A dança existe desde os primórdios da humanidade. Em diversas sociedades, é possível encontrar diferentes estilos de dança, quase todos relacionados com questões culturais de uma região.
Por esse motivo, as danças são muito encontradas em momentos festivos. Entretanto, nos dias atuais, as danças vêm sendo praticadas como uma forma muito interessante de exercício físico.
Isso porque, uns dos maiores benefícios de uma aula de dança são aqueles que estão relacionados com o bem-estar físico e mental dos praticantes, sobre os quais o texto irá falar a seguir.
O que são as aulas de dança?
Dançar não é uma tarefa fácil. Esta atividade exige uma ótima coordenação motora, memória e controle sobre o corpo humano. Tendo em vista tais questões, as aulas de dança procuram aprimorar esta capacidade das pessoas, tornando-as aptas a performar movimentos específicos junto a algum tipo de música.
Por essa razão, a aula de dança é um tipo de exercício que agrada muita gente ao combinar a melhoria no desempenho físico junto com o prazer de “sentir a música” e movimentar-se junto a ela.
Uma das características mais interessantes da dança é que ela pode ser realizado com vários estilos musicais, dando origem a aulas como:
- Aula de sertanejo;
- Aula de zumba;
- Aula de dança do ventre;
- Aula de tango;
- Aula de valsa;
- Aula de samba;
- Aula de forró;
- Aula de ballet.
As aulas de forró
Uma aula de forró é uma modalidade de dança bastante recomendada para casais e para pessoas que, apesar de não possuírem um par, desejam aprender o ritmo.
Além disso, as aulas de forró não possuem restrições e podem ser feitas por qualquer pessoa em qualquer idade, desde alunos mais jovens até mais velhos e idosos.
Entre os diversos benefícios promovidos por uma aula de sertanejo, têm-se as vantagens para o corpo, visto que, além de atuar como um exercício físico, ajudando a queimar calorias, a aula de sertanejo promove uma melhoria na capacidade respiratória das pessoas, além de ajudar no combate à ansiedade, estresse, inibição e entre outros problemas psicológicos.
Isso ocorre, pois a aula de sertanejo promove uma sensação de bem-estar, proveniente da liberação de endorfina pelo corpo, um hormônio que melhora a autoestima e o humor das pessoas.
Além desses benefícios, uma aula de sertanejo melhora o equilíbrio, a coordenação motora e a agilidade, estimulando membros como pernas, abdômen, braços, coxas e glúteos.
Dessa maneira, uma aula de sertanejo costuma ser uma aula bastante alegre, divertida, leve e descontraída, permitindo que os seus praticantes possam aproveitar mais os momentos nas pistas de baladas sertanejas ou simplesmente permitir que pessoas que já dançam ou não aprendam um novo estilo.
Ajudando a gastar calorias de uma maneira única.
As aulas de ballet
Sendo um dos tipos de aula de dança mais famosos, as aulas de uma escola de ballet continuam atraindo diversas pessoas mesmo na atualidade, em que se pode encontrar vários estilos musicais diferentes.
Isso porque, os benefícios e melhorias promovidas pelo ballet são comprovados cientificamente por meio de diversos estudos. Pensando nisso, o texto vai abordar essas vantagens a seguir.
A principal característica do ballet a qual faz esse tipo de dança ser bastante buscado é o fato dele proporcionar uma melhoria no equilíbrio e no autoconhecimento da pessoa.
Assim, o importante não é apenas a saúde física do dançarino, mas também a sua capacidade de manter-se equilibrado (no sentido literal ou não).
Portanto, para ter um equilíbrio sobre a ponta do pé, é necessário aprender a se conhecer e, com isso, aprender a se concentrar. Além disso, vale a pena citar outros benefícios, tais como:
- Melhora na dor nas costas;
- Condicionamento físico aprimorado;
- Bem-estar físico e mental;
- Auxilia na memória;
- Aprimora a pessoa para trabalhos em grupo;
- Ajuda no emagrecimento e na autoestima;
- Entre outros.
A customização dentro da dança
Quando os alunos possuem mais autonomia dentro da dança, eles começam a integrar grupos para explorar os seus talentos. No caso das aulas de forró, muitos dançarinos fazem a customização de seu grupo por meio dos famosos abadás, um tipo de roupa muito usado durante o carnaval e eventos de forró.
A sua principal vantagem é ser altamente customizável, permitindo a criação da identidade visual do grupo de dança, seja um abadá feminino ou masculino.