O mundo das redes sociais alterou a forma como as pessoas compram, buscam informações, produzem conteúdos e se comunicam. E mudou também a maneira com que as empresas organizam suas estratégias de comunicação, trazendo à tona os youtubers.
Ao mesmo tempo em que permitiram um contato mais direto com os consumidores e um maior levantamento de dados estratégias para lançar produtos e campanhas, as redes sociais também tornaram mais complexo o trabalho das equipes de comunicação das empresas.
Ou seja, exigindo alta qualificação, domínio de tecnologias e monitoramento para ficar por dentro das tendências e repercussões a cada dia. Nesse contexto, cresceu o poder dos produtores de conteúdo no Youtube no comércio digital.
Sendo uma das redes sociais mais populares do planeta, o site se tornou fundamental para a publicidade. A partir da confiança dos internautas em uma pessoa, ela se torna uma figura estratégica para o marketing, podendo fazer anúncios, oferecer código promocional e recomendar produtos e serviços.
YouTube no Brasil
O YouTube é uma plataforma popular em escala global, mas especialmente em países como o Brasil. Entre 2015 e 2019, o consumo de vídeos online cresceu 135% no país, sendo o YouTube o principal meio pelo qual os brasileiros assistem a vídeos na Internet.
Um exemplo disso é o fato de dois canais brasileiros estarem entre os 15 maiores do planeta: o canal da produtora musical Kondzilla, com cerca de 65 milhões de inscritos, e do comediante Whindersson Nunes, com mais de 43 milhões de inscritos.
Além disso, segundo dados do Google de 2019, 76% dos brasileiros conectados sabem o que são os youtubers e 77% deles acompanham pelo menos um canal no YouTube.
É importante reforçar que esses números demonstram que as empresas nacionais não podem abrir mão do YouTube para impulsionar vendas e divulgar a sua marca para potenciais clientes.
Influenciadores digitais: Youtubers
A explosão das redes sociais em todo o mundo trouxe uma nova figura para os debates públicos e para o mundo do marketing: os influenciadores digitais.
Cada vez mais, essas figuras se firmam como uma das melhores pontes entre uma marca e os consumidores, tendo um potencial poderoso de divulgação e influência sobre as compras dos usuários que os acompanham em redes como o YouTube.
O mundo da publicidade sempre soube o impacto provocado nos consumidores quando uma pessoa querida lhes recomenda algum produto ou serviço.
É a partir desse vínculo que os influenciadores digitais funcionam: eles se utilizam do carinho e prestígio que possuem entre seus seguidores para dar dicas de produtos e serviços (ou para criticar aqueles cuja qualidade não vale a pena o investimento).
Inclusive, isso pode ser sobre:
- Roupas;
- Sapatos;
- Comidas;
- Lugares;
- Entre outras opções.
Esses influenciadores utilizam de diversas redes sociais para produzir conteúdos e, assim, se tornarem mais conhecidos, conquistarem novos seguidores e se tornarem figuras impactantes com potencial para fazer propaganda para uma empresa.
Influenciadores e comércio digital
Os influenciadores pulverizaram os investimentos e a atenção do marketing, que antes ficavam concentrados em poucos canais, como a televisão, o rádio e os jornais/revistas impressos.
Hoje, cada mídia social é um canal de divulgação que precisa de estratégias adequadas para as suas especificidades.
Uma das vantagens de investir em youtubers (influenciadores e produtores de conteúdo no YouTube) é que eles já tem uma boa quantidade de seguidores e sabem exatamente como falar com aquele público.
Ou seja: a empresa não vai partir do zero nem vai precisar fazer várias pesquisas para conhecer melhor o público que deseja atingir.
O(a) influenciador(a) fala a mesma língua que o público; já desenvolveu ferramentas, linguagem e formatos de conteúdo que dialogam e impactam seus seguidores.
Outra vantagem é que a credibilidade, a admiração e a confiança que os seguidores possuem em um(a) youtuber serão associadas à sua marca.
Texto: Gustavo Marques