Os ambientes hospitalares humanizados impactam diretamente na qualidade de vida dos pacientes que estão internados na unidade.
E isso é de extrema importância, sendo um fator que deve ser considerado pelos profissionais que estão projetando os ambientes hospitalares.
Nós vamos explicar com mais detalhes o que é a humanização hospitalar e qual a importância da intervenção nos ambientes hospitalares.
Entenda o que é a humanização nos ambientes hospitalares
A humanização nos ambientes hospitalares é uma intervenção, com o objetivo de tornar o espaço mais acolhedor e também as relações mantidas no local.
Muitos pacientes possuem estadia longa no hospital, o que demanda uma série de cuidados em relação ao período, para que possam se sentir confortáveis e bem durante a estadia na unidade de tratamento.
Quando o hospital é muito impessoal, frio e tem um visual pouco acolhedor, é natural que os pacientes tenham dificuldade de se manterem no local por período prolongado.
Nutrindo o desejo intenso de saírem do hospital o quanto antes, o que acaba limitando a qualidade de vida durante o período onde a internação é necessária para tratamento.
É importante perceber que a humanização só é de fato eficiente quando existe não só o cuidado com o ambiente hospitalar, como também, com as interações de profissionais e pacientes.
A importância da humanização dos ambientes hospitalares
É perfeitamente natural que um paciente internado tenha medo, insegurança, passe por momentos emocionalmente difíceis e até mesmo se sinta solitário.
Ter um espaço humanizado e equipe bem preparada são fatores que fazem total diferença em relação ao processo de tratamento.
O paciente que se sente acolhido, respeitado e tem um espaço confortável durante o período de tratamento, consegue apresentar melhora em especial de seu estado emocional.
O que é de extrema importância por influenciar diretamente no sucesso do tratamento. O estresse, por exemplo, experimentado em ambiente desconfortável e planejado de forma equivocada, acaba sendo prejudicial durante o tratamento.
Um paciente estressado tem elevados níveis de cortisol circulando no corpo. O que prejudica uma série de intervenções e acaba sendo ruim para a saúde do paciente no processo de recuperação.
Outro ponto importante é que, o emocional abalado acaba se refletindo em ações desproporcionais, como insatisfação com a equipe e demonstração constante de tal insatisfação.
Portanto, é muito interessante avaliar todos esses fatores e definir um ambiente acolhedor, calmo, tranquilo e que permita ao paciente usufruir enquanto precisa se manter internado.
Como humanizar um hospital?
A decoração, treinamento da equipe e uma série de cuidados são importantes para humanizar um hospital.
Até mesmo a iluminação do quarto onde cada paciente fica é um fator a ser considerado. Se a luz é adequada para a equipe intervir sem que acorde o paciente durante a madrugada, por exemplo, é possível ter uma recuperação melhor.
Afinal, o sono é importante para a recuperação do corpo. Trata-se de apenas um dos exemplos de como é importante cuidar de cada detalhe no ambiente hospitalar para que seu paciente possa se recuperar com eficiência e se sentir bem acolhido durante todo o processo de recuperação.
Aproveite para implementar a humanização hospitalar ao mudar detalhes de seu projeto e treinar a equipe. Certamente seus pacientes terão resultados muito positivos.