Para que a sua empresa prospere é necessário que o empresário vença vários obstáculos e nem sempre é possível prever ou resolver todas as questões em todos os departamentos da empresa que surgem, principalmente quando o assunto é a segurança do trabalho.
Para isso existe uma saída que pode ser uma grande aliada para o empresário que não tem conhecimento algum sobre o tema, a Consultoria em segurança do trabalho. E com isso surge a dúvida a respeito do investimento a ser feito, se vale a pena e quantos serão os gastos.
As empresas, cada vez mais, buscam lucrar e investir tempo, dinheiro e energia em algo que não pode ser duvidoso, abstrato e que pode tirar suas horas de sono. Então, o que realmente faz um técnico de segurança do trabalho para que, no futuro, você possa ver resultados?
Qual a importância de contratar um técnico de segurança do trabalho?
Investir em seus funcionários é investir em sua empresa. É imprescindível avaliar as condições financeiras que você tem para começar desde já.
Vamos conhecer melhor como esse tipo de assessoria pode transformar toda a sua equipe fazendo com que você obtenha ótimos resultados.
Segurança em seu ambiente de trabalho é primordial para todos os funcionários que têm o direito de estar em um lugar sem riscos, tanto para acidentes, quanto para doenças decorrentes da ocupação.
A lei ampara o trabalhador e exige que, ao menos um departamento ou através de terceirização, você tenha essa preocupação. E não é tão fácil quanto contratar empresas terceirizadas de portaria ou limpeza.
Essas consultorias funcionam através do oferecimento de ajuda às empresas que não possuem esse departamento ou pessoa na equipe, e são contratadas por empresas que ainda não são compelidas a ter o serviço especializado em medicina do trabalho próprio, o SESMT, pois não têm ainda conhecimento necessário para tratar desse assunto.
Quais as principais funções exercidas por um técnico de segurança do trabalho?
Este tipo de auxílio envolve diversas funções, nos mais variados subtemas, os quais apontaremos, os principais, a seguir:
- Treinamento sobre cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes);
- Treinamento sobre EPI (Equipamento de Proteção Individual);
- Elaboração de LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho);
- Elaboração de Laudo de Insalubridade (ex.: empresas que exigem demasiadamente do esforço físico de seus trabalhadores, como os de setores da indústria e agricultura, por exemplo);
- Elaboração de ordens de serviço;
- Treinamento de segurança na operação e manutenção de equipamentos industriais (ex.: medidor de vazão mássico termal, usado em empresas de risco de vazamento químico);
- Treinamento de segurança em atividades que envolvam eletricidade;
- Treinamento ergonômico (ex.: funcionários que atuam em call centers, por exemplo, que ficam muitas horas na frente de um computador, dando orientações de como devem se alongar e se posicionar corretamente na poltrona, indicando descansos para os braços e as pernas);
- Treinamento de segurança no manuseio de explosivos.
Como escolher uma empresa de consultoria em segurança do trabalho?
Para o empreendedor, de empresas de pequeno e médio porte, que abrirá sua loja virtual ou precisa urgente deste tipo de consultoria, é necessário seguir algumas dicas que daremos a seguir:
Primeiramente, pesquise o máximo de informações a respeito das opções que necessita, com base nas dicas que demos anteriormente.
Ao eleger esta empresa que prestará a consultoria, tente buscar informações e referências substanciais sobre esses profissionais envolvidos, bem como sobre as empresas que eles já prestaram este tipo de assessoria.
Tão importante quanto os pontos que apresentamos está o fator preço do serviço, pois você encontrará os mais variados, com grandes diferenças entre eles.
Logo, analise e selecione o perfil que tem os seus valores, personalidade e identidade da sua marca, e, claro, orçamento disponível.
É válido ressaltar a importância de ler o contrato do início ao fim, pois sempre podem aparecer aquelas condições desvantajosas que beneficiam apenas uma das partes.
Vale sempre lembrar que todos os dias acontecem acidentes de trabalho e problemas relacionados a doenças ocupacionais, muitas vezes, por falta de orientação aos funcionários, por parte da empresa.
Todo chefe, seja ele geral ou apenas departamental, deve cuidar de seus colaboradores, pois se forem notados e motivados, além de gratos por seu esforço e dedicação, proporcionarão ótimos resultados, em curto e médio prazo.
É crucial que os donos de empresas tenham conhecimento sobre as leis que o obrigam a proporcionar um ambiente de trabalho saudável de acordo com as normas e qualidade de vida dos seus empregados.