O que preciso saber sobre os equipamentos e limpeza?

Atualmente, no setor industrial e em praticamente qualquer comércio é muito comum utilizar muitos equipamentos, seja na parte elétrica, na operação ou até mesmo na parte de limpeza.

Isso acontece porque, com a evolução das indústrias, ficou muito barato e acessível fabricar equipamentos em massa.

Tal procedimento fez com que os maquinários começassem a responder a produções em larga escala, atendendo adequadamente a todo tipo de necessidade, como a de empresas nos ramos anteriormente citados.

Sendo assim, hoje em dia é um pouco difícil entender sobre os equipamentos mais vitais e os métodos mais utilizados nessas ramos. Por esse motivo, este artigo tem como objetivo elucidar vários pontos sobre essas ferramentas.

Equipamentos e limpeza que respondem a parte elétrica

A parte elétrica é uma das que mais – se não a que mais – cresceu nos últimos anos, tendo uma gama gigantesca de equipamentos para as mais variadas funções.

Iremos entender sobre o funcionamento de alguns equipamentos que tem um papel vital em praticamente qualquer negócio e/ou residência.

1. Nobreak

nobreak senoidal puro é um dos modelos mais comuns desse equipamento no mercado.

Basicamente, ele tem como principal função a dissipação de sobretensões que cheguem nele por meio da rede elétrica, não deixando que a energia sobrecarregada passe para os demais equipamentos.

Isso é necessário pois essas tensões podem afetar o funcionamento adequado de alguma peça.

Normalmente, quando uma rede não possui o nobreak e é afetada por alguma sobretensão, os equipamentos acabam queimando a fonte principal ou alguma outra peça, tendo que ser direcionado para alguma assistência.

Desse modo, o nobreak senoidal é uma peça que diminui de forma significativa o prejuízo financeiro da empresa com esse tipo de manutenção, além de garantir que a parte operacional não seja afetada.

2. Para raio

O para raio é outra peça fundamental para qualquer estrutura, que tem um papel de segurança em toda a rede.

Muitos acidentes são causados por conta de grandes descargas elétricas proveniente de raios, que possuem uma carga elétrica extremamente alta. Assim, caso ele atinja de forma direta certos equipamentos pode, inclusive, iniciar um incêndio.

Para evitar acidentes, o para raio é ligado em um sistema de aterramento, que auxilia a descarga da energia na terra (processo que define o nome do sistema), que é auxiliado por um outro sistema de apoio constituído por cabeamentos resistentes o suficiente para encaminhar toda essa energia do para raio até a peça aterrada.

Transformador

O fornecimento de energia principal para qualquer tipo de empresa é muito forte, tendo uma corrente extremamente elevada para suprir maquinários pesados.

No entanto, nem todos os equipamentos dentro de uma empresa necessitam de toda aquela carga. Sendo assim, é preciso que ela seja transformada em uma corrente usual (em 110V ou 220V).

O transformador tem exatamente essa função, fazendo com que a energia seja distribuída por tomadas dentro da empresa pronta para o uso.

Vale ressaltar que é muito importante prestar atenção para não ligar equipamentos 110 em tomadas 220. Isso porque, ao possuir praticamente o dobro de tensão, provavelmente irá causar algum grande estrago no equipamento e danificar alguma parte elétrica.

Além desses equipamentos aqui tratados é preciso realizar a manutenção constante em vários outros pontos do local para que se mantenham em perfeito funcionamento. Entre os itens que precisam de atenção estão:

  • No painel de energia;

  • Na bateria de nobreak;

  • Nas tomadas;

  • Nos disjuntores.

Terceirização empresarial

Muitos desses equipamentos e limpeza aqui citados precisam de algum tipo de manutenção, mesmo que corriqueira, para que seu funcionamento não seja afetado.

Para isso, é possível contar com uma empresa terceirizada que pode prestar esse serviço e muitos outros que são vitais para a indústria, como iremos abordar agora.

Equipe técnica terceirizada

Ter uma equipe técnica terceirizada irá fazer com que as manutenção na parte de infraestrutura sejam feitas de forma muito mais rápida e com maior precisão.

Isso ocorre porque é possível contar com prestador de serviços qualificado e alocado dentro do negócio para qualquer ação emergencial.

Eles podem ainda realizar pequenos reparos que exijam uma maior habilidade durante o horário de serviço, sem que atrapalhe as atividades gerais.

Equipe de limpeza

Atualmente é muito importante que as áreas comuns de uma empresa fiquem sempre limpas, necessitando de uma atenção especial em várias horas do dia.

Para isso, é possível contar com um serviço de limpeza terceirizado que irá cumprir corretamente esses prazos e funções, dando maior foco nos locais em que uma limpeza mais intensa for necessária, podendo distribuir corretamente o tempo e as funções.