Durante as suas aulas de português na escola, certamente já foram abordados assuntos sobre semântica. Esse termo também está relacionado à busca do Google, sabia?
A semântica do Google tem o objetivo de interpretar e compreender o contexto das palavras-chave e a intenção de busca do usuário. O maior propósito do buscador é entregar as melhores respostas e transformar de maneira positiva a experiência dos leitores.
Nesse cenário os conceitos linguísticos da semântica podem ser os mais amigáveis para o Google, juntamente com as estratégias de SEO.
Hoje, vamos falar como a busca semântica no Google pode impactar positivamente o seu conteúdo enquanto melhora o posicionamento do seu site, confira!
Busca semântica no Google
Desde os primórdios, o foco principal do Google sempre foi e continua sendo a experiência do usuário no mecanismo de busca. Por isso, as atualizações do algoritmo do Google são realizadas com tanta frequência.
O Hummingbird (2013) e o RankBrain (2015) foram as duas grandes atualizações que impactaram na pesquisa semântica. Com eles, o buscador começou a compreender elementos além das palavras-chave como o contexto, sinônimos e localização dos termos inseridos no campo de pesquisa.
Sendo assim, a busca semântica no Google é muito mais do que apenas fazer o ranqueamento de palavras-chave em uma página. Ela possibilita que o mecanismo de busca interprete a intenção do usuário e apresente os resultados mais relevantes, úteis e que respondam a dúvida dele.
Portanto, quando uma busca é realizada, graças a semântica, todo o contexto da frase que foi pesquisada é levada em consideração pelo Google.
Benefícios da busca semântica
Um dos maiores benefícios da busca semântica é melhorar a experiência do usuário e te ajudar a produzir bons conteúdos.
Se antes era necessário utilizar muitas palavras-chave para que uma página tivesse a oportunidade de ser ranqueada, com a semântica no Google isso mudou.
E o que é um bom conteúdo? Um bom conteúdo está relacionado a criar textos relevantes, de qualidade e completos, que tenham um aprofundamento em assuntos que o público mais procura dentro do nicho do seu negócio.
Dessa forma, o seu conteúdo terá um ranqueamento de qualidade e ainda terá a probabilidade de alcançar o primeiro ranking do Google.
Com as atualizações dos algoritmos, o buscador se tornou cada vez mais inteligente para interpretar a intenção de busca do usuário, fazendo correlações com outras páginas que correspondam às dúvidas do pesquisador.
Isso acontece até mesmo quando o usuário usa termos sem as formalidades gramaticais ou quando ele não especifica ou não deixa claro para o mecanismo de busca o que realmente está buscando.
Como usar a busca semântica no conteúdo?
Como vimos anteriormente, o Google analisa alguns fatores para apresentar os melhores resultados aos usuários. Por esse motivo, criar uma estratégia de marketing de conteúdo é a primeira coisa que você deve fazer se quiser produzir textos memoráveis para o seu blog.
Você também pode contar com a ajuda de uma agência de SEO, para aplicar as melhores técnicas que envolvem o marketing digital, seja desde a otimização de site até a produção de conteúdo.
Confira as dicas que separamos para você criar artigos de qualidade:
Produza conteúdo de qualidade
Produzir conteúdo de qualidade te dará a oportunidade de se tornar autoridade em determinado assunto e ainda conquistar uma vaga no melhor posicionamento da SERP (página de resultados).
Defina as palavras-chave e termos mais relevantes para inserir no seu texto. Lembre-se que o Google identifica sinônimos e variações de palavras.
Tire as dúvidas do usuário
Para tirar as dúvidas do público é preciso identificar o que eles estão buscando, quais os tipos de palavras-chave que estão sendo procuradas e quais são as mais relevantes.
Assim você será capaz de produzir conteúdos com as melhores respostas e que atendam a necessidade do usuário
Direcione conteúdos para pessoas
Muitas pessoas se preocupam apenas em agradar o mecanismo de busca, se esquecendo que o mais importante para ele é oferecer conteúdos que façam sentido para o usuário.
É muito importante pensar no buscador, mas o foco tem que ser no usuário. O Google prefere encontrar conteúdos que vão ajudar o leitor.
Então, favoreça o usuário criando conteúdos compreensíveis, objetivos e com uma linguagem natural. Assim, o seu site também será favorecido no maior buscador do mundo.
Utilize links internos
Os links internos são aqueles que te direcionam para uma outra página dentro do seu próprio site. Com eles, o Google entende que você possui outros conteúdos relevantes e complementares ao seu texto.
Os links internos melhoram a experiência do usuário, tornando a leitura mais agradável e ainda pode aumentar a autoridade do seu site.
Latent Semantic Indexing (LSI)
A Indexação Semântica Latente (LSI) leva em consideração alguns critérios para enriquecer o texto, melhorar a produção de conteúdo e os seus resultados. Veja:
- Insira palavras-chave nos seus títulos H1, H2 e H3;
- Utilize o Google e outras ferramentas para encontrar as palavras adequadas para o seu conteúdo;
- Crie conteúdos únicos e originais;
- Faça uma estratégia de conteúdo e comece aplicar nos artigos do seu blog;
- Identifique o que as pessoas estão pesquisando no Google e veja qual tipo de linguagem está sendo utilizada.
Todas essas dicas te ajudarão a produzir um excelente conteúdo para o seu blog, deixando-o cada vez mais amigável para o Google e inesquecível para o leitor.
Esperamos que esse post tenha ajudado você a compreender a importância da busca semântica e a entender como ela pode favorecer o seu site, tornando os seus textos mais diretos, úteis e memoráveis!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da agência de marketing digital Tupiniquim, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.