O que é Matriz BCG? Entenda a importância da prática

Se seu e-commerce deseja alçar voos mais altos, ele precisa estar preparado para os desafios agregados ao crescimento da marca e exposição a um maior número de clientes. Para isso, contar com estratégia de ferramentas de gestão eficientes, como a Matriz BCG, é fundamental.

Esse recurso é uma excelente maneira de fazer um controle de estoque de qualidade para suprir as demandas de vendas periódicas de uma loja virtual. 

Por meio dele, o gestor consegue hierarquizar os itens mais valiosos de acordo com a procura para não se submeter a surpresas desagradáveis.

Em especial, o crescimento do e-commerce e o surgimento de marketplaces fizeram com que milhões de visitas diárias fossemsão cada vez mais comuns. O comércio virtual brasileiro, por exemplo, teve um crescimento de 48,4% em 2021, enquanto as vendas cresceram 35,36% no mesmo período, segundo dados da Neotrust

Diante disso, preparamos esse conteúdo sobre a Matriz BCG para que sua empresa esteja pronta para vencer os principais desafios do crescimento no mercado virtual. Está curioso? Continue a leitura até o fim!

O que é Matriz BCG?

A Matriz BCG é um esquema visual para gestão de estoque tendo como ponto de partida o ciclo de vida dos produtos. Apesar de ser muito utilizada no comércio virtual dos dias atuais, ela foi criada há muitos anos atrás.

Foi o norte-americano Bruce Henderson, ainda na década de 70, o responsável. Essa ferramenta foi desenvolvida como um recurso de gestão para a empresa Boston Consulting Group.

Segundo os princípios da Matriz BCG, o catálogo de produtos de uma companhia deve ser gerenciado de acordo com duas variáveis:

  • taxa de crescimento de mercado;
  • taxa de participação do produto no mercado.

Partindo desse princípio, é desenhado um gráfico com quatro quadrantes que são divididos da seguinte forma:

Mas o que quer dizer cada uma dessas quatro denominações? Vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas!

Vaca leiteira

A vaca leiteira representa os campeões de vendas em uma Matriz BCG. São aqueles produtores que demandam uma grande reposição de estoque por constantemente estarem presentes nas primeiras colocações de vendas e contemplarem uma fatia determinante do percentual da receita financeira.

Em suma, como esses itens não precisarem de maiores investimentos em marketing e custos operacionais para dar saída, eles então são mais protagonistas nos lucros da empresa.

Vale lembrar que a receita é o valor total adquirido em vendas, enquanto o lucro representa o quanto acaba entrando de fato no caixa da loja após serem descontados todos os gastos com investimento.

Estrela

Por sua vez, as estrelas são produtos que possuem receita e participação no mercado boas e satisfatórias no mercado

Entretanto, diferentemente das vacas leiteiras, para que esses itens encontrem seu potencial, faz-se necessário um investimento mais robusto de marketing por parte da empresa.

No final das contas, isso acaba limitando um pouco a margem de lucro, que é calculada pela subtração dos custos operacionais à receita total das vendas. 

Em Questionamento

Os produtos que estão neste quadrante são aqueles que não conseguem entregar um bom fluxo de receita para para os cofres da empresa. Isso é, em um total de rReais vendidos durante um período pré-definido, eles contemplam apenas uma porcentagem irrisória do orçamento. 

Por mais que haja um grande investimento de marketing e vendas por parte da loja para que esses produtos sejam mais determinantes, eles ainda assim não entregam um valor financeiro satisfatório como retorno.

Abacaxi

Por fim, os abacaxis são aqueles com pouca saída, ou, em outras palavras, com pouca participação de mercado. São os famosos itens que ficam encalhados no estoque e, por isso, não geram margem de lucro. Muito pelo contrário, só gera dor de cabeça.

A solução geralmente passa pela exclusão desses itens do portfólio de produtos. Uma queima de estoque com preços mais vantajosos pode ser uma ótima saída para desafogá-los.

Como implementar a Matriz BCG na loja online?

Organizando essas informações na Matriz BCG, as empresas terão os insights necessários para a gestão de estoque de acordo com o potencial e características do portfólio de produtos.

Essa ferramenta, portanto, deriva em uma maior autonomia para a:

  • tomada de decisões corretas;
  • melhor fluxo comercial;
  • mais lucros e saúde financeira para as empresas.

E para implementar essa medida na sua loja virtual é muito simples. Confira a planilha de Matriz BCG já pronta que preparamos exclusivamente para vocês. 

Nela, há também um diagrama integrado para que você preencha a Curva ABC do seu negócio, que é uma maneira prática e intuitiva de calcular quais são os produtos que geram maior receita para sua loja.

Após isso, é só espelhar essas informações na Matriz BCG e otimizar sua gestão de estoque e operações comerciais!

Gostou do conteúdo? Para mais artigos de qualidade que nem esse, fique de olho nas principais novidades que divulgamos periodicamente aqui no blog. Boas vendas e até a próxima!

Este post foi escrito pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces e a operação logística no e-commerce. Conheça o olist.