Passeios para quem gosta de história, água, comida boa e aquela hospitalidade que só o estado de Goiás têm.
Você conhece o centro-oeste brasileiro? Todos os estados valem uma visita e Goiás é uma ótima opção para começar. Lá não tem mar, mas tem rios, cachoeiras, lagos, cidades centenárias, centros urbanos modernos, os bares mais animados do Brasil, pratos deliciosos, parques e resorts, não falta nada.
Alguns destinos do estado já são famosos dentro e fora do país, mas outros nem tanto, o que os deixa ainda mais interessantes, pois é possível ter um contato ainda mais intenso com a cultura local. Se bem que, mesmo a capital Goiânia é inconfundível, pois tem aquele jeitinho goiano que nenhuma outra tem.
Começando por essa cidade, onde é possível chegar facilmente de avião, carro ou ônibus, fizemos um roteiro com alguns dos destinos mais imperdíveis de Goiás. Mesmo as menores cidades, ganham qualquer turista no quesito receptividade.
Goiânia
A capital de Goiás é conhecida por seus bares e baladas. São centenas de botecos, com cerveja gelada e petiscos no estilo da roça. Os fãs de sertanejo adoram, mas há várias opções para quem curte outros tipos de música, como samba e rock alternativo, estilo pelo qual o estado também se destaca no cenário nacional.
Não deixe de visitar também uma tradicional pamonharia goiana, mas além de comer e beber, você também pode conhecer os parques, shoppings, museus e centros culturais. Quem gosta de comprar roupas, precisa conhecer a Rua 44, onde você encontra todo tipo de peça a preços que costumam ser bem atrativos.
Cidade de Goiás
Antiga capital, a cidade centenária é um dos melhores lugares para conhecer a história do estado e provar as comidas típicas da região. Com suas ruas de pedra e um conjunto arquitetônico da época da colonização do Brasil Central, nos séculos XVIII e XIX, a cidade é tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Um dos principais museus da cidade é a Casa de Cora Coralina, importante poetisa da região, às margens do Rio Vermelho. Não deixe de experimentar o famoso empadão goiano e, se possível, tome um bom café da manhã colonial em uma das fazendas históricas da região.
Pirenópolis
Outra cidade histórica, com ruas de pedra, igrejas, casarões e museus para visitar. A charmosa Rua do Lazer, no centro da cidade, é também um polo gastronômico do estado, com o melhor da culinária local.
A Serra dos Pirineus, nas imediações do município, tem dezenas de cachoeiras e trilhas, sendo o cenário ideal para quem curte ecoturismo. A Cachoeira do Abade é uma das mais bonitas, pois além de 22 metros de altura, forma um enorme poço com águas cristalinas onde a água cai.
Caldas Novas
Se você gosta de piscinas e parques aquáticos, precisa conhecer Caldas Novas, cidade que abriga a maior estância hidrotermal do mundo. Ou seja, a água é, naturalmente, quente. São dezenas de clubes, para todos os bolsos, de opções populares às luxuosas.
Na cidade vizinha, Rio Quente, fica um dos maiores parques aquáticos do mundo, com toboáguas radicais, às margens de um rio naturalmente quente. Também dá para praticar esportes como tirolesa, canoagem e mergulho. Mesmo quem vai se hospedar em Caldas Novas deve visitar esse local incrível por, pelo menos, um dia.
Luiz Alves
No norte goiano a principal atração é o enorme Rio Araguaia, que percorre quatro estados brasileiros e forma belas praias nessa região do Cerrado. Luiz Alves é uma das cidades que dão acesso ao rio, com ofertas de passeios variados para quem gosta de pesca e esportes aquáticos.
Entre os meses de junho a setembro, várias praias de água doce e quentinha se formam na região, atraindo também centenas de banhistas. Há opções de hospedagem na cidade ou em um incrível barco hotel, coletivo ou privativo. Não deixe de provar um peixe fresquinho do rio com o diferencial do tempero goiano.