A segurança dentro das empresas e indústrias são quesitos obrigatórios tanto para preservação da saúde e bem-estar dos trabalhadores quanto para aumentar a produtividade e qualidade dos produtos e serviços ofertados.
Para que o ambiente esteja totalmente seguro, é preciso investir em todas as áreas que esse segmento contempla.
A segurança pode ser quanto à propriedade, quanto às pessoas, quanto ao meio ambiente ou a estrutura e todas elas precisam dialogar e interagir para que aconteçam de forma completa.
Com a segurança se torna essencial, algumas medidas são obrigatórias e quando não são realizadas impossibilitam a abertura e funcionamento do estabelecimento.
Por isso, para ter um projeto de segurança completo que torne a empresa mais produtiva e próspera, veja alguns processos essenciais e dicas ao longo da leitura.
Meio ambiente e segurança
Uma das exigências da sociedade atual é o cuidado que o processo produtivo precisa adotar para que os recursos ambientais não sejam exauridos e o desequilíbrio ambiental amplificado.
Com o propósito que minimizar os efeitos da produção, ações sustentáveis vêm sendo incorporadas pelas organizações, fazendo com que sejam mais ecológicas e conscientes.
Por ser uma área em desenvolvimento, na qual as empresas estão começando a se adaptar, a maioria delas faz uso da consultoria ambiental SP, recurso especializado em verificar todas as atividades e projetos de uma empresa.
Após as análises e estudos realizados pelas consultorias, é possível remodelar os processos e fazer com que os impactos ambientais sejam minimizados e que estejam de acordo com as normas e legislações vigentes do setor ambiental.
Assim, a segurança legal e ambiental são assistidas de forma dinâmica e econômica, otimizando os recursos naturais, reduzindo a produção de resíduos e realizando o seu descarte com os risco de poluição minimizados.
Algumas das ações mais comuns adotadas são o uso de estações compactas de tratamento de água e efluentes, reciclagem do lixo e descarte correto de resíduos não recicláveis.
Essas ações garantem, inclusive, o desenvolvimento da empresa e sua permanência dentro do mercado competitivo.
Equipamento de combate a incêndio
Outra frente de segurança estrutural e às pessoas são os equipamentos de combate à incêndio que são instalados atendendo às normas do Corpo de Bombeiros.
Além disso, esses itens precisam ser posicionados estrategicamente para que as ações possam ser tomadas rapidamente, evitando ou minimizando os efeitos do incêndio.
Os equipamentos principais são:
- Extintores;
- Hidrantes;
- Alarmes de fumaça;
- Alarmes sonoros;
- Saídas de emergência;
- Luzes de Emergência e sinalizadores.
Além disso, dependendo da estrutura, é necessário treinar os colaboradores e formar uma brigada de incêndio, ou seja, profissionais internos para identificarem e agir em situações emergenciais.
Todos os acessórios e equipamentos citados acima precisam passar por processo rigorosos de manutenção e inspeção, pois eles são os recursos que não podem falhar em situações de risco.
Além disso, alguns deles possuem conteúdos com data de validade, como o extintor que precisa ser trocado ou substituído.
Nesse ponto vale mencionar que a recarga extintor ocorre por meio de empresas autorizadas pelos órgãos de vigilância e com preços definidos por tabela.
Fiscalização da segurança
Para que os processos de segurança ocorram corretamente é necessário ter sistemas de regularização, fiscalização e controle.
Para a propriedade há os sistemas de monitoramento durante todos os dias, que operam por meio do controle das imagens captadas pelas câmeras e alarmes sonoros que impedem a invasão.
Para as medidas de segurança interna há os técnicos de segurança que se especializam em elaborar processos mais seguros e fiscalizá-los, para que sejam cumpridos.
Além disso, são responsáveis junto a equipe de manutenção de verificar constantemente as estruturas da edificação.
Há também os órgãos reguladores, um deles é o corpo de bombeiros que emite o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Conhecido como AVCB, esses documento aprova a segurança do estabelecimento.
O laudo é solicitados em algumas situações, dentre elas no processo de abertura de em presas, sem o laudo satisfatório não tem como dar continuidade no alvará de licença, documento que regulariza o funcionamento de todas as empresas no território nacional.
O laudo AVCB possui data de validade, ou seja, precisa ser realizado periodicamente de acordo com a legislação de cada estado do país.
Além disso, são necessárias novas avaliações sempre que há alteração na estrutura, mudança de endereço, reforma e ampliação ou mudança no modo de produção.
Atentando-se a todos os detalhes e aspectos que são importantes para a segurança da empresa, desde o extintor de incêndio veicular quando os funcionários utilizam os carros da organização e medidas ambientais, é possível manter um bom posicionamento no mercado, com diferencial competitivo e inovador.