combate a incêndio e segurança empresarial

Importância dos equipamentos de segurança

Ter uma empresa ou estabelecimento para atuar como autônomo é o que algumas pessoas almejam. Seja pela vontade de realizar um sonho de muitos anos ou por necessidade de obter renda de forma rápida, abrir o próprio negócio é uma tarefa que exige muita pesquisa, dedicação e conhecimento para conseguir ter bons resultados e proporcionar segurança para os colaboradores.

Criar um plano de negócios com todas as ideias referentes ao empreendimento é uma medida muito importante que as pessoas devem seguir.

Afinal, esse documento tem a função de auxiliar as pessoas no processo de criação de uma empresa ou marca, ajudando a evitar problemas inesperados e que possa trazer prejuízos.

Na criação do plano, colocar os objetivos, metas, visão, missão e valores do seu negócio é um jeito de organizar as ideias.

Um benefício interessante desse documento é o auxílio em negociações futuras, proporcionando resultados expressivos aos empreendedores.

Do mesmo modo, procurar uma ajuda com profissionais experientes no universo empresarial e conversar sobre as suas ideias são formas de entender conceitos essenciais para administrar o seu negócio e entender se o que você pensa tem coerência.

Procedimentos importantes para o funcionamento de uma empresa com segurança

Os cuidados com toda a parte burocrática são essenciais para estar de acordo com a legislação e regras. Apesar disso, ter um comércio ou empresa não se resume apenas a resolução de assuntos burocráticos, afinal, é preciso investir tempo e capital para as instalações e espaço onde os funcionários irão atuar diariamente.

Um espaço amplo para que todos possam circular sem preocupações, por exemplo, é a primeira aspecto que deve ser pensado.

Por isso, avaliar bem o terreno ou sala comercial disponível para o aluguel/compra é necessário, pois o local precisa estar de acordo com as necessidades do seu negócio. Pesquisar em várias regiões também ajuda no momento de decidir questões de preço, condições do ambiente, entre outras necessidades e aspectos primordiais para o seu estabelecimento.

Documentos e regulamentações garantem segurança

A empresa ou estabelecimento só poderá começar as operações depois de ter um projeto AVCB aprovado.

Basicamente, esse projeto é um documento elaborado pelo Corpo de Bombeiros depois de uma vistoria técnica, que consiste em verificar se o local possui todas as instalações e equipamentos de segurança contra incêndios.

O laudo AVCB é obrigatório para:

  • Comércios;
  • Indústrias;
  • Lojas;
  • Locais de prestação de serviços;
  • Prédios comerciais.

O aval positivo só é concedido aos locais que possuem os itens de proteção contra incêndio. Sabendo desse ponto essencial para conseguir aprovação dos bombeiros, fazer investimentos na compra de produtos, estruturas e equipamentos que são específicos para situação de controle de incêndio é crucial para manter a segurança dos colaboradores e evitar problemas.

Ao dar entrada no pedido de emissão de AVCB, é necessário reunir alguns documentos e ART’s (Anotações de Responsabilidade Técnica) para conseguir criar um projeto de bombeiro.

Na elaboração do projeto são definidas as posições de instalações de extintores, hidrantes e da demanda de água. Especificar a localização que será montado o sistema elétrico é outro ponto muito importante, pois saber onde está a instalação faz muita diferença em casos de emergências.

A instalação de sprinklers, detectores e alarmes de incêndio, mangueiras, bombas hidráulicas, iluminação de emergência, sinalização, portas corta-fogo e outros itens de segurança são definidos durante a elaboração do projeto. Com esses itens, o laudo AVCB pode ser positivo e, com isso, o seu negócio poderá iniciar as atividades.

Serviços externos também demandam cuidados

Todos os trabalhos que são realizados em altura exigem uma segurança extra, ou seja, as pessoas devem usar EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) que são distribuídos gratuitamente aos colaboradores pelas empresas.

Entre os equipamentos mais comuns é possível destacar:

  • Cinta de ancoragem;
  • Capacete;
  • Luvas;
  • Óculos;
  • Botas;
  • Máscaras.

Em alturas superiores a 2 metros, a utilização de andaimes, escadas e plataformas são necessárias para aumentar a segurança e mobilidade dos funcionários.

A linha de vida é outro item que ajuda na movimentação das pessoas em trabalhos que exigem um posicionamento vertical ou inclinado. Esse equipamento evita acidentes e quedas inesperadas por conta de os cabos e cordas ficarem presos nas ancoragens e no cinto de segurança.

Formas de melhorar a rotina de trabalho

Proporcionar melhorias e excelentes condições aos funcionários é o que as empresas e comércios devem fazer. Contratar os serviços de uma consultoria em saúde e segurança do trabalho para fazer um diagnóstico das atividades é um serviço essencial para garantir a seguridade de todos os colaboradores.

Isso porque os profissionais da área propõem soluções e estratégias para melhorar a qualidade de vida no ambiente laboral, identificando possíveis fatores de risco.

Por fim, fica evidente a necessidade de estar preparado com um bom planejamento de seu negócio e seguir as diretrizes para estabelecer um ponto físico seguro para todos e de acordo com as normas fiscais.