As escolas são parte fundamental no desenvolvimento de diversas capacidades pessoais. Nessas instituições, aprendemos e aprofundamos diferentes tipos de conhecimento.
No Brasil, são oferecidos serviços de ensino desde os 6 meses de idade, nas chamadas creches, e de acordo com o avanço da idade dos alunos, os níveis e métodos de aprendizado vão se modificando.
É dever do governo oferecer para população escolas de ensino público para todo mundo, fundamentalmente, divididas em graus de ensino de acordo com as idades.
Existem também muitas instituições de ensino, espalhadas pelo país, que são privadas ou particulares. Essas escolas são erguidas e mantidas através do pagamento de uma mensalidade pelos pais ou responsáveis dos alunos.
Há a possibilidade também de ingressar nessas instituições por meio da obtenção de bolsas de estudos, que diminuem ou até excluem a necessidade de pagamento da mensalidade.
Para que uma escola particular tenha destaque no meio de tantas, é necessário que elas possuam um aparato técnico de qualidade, profissionais especializados e também ofereçam opções de estudos extracurriculares para ajudar no desenvolvimento criativo das crianças e adolescentes.
Divisão do ensino e ensinos extracurriculares
Como citado, as escolas particulares podem abranger o ensino para todas as idades. O primeiro contato das pessoas com as instituições de ensino são nas escolas infantis. Essa etapa engloba, normalmente, crianças desde os 6 meses de idade até mais ou menos os 6 anos.
Dentro da cidade de São Paulo, por conta da grande quantidade de bairros, são oferecidos diversos serviços públicos e particulares de ensino para assegurar acesso aos estudos dos moradores locais. Um exemplo é escola infantil Vila Carrão.
Esses ensinos infantis costumam atender as pessoas que residem nesses bairros, para garantir que os moradores desses locais consigam prover para os seus filhos ensinos de qualidade, sem a necessidade de grandes deslocamentos, facilitando a locomoção e diminuindo os custos de transporte.
São nas escolas de ensino infantil que as crianças têm o primeiro conto com estudos básicos, como o aprendizado de leitura, escrita e também de convivência diária com outras pessoas.
Também é importante desde essa idade que as elas tenham contato com outras áreas de conhecimento, que fogem um pouco do ensino regular. Muitas escolas oferecem, por exemplo, aulas extras de esportes, principalmente, lutas, como karatê e judô.
Elas também podem disponibilizar aulas de música e dança, como aula de ballet. O ballet é a dança mais aplicada nas escolas infantis, principalmente por ser uma dança de fácil aprendizado.
Normalmente, as aulas de ballet eram mais disponibilizadas para as garotas, por ser considerada ao longo do tempo uma dança “feminina”, mas cada vez mais garotos estão tendo interesse nessa dança desde cedo, quebrando esse estereótipo.
A partir dos 6 anos de idade, as crianças passam por uma etapa transformadora no ensino. Elas deixam de estar inseridas no ensino infantil e passam para o ensino fundamental.
A escola fundamental particular têm mudado seus métodos de ensino, acrescentando principalmente o ensino integral nas suas instituições.
Muitos pais, por conta de seus trabalhos, necessitam que os filhos tenham um local para ficar durante boa parte do dia, por isso optam por escolas particulares que possuem ensino integral, já que, além de conseguir essa ocupação, essas escolas oferecem uma gama maior de ensinos e aprendizados extracurriculares.
Podem, por exemplo, conceder aula particular de piano para os alunos. Os pianos são instrumentos musicais muito habituais no ensino de crianças e adolescentes, pois possibilita o aumento do raciocínio, conhecimento musical e total imersão dos alunos.
Além dessa, existem outras atividades extracurriculares que podem ser disponibilizadas para que as escolas particulares chamem a atenção da população e se destaquem no mercado, como:
- Aulas de dança;
- Aulas de violão e outros instrumentos musicais;
- Prática de lutas;
- Práticas de esportes coletivos;
- Aulas de teatro.
Aulas de reforço
Por conta do grau de exigência que existem nas escolas particulares é normal que algumas crianças tenham dificuldade de se adaptar, principalmente quando vem de uma escola pública.
Quando algum aluno tem problema nos estudos de uma determinada matéria, ou de uma variação delas, é imprescindível que essas instituições proporcionem aulas de reforço escolar.
Essas aulas extras tem a intenção de aperfeiçoar os estudos de determinado campo, para que os alunos consigam resolver as suas dificuldades naquele estudo específico.
Compra de material escolar
Por fim, é importante que os pais estejam atentos também com o que as escolas necessitam para que os alunos tenham o melhor desempenho possível.
Por conta da variedade de ensinos e do tempo dedicado dos alunos nas escolas particulares, fundamentalmente, é requisitado para os pais uma lista de material escolar.
Essa lista deve abordar todos os itens indispensáveis para o desenvolvimento e o ensino dos alunos, e são imprescindíveis para que eles consigam atingir o seu máximo potencial.