SEO

O que é SEO e qual efeito dele no seu site?

Se você está buscando informações sobre o que é SEO, é porque, com certeza, deseja que mais pessoas cheguem ao seu site.

Toda vez que uma página é publicada na internet, as ferramentas de buscas procuram colocá-la em um índice, para que seja encontrada por quem procura pelos assuntos contidos nela.

A questão é que existem milhares de páginas sendo publicadas todos os dias na internet, aumentando a concorrência para aparecer nas primeiras posições de uma pesquisa. É exatamente nesse ponto que entra o trabalho do SEO.

Quer saber o que é SEO, como ele funciona e quais são os fatores de ranqueamento do maior buscador do mundo? Continue a leitura e veja os detalhes!

Afinal, o que é SEO?

SEO é uma sigla cujo significado é Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca. Trata-se de um conjunto de estratégias e técnicas de otimização para páginas na internet.

O objetivo do SEO é melhorar o posicionamento orgânico das páginas que o utilizam em ferramentas de buscas, como o Google, gerando tráfego e autoridade digital.

SEO é uma das principais estratégias do Marketing Digital, pois todas as marcas querem aparecer entre as primeiras posições nas buscas orgânicas do Google  — ferramenta utilizada milhões de vezes por dia.

Quando nos referimos às buscas orgânicas, estas são obtidas sem investimentos em mídia. Elas funcionam a partir das otimizações nas páginas e do relacionamento com outros sites.

No dia a dia, milhões de usuários querem responder suas dúvidas, desde o tempo para o dia seguinte até o restaurante mais próximo de onde ele mora.

Em cada busca, o Google organiza os conteúdos em um ranking, com o objetivo de oferecer as respostas mais precisas logo nas primeiras posições.

Os três primeiros links orgânicos, por exemplo, recebem cerca de 30% dos cliques. Somente 0,78% dos usuários clicam em links na segunda página dos resultados.

Cada pesquisa, portanto, representa uma oportunidade para sua marca oferecer a resposta adequada ao que é buscado pelos usuários.

Desse modo, sua página tem mais chances de ganhar visibilidade e cliques, receber tráfego orgânico e reforçar a presença online.

Mas não significa apenas ter o melhor conteúdo, pois o SEO considera ainda a boa usabilidade da página.

O SEO é parte do SEM, Search Engine Marketing, conjunto que engloba todas as estratégias para mecanismos de pesquisa.

Como acompanhar as mudanças do algoritmo do Google?

Para obter melhores resultados no Marketing Digital, é fundamental acompanhar as mudanças no algoritmo do Google.

O algoritmo do Google é o programa que funciona por trás do mecanismo de busca. É a ferramenta responsável por filtrar e entregar as informações nas páginas de resultado. Ela considera a busca de cada visitante e os fatores de ranqueamento de cada palavra-chave.

De tempos em tempos, com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência aos usuários, o algoritmo do Google passa por mudanças.

Houveram, somente em 2021, quatro atualizações no algoritmo do Google:

  • Page experience update e Core web vitals.
  • Core updates de junho e julho.
  • Link spam update de junho e novembro.
  • Core update de novembro.

O segundo semestre de 2021 e primeiro de 2022 contaram com essas atualizações significativas, que geraram movimentações na SERP, a lista de resultados das pesquisas feitas na Internet.

Elas também provocaram a necessidade de rever as boas práticas de sites e blogs. 

Quais são os fatores de ranqueamento do Google para SEO?

Para que entenda com o Google ranqueia os resultados de uma pesquisa, nós listamos a seguir os fatores:

PageRank 

Métrica que atribui uma nota de 0 a 10 para a autoridade de uma página em relação a uma palavra-chave. Essa nota é baseada tanto na qualidade quanto na quantidade de links que a página recebe.

Autoridade de domínio 

Usa os mesmos critérios acima, mas expande-os para todo o domínio. Todas as páginas e sub-domínios ligados a ele são avaliados pelo Google. Sua nota vai de 1 a 100 e, quanto maior ela for, mais autoridade terá o domínio. 

Relevância de links

Links em outros sites para a sua página. Esses links fazem o Google entender que o seu conteúdo é de alto valor, portanto, tende a apresentar sua página nas primeiras posições.

Uma maneira inteligente de fazer isso é por meio de guest posts, artigos para os blogs de outras empresas que atuam em mercados complementares ao seu.

Conteúdo original 

O conteúdo original é visto com bons olhos pelo Google, que passa a valorizá-lo. Sendo assim, elabore um calendário editorial e produza conteúdo para sua página.

Palavra-chave no título 

Além disso, o título de qualquer página é um dos elementos mais importantes de SEO. Mas não se trata, necessariamente, do título do artigo. Existe uma propriedade do código HTML, que pode ser vista na aba do navegador ou na página de resultados do Google. É ali que a palavra-chave deve estar ali.

Palavra-chave no conteúdo 

Também deve estar presente nas primeiras 100 palavras de qualquer conteúdo, além de subtítulos e, organicamente, ao longo do texto.

Tempo de permanência da página

O tempo de permanência que o usuário passa na sua página também é considerado como fator de ranqueamento. Isso acontece porque as pessoas costumam passar mais tempo nos sites cujos conteúdos lhes interessam.

Velocidade de carregamento da página

Sabe aquele site que demora para carregar? Isso não é visto de forma positiva pelo Google na hora de ranquear a página.

Seu site deve levar o tempo máximo de 2 segundos para ser carregado. Acima disso, o Google entende que isso prejudica a experiência do usuário.

Para otimizar esse tempo de carregamento, reduza o tamanho das imagens.

Design responsivo

Por fim, mais da metade das pesquisas no Google são feitas por dispositivos móveis como smartphones e tablets. Por isso, o Google prioriza sites que são responsivos, ou seja, que o layout se ajusta a qualquer resolução de forma harmônica, para que qualquer usuário tenha uma experiência positiva ao navegar.

Agora que você sabe o que é SEO e quais são os fatores de ranqueamento do Google, que tal colocar tudo isso em prática?

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