O que é um psicólogo e como ele pode te ajudar?

Um psicólogo é um profissional qualificado com diploma de bacharel ou diploma em psicologia. Existem vários ramos da psicologia e vários tipos de psicólogos dependendo do tipo de terapia. 

Nesta postagem, faremos referência à figura mais típica do psicólogo, que é um profissional de saúde qualificado, com bacharelado ou graduação em psicologia e mestrado em psicologia geral da saúde.

A psicologia é a disciplina que investiga os processos mentais das pessoas. A psicologia analisa as três dimensões: cognitiva, emocional e comportamental.

A terapia comportamental congestiva tem se mostrado altamente eficaz, especialmente em problemas de ansiedade.

Quais são as funções de um psicólogo?

Os psicólogos geralmente nos ajudam a lidar com situações estressantes, ansiedade patológica, obsessões, para sair de um vício, depressões, preocupações patológicas, sofrimentos patológicos.

Um psicólogo está totalmente qualificado para administrar e interpretar testes e avaliações que o ajudarão a determinar qual terapia é mais favorável para o paciente, dependendo do tipo de distúrbio que ele apresenta.

Os testes realizados por um psicólogo são geralmente testes que avaliam habilidades intelectuais e cognitivas, forças, aptidões, tipo de personalidade e avaliam o tipo de problema que a pessoa pode apresentar.

Os psicólogos ajudam diferentes pacientes e podem diagnosticá-los e dar-lhes diferentes tipos de tratamentos dependendo do problema que se apresenta ou do estado em que a pessoa se encontra.

Algumas das razões pelas quais muitas pessoas recorrem a um profissional da saúde mental em busca de ajuda é porque não se sentem bem, sofrem de depressão, ansiedade no trabalho, perfeccionismo, estão em um estado de constante negatividade ou têm ansiedade por longos períodos de tempo.

Outras pessoas procuram o psicólogo porque sofrem de problemas de curto prazo, como a perda de um ente querido ou a ansiedade de começar um novo emprego.

O psicólogo da saúde é capaz de investigar, avaliar, diagnosticar e tratar os principais problemas psicológicos e de adaptação de pacientes que sofrem de ansiedade, depressão, auto estima, insegurança, ataques de pânico, agorafobia, problemas profissionais e pessoais, problemas de relacionamento, separação, luto, estresse no trabalho.

A figura do Psicólogo Geral da Saúde irá avaliar, prevenir e tratar os aspectos que influenciam o aspecto geral da saúde.

Em muitas ocasiões, podem ser confundidos com a figura do psicólogo da saúde com a do psiquiatra.

Como um psicólogo o ajuda?

A psicologia é baseada no tratamento que tem demonstrado empiricamente sua eficácia após estudar milhares de pacientes em todo o mundo para que os tratamentos sejam úteis e eficazes.

Na maioria das vezes, senão quase sempre, os psicólogos usam tratamentos diferentes que se baseiam em evidências que nos ajudam a melhorar nossas vidas.

Dentro do mundo da psicologia existem diferentes tipos de terapias, o psicólogo poderá diagnosticar aquela que for mais favorável para a resolução dos problemas do paciente e está relacionada de certa forma às características e preferências do mesmo.

Dentre os diferentes tipos de terapias, devemos destacar:

  • Terapias cognitivas
  • Terapias comportamentais
  • Terapias cognitivo-comportamentais
  • Terapias Humanísticas
  • Terapias psicodinâmicas

As terapias psicológicas podem ser aplicadas individualmente, em casal ou mesmo em família, vai depender do problema a ser tratado.

Normalmente, as primeiras sessões costumam ser dedicadas a avaliar o motivo da consulta tanto com uma entrevista estruturada quanto com questionários que permitem a análise do problema. Posteriormente, será realizada uma sessão de explicação de problemas com os resultados obtidos no processo de avaliação.

Há algumas substâncias que contém propriedades terapêuticas que podem ajudar, seria o caso do Canabidiol.

Após esta sessão, o tratamento será iniciado com técnicas de comprovada eficácia científica no problema a ser tratado. Finalmente, uma prevenção de recaída será feita para resolver o processo.

Qual é o processo de avaliação da terapia?

Nem todos os psicólogos trabalham da mesma forma, portanto o desenvolvimento da avaliação de suas terapias nem sempre é o mesmo, mas há uma série de fases que devem ser levadas em consideração no diagnóstico de um processo terapêutico:

PASSO 1: FASE DE AVALIAÇÃO

Nessa primeira fase, o problema pelo qual a terapia é atendida, ou seja, o motivo da consulta. Será avaliado por meio de procedimentos científicos como testes padronizados, entrevistas estruturadas e prontuários.

ETAPA 2: ANÁLISE DE PROBLEMAS DO PACIENTE

Depois de encerrada a fase de avaliação, o especialista passa a explicar ao paciente quais são os motivos que desencadearam seu distúrbio ou preocupação e por que isso se prolongou com o tempo.

Também se costuma estabelecer quais serão os objetivos que serão legados graças à terapia psicológica que se decida seguir e quais serão as diretrizes para atingir a meta.

PASSO 3: DETERMINE UM TRATAMENTO

Nessa fase, o psicólogo dará uma série de orientações e recursos para que o paciente alcance os objetivos que foram traçados na etapa anterior.

A grande maioria das técnicas vai ser colocada em prática nas terapias, mas o paciente também deve aplicá-la ao longo do seu dia a dia. É importante que haja uma participação muito ativa por parte do paciente, pois é uma das coisas que vai determinar que a terapia progrida e seja eficaz.

PASSO 4: PREVENÇÃO DE QUEDAS

Uma vez que o paciente e o psicólogo alcançaram os objetivos inicialmente traçados, é feita uma reflexão com o paciente sobre como evoluíram e como conseguiram atingir seus objetivos.

Além disso, o especialista deve garantir que, caso o paciente se encontre em uma situação semelhante à que desencadeou seu problema inicial, o paciente generalize tudo o que aprendeu ao longo de sua terapia.

PASSO 5: MONITORAR A EVOLUÇÃO DO PACIENTE

É aconselhável retornar à consulta após o período marcado como depois de um mês, para que o especialista verifique que não houve recaída e que o que foi aprendido foi generalizado.

Essa é a forma usual de agir da grande maioria dos psicólogos, mas cada um, como já dissemos, pode haver algumas variações dependendo do tipo de terapia.

Se você se sentiu identificado com o conteúdo desta postagem e acha que deveria procurar um psicólogo, não hesite em nos contatar. Somos especialistas em problemas de ansiedade e iremos ajudá-lo de forma personalizada a resolver os seus problemas.