalização é algo muito promissor.
Soluções empresariais e B2B
Todo negócio funciona melhor a partir de uma rede de serviços, fornecedores e comércios integrados. É por isso que o B2B está em tamanha demanda no mundo corporativo. É possível investir nessas estratégias para promover (e contratar) diversos serviços, como os de empresas de inspeção em caldeiras.
Como muitas empresas dependem de gráficos e outros serviços de impressão, todos esses fatores são motivos para investir. No entanto, com um trabalho de marketing estratégico, podem obter melhores resultados na hora de firmar parcerias.
Como as empresas não vivem apenas do impresso, é importante ressaltar que existem muitas outras áreas que podem estar envolvidas no trabalho B2B. Isso inclui logística, manutenção, jardinagem, limpeza, pintura, reforma, móveis de escritório e até a compra de ferramentas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.