Uma gestão focada em produtividade é um dos grandes desafios dos gestores, que estão sempre buscando maneiras de gerar resultados promissores. Contratar uma prestadora de serviços, por exemplo, é um ótimo investimento para a sua empresa, otimizando fluxos diversos e reduzindo custos.
O que é empresa prestadora de serviços?
A prestação de serviços consiste em atividades focadas na execução de um trabalho em específico, considerando atividades de rotina ou o auxílio em demandas específicas.
Na prática, ela não entrega para as pessoas um produto, mas é uma solução ou experiência conforme as necessidades da empresa.
O termo prestação de serviços indica a execução de trabalhos oferecidos ou contratados por terceiros (empresas). Por isso, se caracteriza por ser inseparável e intangível.
Ou seja, é produzido e utilizado ao mesmo tempo, suprindo as necessidades dos consumidores/empresas quanto aquela atividade naquele momento e, por não ser necessariamente físico, tem mensurações e custos mais variados.
Tipos de prestadora de serviços
Existem diversas categorias de prestação de serviço e assessoria, algo muito interessante para os empreendedores e profissionais de diferentes áreas.
Alguns exemplos de tipos de prestação de serviço são:
- Consultor de imagem;
- Limpeza e manutenção predial;
- Manutenção de informática e softwares;
- Design gráfico;
- Transporte de carga;
- Segurança patrimonial;
- Cuidador e decorador de casas;
- Locação de equipamentos;
- Comunicação e marketing.
Estes são apenas alguns exemplos de tipos de serviços que podem ser terceirizados e incluídos de forma pontual ou fixa para a empresa, sendo realizados por uma prestadora.
A prestação de serviços está sempre associada à terceirização.
Sendo assim, entender o conceito é uma maneira de decidir se vale a pena implementar esse modelo de trabalho no negócio, terceirizando alguns serviços e atividades da empresa, ou mesmo recorrendo a ações como a contratação de mentorias em marketing ou de gestão para aprimorar as ações das equipes.
O que é terceirização?
Terceirização significa contratar uma empresa para executar serviços dentro dos processos produtivos do empreendimento, de modo constante.
A empresa contratada atua como intermediadora das relações trabalhistas e dos serviços que acontecem entre o trabalhador e a prestadora de serviços, e não a contratante.
Assim, ela pode localizar e encaminhar profissionais diversos para realizar e suprir as atividades solicitadas, ou mesmo já ser uma especializada naquele setor em específico.
Vale a pena terceirizar?
A terceirização pode ajudar as empresas, agregando vantagens interessantes e diversas quando utilizada dentro das estratégias do negócio, por exemplo, promovendo a criação de ecommerce para alcançar o público online com mais qualidade.
Ao investir e terceirizar algumas atividades da empresa, alguns processos se transformam, ganhando mais eficiência, praticidade e competitividade, aumentando a competência e qualidade técnica da produção.
Afinal, são profissionais especializados e que possibilitam que as equipes internas foquem em outras ações estratégicas.
Vantagens em contratar empresas terceirizadas e prestadoras de serviços
Como pode ser percebido, há muitos benefícios em investir na contratação de empresas terceirizadas e prestação de serviços. Confira em detalhes alguns destes ganhos a seguir:
1. Redução de custos
Os encargos trabalhistas estabelecidos pela legislação trabalhista elevam muito os custos de contratação de funcionários.
Isto posto, empresas de diferentes portes e segmentos podem optar por contratar as prestadoras de serviços de modo a reduzir esses custos e burocracias, afinal, ficam por conta da mediadora.
Os valores pagos para essas empresas já incluem férias, rescisões, despesas com faltas e outros encargos já estão inclusos.
Isso facilita muito a organização e definição do orçamento anual da companhia.
Além disso, em casos de contratações pontuais, como em uma assessoria ou profissional autônomo para manutenção e atualização de máquinas e softwares, o processo se dá por meio de contratos de serviços.
Geralmente esse modelo estipula o prazo para cumprimento da atividade e valor total do trabalho a ser desenvolvido, podendo ser estabelecido por acordo e reduzindo a necessidades de outros impostos e direitos.
2. Aumento da produtividade
Com uma equipe especializada cuidando de algumas atividades, os gestores e profissionais podem ter mais tempo para se dedicar ao seu trabalho, além de contribuírem para criação de estratégias, como o desenvolvimento do plano de marketing e outros planos que tornam o ambiente de trabalho seguro, mais produtivo ou mesmo trazendo inovações.
Os serviços de uma empresa terceirizada permite uma redistribuição das tarefas, algo que deixa os funcionários menos sobrecarregados, melhora o clima no ambiente de trabalho e a produtividade, além de ajudar na saúde mental da equipe.
3. Implementação de novas tecnologias
Antes de contratar uma empresa prestadora de serviços, é necessário conversar com o prestador sobre as tecnologias e mecanismos que podem ser usados na companhia.
As empresas terceirizadas costumam fazer investimentos para melhorar o serviço. Sendo assim, é possível investir no uso de um software manutenção e outras tecnologias que facilitem o processo de ajuste das máquinas, por exemplo.
No processo de implantação, as empresas enviam os seus gestores até a empresa que será beneficiada pelos serviços para verificar as instalações que os colaboradores vão trabalhar.
Assim é possível entender melhor quais tecnologias e equipamentos são adequados e necessários para o trabalho de manutenção remota, ainda seguindo o exemplo do processo de atualização e melhoria de máquinas.
4. Foco em core business
As preocupações consideradas secundárias podem ser delegadas às empresas terceirizadas.
Um dos benefícios da terceirização é a possibilidade dos gestores se ocuparem mais com o core business da companhia, ou seja, os aspectos que realmente movem e representam a empresa.
Isso porque os funcionários terceirizados são gerenciados por empresas especializadas, que possuem experiência em cuidar das demandas relacionadas às atividades.
5. Crescimento organizado da empresa
Com a terceirização, a expansão da empresa acontece em todas as frentes e com muita organização.
Um exemplo é a redução de problemas no RH (Recursos Humanos) e a gestão resulta em mais tempo que pode ser destinado às questões mais urgentes da empresa.
Ao terceirizar, a empresa pode contar com especialistas para a rotina corporativa e assim os profissionais tendem a sempre aprender atividades novas que ajudam no trabalho, ou podem trazer novos insights e soluções.
6. Escalabilidade e previsibilidade dos negócios
O crescimento depende de uma atuação estratégica, otimização de custos e qualidade das operações.
Com serviços terceirizados, os colaboradores e gestores contam com uma estrutura que permite se concentrar nas estratégias e tomadas de decisões cruciais para o desenvolvimento de uma marca.
Enquanto isso, as empresas que são terceirizadas possuem recursos que permitem acompanhar o seu crescimento e a infraestrutura pode ser adaptada conforme as necessidades dos negócios, agregando qualidade.
Considerações finais sobre prestadoras de serviços
Portanto, pesquisar informações sobre as melhores prestadoras de serviços para fazer a contratação é uma forma de ter excelentes resultados na sua empresa, melhorando a gestão, economizando tempo e potencializando a produtividade.