Grandes empresas têm uma série de particularidades em relação às pequenas. Uma das principais é o tamanho de suas sedes, pois negócios de maior porte naturalmente têm mais funcionários, e, consequentemente, dependem de ter um local maior para abrigar as suas atividades. Por conta disso, elas costumam investir em placas de sinalização, para que ninguém se perca.
Apesar disso, é importante ter em mente que esses itens podem ser úteis em estabelecimentos de todos os portes, desde os menores até os maiores e mais consolidados.
O motivo por trás disso é o fato de que elas proporcionam muitos outros benefícios a quem as utiliza além da sinalização em si.
Quer aprender mais a respeito disso? Então continue lendo e confira alguns dos benefícios proporcionados pelo uso desses itens em empresas dos mais variados segmentos e portes:
Elas facilitam a orientação no interior da empresa
Normalmente, empresas são divididas em setores. Quando eles são muitos e funcionam em um local muito grande, pode ser difícil se orientar e encontrar o local onde se pretende ir.
Felizmente, isso é fácil de resolver, pois basta usar um letreiro ou uma placa em cada corredor, escadaria ou mesmo nos elevadores.
Quando esses itens têm um design fácil de ler e são instalados corretamente, eles são de grande ajuda para auxiliar na orientação de todos que frequentam a empresa.
Da mesma maneira, é interessante usar placas de identificação para portas para melhorar ainda mais a sinalização de um estabelecimento. Assim, quem transitar por ele sempre saberá que chegou ao local onde precisava ir, tudo isso sem maiores problemas.
Elas passam uma imagem profissional do estabelecimento
Atualmente, muitos negócios já sabem da importância de se investir na comunicação visual como forma de expandir e consolidar suas operações.
Por mais improvável que isso pareça, o uso de instrumentos de orientação podem ser de grande ajuda para essa tarefa, pois quando eles são criados por um designer qualificado e baseados na identidade gráfica do negócio, elas ajudam a promover a imagem que eles pretendem proporcionar.
Porém, para que isso efetivamente aconteça, é fundamental que, antes de criar placas de identificação de salas, o negócio invista na elaboração de uma identidade visual.
Trata-se de um conjunto de elementos gráficos que identificam a empresa, tais como:
Cores;
Tipografias;
Desenhos e adornos gráficos;
Formas geométricas.
Novamente, essa é uma tarefa que deve ficar nas mãos de um designer especializado, pois este poderá analisar o perfil da empresa e definir quais são os elementos que melhor o representam.
Elas ajudam a cumprir os requisitos de acessibilidade
Se há alguns anos a acessibilidade não era uma preocupação entre as pessoas de modo geral, hoje ela está no centro de projetos de reforma e construção de edifícios, inclusive os corporativos.
Isso, em grande parte, só é possível graças à sanção do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que fixou uma série de obrigações nesse sentido tanto para locais públicos quanto privados.
O uso de elementos de sinalização, por sua vez, podem ser de grande ajuda para cumpri-los. É preciso, por exemplo, instalar placas em braille de identificação, como em elevadores, portas e corredores.
Da mesma forma, é interessante que haja uma placa de acessibilidade em um elevador, banheiro ou qualquer recinto que seja preparado para receber pessoas portadoras de deficiência, de modo que elas saibam que poderão utilizá-lo sem nenhum problema.
Elas reforçam a presença da sua marca
Por último, mas não menos importante, é preciso levar em conta que artifícios de sinalização podem ser de grande ajuda para reforçar a presença da sua marca junto a públicos estratégicos, como clientes (tanto atuais quanto em potencial), colaboradores e investidores.
Nesse caso, a indicação é que elas sejam elaboradas com base na identidade visual, e, consequentemente, nos princípios da empresa.
Da mesma maneira, é interessante que esses objetos sejam confeccionados com materiais de qualidade, como o policarbonato e o vidro (principalmente esse útil, pois ele é considerado mais nobre).
Deste modo, além de reforçar a presença da marca, o item irá atrelar sua imagem a uma aura de profissionalismo, já que a placa será confeccionada com uma matéria-prima de qualidade.
Isso, por sua vez, é muito importante para convencer pessoas como candidatos a vagas de emprego e até mesmo pessoas interessadas em se tornarem investidoras do seu negócio.